Google search engine
InícioComportamentalSaúde ocupacional: empresas precisam ser corresponsáveis pelos seus colaboradores

Saúde ocupacional: empresas precisam ser corresponsáveis pelos seus colaboradores

Uma das últimas pesquisas sobre saúde realizadas pelo IBGE mostrou que as principais causas de faltas no trabalho são gripes e resfriados, seguidas de dores nas costas e no pescoço.

Essas pequenas complicações podem ser evitadas com ações simples, mas muitas empresas não se dão conta que podem ser corresponsáveis pela saúde dos colaboradores e contribuir para que tenham melhor qualidade de vida, diminuindo, assim, os níveis de absenteísmo.

Saúde ocupacional: Não cuidar dos seus colaboradores custa caro

Um colaborador doente pode até não faltar, mas com certeza não produzirá tudo que se espera dele. E mais: Além de correr o risco de se ausentar do trabalho, o colaborador com alguma enfermidade pode levar doenças para dentro da empresa. E não são só as doenças do corpo que são as grandes vilãs. As patologias da mente também causam afastamentos do trabalho. Estima-se que 3,5% do PIB do Brasil é destinado a despesas relacionadas aos males do estresse no ambiente corporativo.

A depressão, por exemplo, aparece em segundo lugar no ranking de doenças que mais afastam os colaboradores de seus postos de trabalho, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Saúde ocupacional: O que pode atrapalhar seus esforços com saúde ocupacional

Quem pretende trabalhar com saúde ocupacional e quer construir um ambiente mais saudável e produtivo na empresa precisa ficar atento e eliminar alguns focos de estresse ocupacional, tais como: ambiente inadequado (barulhento, sujo ou apertado); tecnologia obsoleta; falta de treinamento e capacitação para realizar determinadas tarefas; salários baixos; falta de benefícios básicos ou obrigatórios; má gestão; longas jornadas de trabalho; falta de feedback e de comunicação entre setores; falta de reconhecimento; entre outros.

Saúde ocupacional: O que a empresa pode oferecer para tornar a vida dos colaboradores mais saudável?

Além de evitar as situações mencionadas anteriormente, não esquecer da prevenção de acidentes e mitigar todos os riscos que podem existir no local de trabalho. Isso requer instalações bem planejadas, materiais adequados, utilização de itens de segurança, etc.

Também é preciso trabalhar para desenvolver ações de conscientização sobre a saúde dos colaboradores: mostrar a importância dos exames periódicos, apresentar sintomas de doenças comuns e o que fazer para combatê-las. Ou seja, criar a sensação de que a empresa se preocupa com a saúde dos profissionais e que está engajada nisso.

Cuide, também, para oferecer auxílios de saúde que possam ajudar os colaboradores a realizarem exames e consultas preventivas. Um levantamento realizado recentemente pela Ticket com mais de mil usuários sobre cuidados com a saúde revelou que a pandemia fez com que mais da metade tivessem sua rotina de cuidados alterada pelo receio de contrair covid-19. 31% afirmaram que realizaram check-ups com menor frequência em relação ao que faziam antes da pandemia e 28% sequer foram a consultas ou fizeram exames de prevenção.

Saúde ocupacional: Auxílio-saúde

92% das pessoas responderam que ter um auxílio-saúde se tornou mais importante.  Por isso, considere outras formas de oferecer suporte nessa área, como o Ticket Saúde, benefício que oferece uma alternativa nova e mais acessível para empresas de todos os tamanhos.

É uma plataforma digital com preços competitivos até 80% mais baratos se comparados à rede particular. São mais de 13 mil postos de atendimento e 35 especialidades médicas disponibilizados em todo o território brasileiro, incluindo hospitais de alta qualidade, telemedicina, atendimento emergencial, atendimento odontológico, mais de 3,7 mil pacotes cirúrgicos e realização de exames de alta complexidade.

*Conteúdo produzido pela Ticket, marca de benefícios de alimentação e refeição da Edenred Brasil.

Leia também –

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras