Satisfação no trabalho: o levantamento realizado pela VR mostrou que o sentimento também é positivo para as empresas, já que 64% delas afirmam ter a percepção de que os funcionários estão 13% muito mais satisfeitos com o trabalho, 15% mais satisfeitos e 65% igualmente satisfeitos em relação ao que sentiam antes da pandemia
Satisfação no trabalho: percepções positivas
Uma pesquisa nacional feita com os profissionais de RH de empresas, encomendada pela VR, mostra que 28% das empresas acreditam que seus funcionários estão mais satisfeitos com o emprego hoje do que estavam antes do início da pandemia. O estudo foi realizado recentemente pelo Instituto Locomotiva.
Ao avaliar o sentimento de satisfação geral, a pesquisa mostrou que, na visão dos profissionais de RHs das empresas, 64% dos trabalhadores estão igualmente satisfeitos em relação ao que sentiam antes da pandemia, 15% mais satisfeitos e 13% muito mais satisfeitos atualmente com o trabalho.
Quando a mesma pesquisa apura a percepção dos colaboradores, o sentimento é ainda mais positivo. 47% dos trabalhadores afirmam estar mais satisfeitos com a empresa hoje do que antes da pandemia. Especificamente em relação à rotina, 43% deles se dizem mais satisfeitos. E, quando questionados sobre o volume de trabalho, 37% dos funcionários contam estarem muito mais satisfeitos.
Satisfação no trabalho: diferenças no home office
Quando a pesquisa compara empresas cujos profissionais têm trabalhado à distância com aquelas que não estão em home office, as avaliações pioram. 22% dos trabalhadores em empresas sem home office alegam estar mais satisfeitos com o volume de trabalho. Já em empresas com o modelo de trabalho a distância, a satisfação chega a 15%.
“É importante que os profissionais de RH usem dados, vindos de pesquisas internas e/ou externas, para entender melhor as necessidades dos funcionários e oferecer a eles iniciativas e benefícios mais direcionados. Empatia, cuidado e olhar para o colaborador de forma integral, incluindo sua família, são fundamentais neste processo,” explica João Altman, diretor executivo de Pessoas e Cultura da VR.
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