Você sabe o que significa DEIP: com alguns anos de ações em andamento, já é possível identificar os desafios e aprendizados deste tema.
Chegamos ao Mês do Orgulho, momento dedicado a dar visibilidade à comunidade LGBTQIAP+ (Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneras, Queer, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/
É aqui que entra o DEIP (Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento), sigla voltada para as iniciativas corporativas que buscam criar condições e ambientes acolhedores e justos para perfis diversos. E vale destacar que o termo está totalmente integrado ao ESG (Ambiental, Social e Governança), pauta relevante e em alta dentro dos negócios, já que pessoas consumidoras, clientes e investidoras levam essas questões em consideração para a tomada de decisão.
Mas o que já foi feito e aprendido e o que ainda é necessário fazer para acolher, com cuidado e atenção, pessoas que estão fora do que é considerado normativo? Um dos principais desafios é a forma como o assunto ainda é tratado. “É preciso lembrar que DEIP não tem quatro pilares à toa. Eles são complementares. Quando focamos apenas em uma das frentes e a consideramos completa, as outras acabam, na maioria dos casos, esquecidas”, explica Maite Schneider, cofundadora e consultora da Integra Diversidade, que já desenvolveu trabalhos de DEIP em mais de 2 mil empresas ao longo de sua carreira.
Entre os avanços, segundo ela, está o fato de que cada vez mais organizações demonstram real interesse em adotar iniciativas de DEIP para ampliar a contratação de pessoas colaboradoras LGBTQIAP+. “Volume não é tudo, mas é importante, isso é representatividade. Afinal, queremos que, um dia, pessoas cidadãs, governos e empresas estejam todes engajados na causa”, diz. “O receio de se tornar superficial e o desejo de ter uma cultura organizacional atenta ao assunto ajudam a manter resultados, e o mercado está percebendo isso, mesmo que lentamente”, completa.
Você sabe o que significa DEIP: aprendizado
Tanto o Brasil como os outros países estão no início de suas jornadas de diversidade. Junto com isso, vêm os aprendizados. “Avaliando o cenário de DEIP, é possível entender que já aprendemos muitas coisas. Uma das mais relevantes é saber que cada cultura ou nacionalidade tem suas particularidades. Por aqui, por exemplo, o P de Pertencimento é fundamental, porque é o pilar que aponta para a forma como as pessoas se sentem dentro das organizações. É um complemento conectado aos demais pontos”, diz a consultora.
Com o Pertencimento, as organizações podem desenvolver projetos para garantir que as pessoas colaboradoras se sintam parte de uma empresa, que sejam verdadeiramente incluídas, ouvidas e integrantes de seus times. “É um aspecto cultural, e não apenas de habilidades técnicas, que traz impactos em todos os sentidos, e não só para os negócios, mas também da porta para fora, na sociedade”, conta. Dessa forma, é mais simples para manter os diferentes perfis e evitar a rotatividade excludente que os atinge majoritariamente. A retenção desses talentos é fundamental.
A consultora explica que as políticas adotadas precisam ser analisadas e revisitadas, já que não existe um encerramento, mas uma construção contínua de diversidade.“Precisamos acabar com o pensamento de que DEIP se resume a fazer ações em datas especiais. Em casos de discriminações e assédios, é imprescindível ter políticas claras sobre encaminhamentos e responsabilizações, com tolerância zero em todos os casos, respeitando-se a cultura organizacional de cada empresa”, finaliza.
Sobre a Integra Diversidade
Formada por mulheres de perfis e competências diferentes e complementares, a consultoria atua para diagnosticar, ampliar e manter a Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEIP) das organizações parceiras, contribuindo para criar uma cultura humanizada e acolhedora das diferenças.
Com atuação global, seu objetivo é possibilitar que as empresas criem oportunidades e condições para que perfis diversos façam, verdadeiramente, parte do time, criando um universo plural de pessoas colaboradoras.
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