Na hora de fechar um contrato de emprego, o salário é uma das partes mais importantes. Então, como falar sobre pretensão salarial na entrevista?

Afinal, é ótimo saber que o valor condiz com o que você precisa, as suas qualificações e as responsabilidades envolvidas na vaga. Mas a dúvida pode sempre surgir: afinal, como falar sobre pretensão salarial na entrevista?

Conversamos com Fabrício Morini, expert em carreiras e empreendedorismo, para entender exatamente o momento de discutir valores e como abordar o seu chefe para pedir um aumento ou negociar a proposta de trabalho. Veja só:

1.Não fale de pretensão salário na entrevista

A entrevista de emprego, por si só, já é um momento em que muitas coisas são ditas. Principalmente, é a hora em que você e o empregador se conhecem. Mas, acima de tudo, essa não é a hora de falar sobre valores.

“Isso muitas vezes é interpretado pelo empregador como certa arrogância. Se você já está lá naquela entrevista é por que já sabia do valor oferecido e assumiu concorrer o cargo”, explica o profissional. “Por outro lado escolha um trabalho que se adeque exatamente aquilo que você deseja. Sem criar expectativas falsas, vá e busque aquilo que você quer”.

2.Pedir um aumento salarial tem a ver com entrega

Fabrício conta que a melhor hora para pedir um aumento de salário está relacionada com a sua evolução no cargo, com o seu nível de entrega. “O melhor momento para discutir é quando você percebe o valor que está trazendo para a empresa. Na sua grande totalidade, a maioria dos trabalhadores estão fazendo apenas os trabalhos burocráticos. Se você pretende um aumento salarial, você tem que se destacar pelos meios certos”, diz ele. Como abordar um salário tem muito mais relação com resultado entregue do que expectativa.

3.Seja objetivo ao discutir sua pretensão salarial na entrevista ou na carreira

Vamos supor que você entendeu que esse é o momento de repensar o seu salário e marcou uma conversa com o seu superior. A palavra-chave aqui é “objetividade”. Portanto, seja direto, claro na sua fala e não perca tempo – nem o seu, nem do seu chefe.

Se você quiser chegar na reunião com uma proposta de aumento, vale a pena fazer uma pesquisa de valores na sua área. Procure, portanto, entender ajustes de valores de mercado. Pense em uma cifra correspondente com as suas responsabilidades e entregas na empresa.

4.Ouça antes de fazer uma contraproposta salarial

Afinal, como abordar o salário depois de receber uma resposta negativa? “Após ter ouvido e entendido tudo que o seu interlocutor tem a dizer, você deve conduzir uma contraproposta mostrando os pontos de convencimento do porquê seu salário deve aumentar. A dica aqui é: fale e ouça, e, sobretudo, não insista. Não conseguiu? Volte a trabalhar com mais empenho, a fim de mostrar seu merecimento. Conseguiu? Ótimo, volte a trabalhar com mais empenho”, explica o autor de “Faça seu negócio decolar”.

5.Seja flexível ao falar sobre pretensão salarial na entrevista ou com seu chefe

O mais importante é ter jogo de cintura. Muitas vezes, você chega com uma expectativa de aumento que não será entregue pelo empregador. Por isso, esteja aberto para a negociação. O conselho de Fabrício é saber pedir e ceder o suficiente para uma boa negociação. O resultado, portanto, é um aumento satisfatório para os dois lados.

Então, no final do dia, é interessante você manter a calma e ter argumentos fortes do seu lado. Use os seus resultados como base para mostrar que esse aumento de valor é justificável. Por isso, esteja aberto para a conversa, não necessariamente o seu desejo de ganhar mais será atendido.

Agora, você já sabe como falar sobre pretensão salarial na entrevista.
Você já passou pela experiência de pedir um aumento ou negociar uma proposta salarial? Que tal compartilhar com a gente nos comentários? Ah, agora, nós também temos um grupo no LinkedIn para conversar sobre mercado de trabalho – você também pode participar para falar sobre o assunto com a gente!  

Summary
Salário: quando e como abordar o tema?
Article Name
Salário: quando e como abordar o tema?
Description
Como falar sobre salário na sua empresa. Discutir ou não pretensão salarial na entrevista. Dicas de como fazer um currículo.
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo