Product Owner: o que é?
Product Owner, Product Manager ou Gerente de Produto, essa é uma profissão nova no mercado e que tem ganhado relativa experessividade nos últimos anos no mercado brasileiro.
Basicamente, um gerente de produto é aquele que faz a interface entre tecnologia, negócios e UX (user experience ou experiência do usuário).
Bem, um bom produto precisa de qualidade e atender às expectativas do consumidor. E essa é a principal função do Product Owner. Assim, o product owner é aquele que entende todas as necessidades dos clientes e faz um planejamento de negócio em cima dos produtos de uma empresa. Com isso, ele é capaz de analisar todos os pontos relevantes do negócio, impactos no mercado, previsões de investimentos e aprimoramento dos produtos.
Portanto, o profissional dessa área é responsável por atuar na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços. Com foco, principalmente, na criação, desenvolvimento e qualidade do produto/serviço que uma empresa pretende oferecer no mercado.
Product Owner: perfil profissional técnico
Vimos que, o product owner, ou gerente de produto, é dedicado no desenvolvimento de produtos e serviços. Por isso, ele precisa ter boa visão estratégica de negócios.
As áreas mais cursadas pelo gerente de produtos são diversas e mais ligadas com comunicação. Assim, os principais cursos de product owner são administração de empresas, comunicação social, TI e propaganda e marketing.
Porém, essa é uma profissão que não tem dado tanta importância aos cursos universitários, mas sim para os técnicos.
Ou seja, tem qualificação com cursos mais específicos garante mais oportunidades no mercado de Product Owner.
Então, para ter sucesso na área de gerente de produtos, busque cursos como Excel, UX, Sistema de Informações e outros relacionados a tecnologia.
Além disso, é importante fazer cursos relacionados a negócios e marketing digital. Por exemplo, liderança, gestão do tempo, pesquisa de produto, analytics.
Enfim, quanto mais cursos especializados na sua área, mais competitivo você se torna. O estudo é, certamente, uma das formas mais eficientes de conquistar sucesso na carreira.
Product Owner: perfil profissional comportamental
Já dissemos muitas vezes aqui no PraCarreiras sobre a tendência a valorização das habilidades comportamentais no mercado de trabalho. E, em um mercado competitivo, desenvolver essas habilidades garantem mais oportunidades de trabalho.
No caso do product owner, é preciso ter um perfil de liderança e gestão de tempo muito desenvolvidos. Ou seja, é preciso saber lidar com equipes e ser organizado com a priorização de tarefas.
Além disso, a comunicação é importante, pois esse profissional vai lidar com diversas áreas. Também podemos destacar o perfil analítico, que precisa olhar com detalhes o mercado, tendências, consumo, empresa e produto.
De acordo com nossa entrevistada acima, que é gerente de produto da Beleza na Web, um perfil muito buscado é o de pessoas hands on. Ou seja, profissionais que colocam a mão na massa e não têm medo de trabalhar. Eles buscam, portanto, gerente de produtos que tenham flexibilidade, saibam agir sob pressão e saibam se liderar.
Product Owner: Salário
O salário do Product Owner, ou Gerente de Produto, é em média R$ 10.354 de acordo com o site Vagas.com.
Porém, segundo a Catho, a média fica em torno de R$ 7 mil.
O salário de product manager vai depender muito dos anos de experiência, porte da empresa e qualificação do profissional.
Por isso, prepare-se e aprimore-se sempre!
Atuação
Dentro da empresa o gerente de produto deve atuar para resolver questões urgentes quando o produto não é aceito no mercado ou apresenta dificuldades para ser utilizado.
Muitas vezes, os problemas são comuns e devem ser resolvidos antes que haja a perda de clientes e de potencial concorrencial.
Caso os problemas de qualidade nos produtos não seja resolvidos, a marca correr o risco de ser desqualificada e perder posicionamento. A desqualificação da marca pode gerar perda de diferenciação concorrencial e presença de mercado.
Conclusão
O product owner exige saber trabalhar em equipe e motivar os profissionais que trabalham junto no projeto. É necessário saber definir prioridades e resolver questões urgentes.
Portanto, saber motivar os profissionais que estão envolvido no projeto de desenvolvimento e qualidade do produto é buscar a excelência da marca.
Além de realizar a medição de resultados mercadológicos com freqüência e analisá-los junto com a direção da empresa, essas são as principais tarefas dos trabalhos a serem realizados pelo Gerente de Produtos de alto nível.