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Superando a crise: 5 protocolos para exercer a liderança estratégica em ambientes instáveis

Mudanças no estilo de liderança no retorno ao trabalho presencial pode aumentar a produtividade e resultados da equipe, superando a crise.

Em tempos de crise, como a situação ocasionada pelo Covid-19, as organizações têm a necessidade de se reorganizar para lidar com as adversidades impostas pelo cenário.

O momento é de criar meios para não prejudicar as atividades e consecutivamente os resultados. Na linha de frente das empresas estão os líderes que precisam reconfigurar o método de trabalho para manter a produtividade.

Para o especialista em liderança e gestão Sergio Lopes agora é o momento de resgatar as experiências e os aprendizados que foram adquiridos no período do home office.

“Se você é líder em organizações de qualquer natureza, poderá usufruir dos aprendizados dos tempos de home office, quando precisou confiar plenamente nas pessoas para que mantivessem a empresa em funcionamento.

E viu que isso é possível, mesmo à distância. O melhor campo de aprendizado para a liderança é a experiência” , aconselha o especialista.

Superando a crise: a liderança

A liderança é um exercício diário de enfrentamento e os desafios fazem parte da rotina. O especialista ainda orienta que os líderes não devem utilizar o modelo comando e controle durante desempenho da gestão.

“Se esse estilo de liderança já estava fadado ao desaparecimento, certamente os tempos de quarentena mostraram que em cenários assim isso não funciona” , explica.

A transformação é constante e a liderança se depara com situações adversas que exigem a todo momento decisões por isso o profissional listou os protocolos essenciais para o momento.

Superando a crise: consideração

Em primeiro lugar seja líder de você mesmo.
Autoconsciência, autogestão e consciência social são elementos fundamentais neste momento.

Estes conhecimentos são competências emocionais que auxiliam o líder a entender o momento e as dificuldades que ele e seus colaboradores estão passando o que facilita na gestão dos contratempos diários.

Superando a crise: esperança

Um líder deve promover mudanças pessoais.
Combinar objetivos e estratégias para que os liderados acreditem que é possível atravessar os momentos de adversidade com êxito.

Superando a crise: compaixão

Exercer a empatia é um ato de compaixão.
A empatia sugere o desejo intenso de se conectar com o outro e essa conexão pode ser estabelecida por meio do diálogo. A comunicação é importante para entender o sentimento do outro.

Superando a crise: vulnerabilidade

É necessário que o líder admita a existência da vulnerabilidade.
Ele não possui todas respostas e precisa da ajuda e cooperação da equipe para desenvolver as atividades.

Superando a crise: gentileza

Este elemento indica que o líder deve ter um olhar compreensivo e sensível para sua equipe colocando em prática todos os protocolos. A aplicação destes itens em conjunto produzem uma liderança mais estratégica e humana.

“Sua equipe está em um novo nível de autonomia e responsabilização e irá cobrar de você a mesma confiança no presencial dos tempos da quarentena. Não tenha medo! Funcionou não é mesmo? Aproveite você também para ir para um outro patamar de liderança, mais humano, onde a confiança impera”, finaliza.

Superando a crise: Sérgio Lopes

Criador do modelo Performance Total (Propósito + Competência + Resultados = Performance Total) e Co-autor do livro “Os Loucos Geram Mais Resultados” Resultado, lançado em 2018.

Sergio Lopes é formado em Administração de Empresas, Fronteiras do Management – Fundação Dom Cabral; Innovative Negotiation Strategies – William Ury / HSM; Update in Strategic Management – Wharton School / Seminarium; Update in Organizational Behavior – Wharton School / Seminarium; Change Management – GEO/SLB; Gestão pela Qualidade Total – Vicente Falconi; Lead Assessor ISO 9000 – SGS; Resolução Criativa de Desafios – ILAC.

Leia também – liderança humanizada: transformar o mundo por meio da liderança tem se tornado a grande jogada de sucesso das pequenas e grandes corporações.

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