CEO da Alphacode aponta que adotar o conceito pode facilitar a fidelização de clientes e aumentar exponencialmente o número de vendas.
A transformação digital é um processo cada vez mais presente no mundo dos negócios, se referindo à adoção de tecnologias para melhorar processos, produtos e serviços de uma empresa. É importante que as organizações estejam atentas a esse fenômeno. Afinal, o conceito tem o potencial de aumentar a eficiência, reduzir custos, melhorar a experiência dos clientes e aumentar a competitividade no mercado.
Com a transformação digital, é possível se beneficiar de diversas tecnologias, como inteligência artificial, análise de dados, automação de processos e internet das coisas, que podem ajudar a otimizar a produção, reduzindo erros e melhorando a experiência dos consumidores.
Além disso, a transformação digital é fundamental para a sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais competitivo e em constante evolução. Aqueles que não acompanharem esse processo, poderão perder espaço para concorrentes mais inovadores, que abraçaram de vez a tecnologia.
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, é essencial que as companhias estejam de olho na transformação digital e considerem a adoção de novas tecnologias como uma estratégia fundamental para o sucesso nos negócios. “Aqueles que investirem em tecnologia e inovação serão capazes de atender às necessidades de seus clientes de forma mais ágil e eficaz, contando com uma vantagem competitiva significativa em relação a outras empresas”, relata.
Para o especialista, alguns passos simples podem guiar gestores e empreendedores para esse caminho. “O primeiro deles é a compra de um domínio na internet. Afinal, tudo começa com o nome da empresa sendo registrado nesse espaço virtual. Nos dias de hoje, é praticamente impossível crescer sem criar e registrar a própria marca. Além disso, é importante buscar serviços que possibilitem a criação de um e-mail personalizado. Isso porque nenhum cliente levará um negócio à sério se receber um email com @gmail ou @hotmail no final. É preciso contar com contas profissionais, que carreguem o nome da marca e se apresentem de forma mais qualificada”, pontua.
CEO da Alphacode: perfil
Estar presente nas mais diversas redes sociais e plataformas também é de suma importância. “Um dos primeiros passos é a criação de uma página no Google Business. Boa parte dos consumidores costuma realizar buscas de empresas no google, seja no buscador ou no google maps. Por isso, é importante ter um perfil registrado e bem estruturado, facilitando a localização das informações que as pessoas estão procurando. Além disso, redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter também devem contar com um perfil dedicado. Afinal, a Geração Z sempre irá buscar essas páginas para verificar a experiência de outros consumidores”, declara Rafael.
Os sites seguem em alta e podem ser uma boa forma de apresentação e lucratividade para as empresas. “Um site institucional bem planejado e estruturado é perfeito para apresentar o negócio, seus serviços, produtos e, até mesmo, seus valores e missão no mercado. Além disso, é válido contar com um site dedicado à atuação do comércio eletrônico, o famoso e-commerce. Com esse recurso, é possível aumentar o faturamento no ambiente digital e existe a possibilidade de se integrar a grandes marketplaces, como Magazine Luiza e Amazon. Essa pode ser a chave para um crescimento astronômico”, revela o CEO da Alphacode.
Optar pelo desenvolvimento de um aplicativo próprio também mostra-se como um movimento benéfico nos dias de hoje. “Os aplicativos se tornaram parte integral da vida moderna e são cada vez mais utilizados como uma forma de se conectar com o mundo, fazer compras, realizar transações bancárias, acessar informações e muito mais. Por isso, criar um app pode trazer um grande diferencial em relação aos concorrentes, permitindo que a empresa esteja presente no dia a dia dos clientes de forma mais direta e constante. Além disso, um aplicativo bem projetado pode fornecer uma experiência de usuário aprimorada e personalizada, melhorando a satisfação dos consumidores e, consequentemente, aumentando sua fidelidade”, relata Rafael Franco.
Vale lembrar que, ao criar um aplicativo, as companhias podem aproveitar as funcionalidades e recursos disponíveis em dispositivos móveis, como câmera, GPS, notificações push e integração com outras plataformas, criando uma experiência mais imersiva e interativa para os usuários. “Isso pode ajudar a criar uma conexão mais profunda entre a marca e o público-alvo, o que pode trazer um maior engajamento e conversões”, pontua.
De acordo com o especialista, a transformação digital pede, também, uma modernização nos sistemas de qualquer empresa. “Gerenciar o relacionamento com os clientes é essencial para garantir que uma organização funcione bem a longo prazo. Para isso, os sistemas de CRM são a chave para um atendimento melhor executado, fazendo com que clientes se encantem facilmente pela organização. Além disso, qualquer companhia precisa cuidar dos dados de seus clientes, fornecedores, produtos e colaboradores. Com isso em mente, é fundamental contar com um Sistema de Gestão (ERP) completo e robusto, que ofereça agilidade para o negócio em todas as fases de sua operação”, declara.
Por fim, a praticidade também pode ser alcançada com o conceito de automação. “Em alguns casos parece impossível dar atenção a todos os consumidores que procuram pelo serviço de uma companhia. Por isso, atender centenas de clientes de maneira automática é a principal função de um chatbot, ou robô de atendimento. Ele é capaz de diminuir a mão de obra necessária para atender clientes e possibilita uma enorme aceleração nos resultados. Com a recente popularização das Inteligências Artificiais (IAs), como o ChatGPT, esse recurso se mostra cada vez mais completo e interativo, possibilitando que dúvidas sejam sanadas e vendas realizadas de forma automatizada”, finaliza.
Sobre Rafael Franco
Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO.
Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.
Para mais informações, acesse https://site.alphacode.com.br/ ou @Alphacode
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