Sistema PAY da WEXP: plataforma de auto serviço gerencia custos e consegue encontrar melhores oportunidades de negócios dos benefícios.
O mercado de trabalho vem passando por diversas transformações nos últimos anos. E isso acabou afetando, também, os sistemas de pagamento de benefícios, como os vales alimentação e refeição. A partir de maio, as empresas deverão oferecer a possibilidade de seus colaboradores poderem optar pela portabilidade de seus cartões de VA e VR, de acordo com a Lei de nº 14.442, sancionada em 2 de setembro de 2022. O objetivo é facilitar as transações de alimentação e refeição, evitando que os trabalhadores fiquem limitados aos estabelecimentos que aceitam vales com bandeiras vinculadas a empresas que oferecem esse benefício.
Para quem não cumprir as novas determinações poderão ser aplicadas multas de até R$ 50 mil. A nova lei provocou mudanças no setor, dando início a uma corrida para que as empresas pudessem se adaptar às regras.
Porém, já existem no mercado opções que estão alinhadas com a legislação. Um exemplo é a solução PAY, da WEXP, plataforma de auto serviço que gerencia os custos e consegue encontrar melhores oportunidades de negócios.
Operando com a bandeira Mastercard, aceita em mais de 30 milhões de estabelecimentos no Brasil, o sistema PAY é o lado fintech da WEXP, que, por meio dos cartões de benefícios YOU e corporativo CORP, os clientes podem ter a jornada inteira de adiantamento, reembolso e prestação de contas por meio das carteiras virtuais dos cartões, fazendo sua gestão, controle e compliance de forma totalmente digital.
Com a disponibilização dos benefícios de Vale-alimentação e Vale-refeição, o cartão YOU consegue ampliar as possibilidades de pagamentos de gastos com alimentação sem qualquer ônus às empresas e aos funcionários, ampliando as opções oferecidas pelas redes tradicionais, como a Ticket, Sodexo, Alelo e VR.
“Desta forma, hoje estamos competindo de igual para igual com esses players, além dos mais novos do mercado, como o Flash e Caju Benefícios”, declara Alexander Willy, CEO da WEXP. “Fomos os pioneiros a ter na mesma plataforma esta solução YOU e juntar com a CORP, permitindo que processos de despesas sejam pré-aprovados, o que mudará seguramente o mercado em curto prazo”, complementa.
A WEXP ainda oferece a possibilidade de integrar o serviço PAY a outra solução da empresa, a EXPEN. Trata-se de um sistema de workflow tradicionalmente voltado a reembolso de despesas nas empresas. “Antes, os reembolsos eram feitos de forma analógica, gastando muito papel e deixando o processo mais burocrático. Agora, com essa junção dos dois serviços, é possível administrar os reembolsos e gastos com um sistema totalmente online, ajudando inclusive a fazer uma compensação do carbono”, afirma Willy.
Sistema PAY da WEXP: O que diz a lei?
A Lei nº 14.442, de 2 de setembro de 2022, determina que os empregados podem solicitar a portabilidade gratuita dos serviços de Vale-alimentação e Vale-refeição, valendo a partir de 1º de maio deste ano. Com isso, não haverá mais a possibilidade de os estabelecimentos se restringirem a apenas bandeiras de cartões de benefícios tradicionais, ampliando a gama de opções dos trabalhadores no momento de pagar sua alimentação ou refeição com o benefício oferecido pelas empresas empregadoras.
Além disso, o rebate, que seria uma prática em que algumas empresas recebem descontos na hora de recarregar os cartões de benefícios, deve acabar. A prática foi proibida, pois foi constatado que os descontos acabam criando uma margem de aumento no preço final pago pelo consumidor nos estabelecimentos, já que as taxas pagas pelos restaurantes e mercados para operar com as bandeiras das empresas de benefícios era mais alta.
Economia às empresas
A WEXP surgiu no mercado em 2019 com o objetivo de automatizar processos em um modelo de ‘Saving As A Service – $AAS’, em que os seus clientes somente pagam pelos serviços diante da economia gerada pelas soluções. Diante da alta procura pelos serviços oferecidos pela WEXP e tendo faturado R$2 milhões por ano, para 2023, o CEO espera aumentar esse valor em dez vezes.
Além do PAY, a empresa oferece outras três soluções
O DRIVER, que consegue fazer cotações de mais de 34 ofertas de corridas ao mesmo tempo, apresentando o serviço mais rápido e barato para o usuário. A facilidade atende atualmente mais de 5 mil municípios no Brasil, além de todos os países do mundo onde o Uber está disponível. Em média é gerada uma economia de até 48% aos clientes.
O KM possibilita às empresas, por geoposicionamento, calcular a quilometragem realizada em veículos próprios, locados ou de propriedade da empresa e com isso possibilitar o reembolso de KM por colaborador. “Em média, geramos de 15% a 35% de economias entre economias no trajeto/combustível e até impostos”, destaca o CEO.
A solução EXPEN funciona como um conector entre as soluções WEXP. Trata-se de um sistema de workflow tradicionalmente voltado a reembolso de despesas nas empresas. “Em média, cada relatório no Brasil gasta 6h/colaborador desde o momento de coleta de NF/Recibos até quitação e arquivamento, ou um custo equivalente a R$300 por relatório. Com a WEXP este processo leva segundos, gerando economias e satisfação dos usuários pela facilidade de uso, além de controle e compliance”, afirma Willy.
“Buscamos oferecer soluções que tragam revoluções no mercado, com o objetivo de gerar economia real, controle, compliance e uma usabilidade espetacular (UX) aos colaboradores de nossos clientes, por meio de uma plataforma de auto serviço que gerencia os custos e consegue encontrar melhores oportunidades de negócios. Sempre em linha com a política de uso de cada cliente, parametrizada em nossa plataforma”, destaca Willy.
Sobre a WEXP
Pertencente ao grupo Willy, a WEXP foi criada em 2019 com o objetivo de automatizar processos em um modelo de Saving as a Service – $AAS. O cliente pode selecionar se paga uma tarifa mensal SAAS (Software as a Service), por transação/corrida ou por economia gerada. Atualmente a empresa tem quatro serviços disponíveis: DRIVER, que é um agregador de mobilidade ligado a Uber, 99, Wappa e +300 cooperativas de táxi; KM, que possibilita, por geoposicionamento e conectado ao Waze e Google Maps, calcular a quilometragem realizada em veículos próprios, locados ou de propriedade da empresa e com isso possibilitar o reembolso de KM por colaborador dos clientes.
EXPEN, que funciona como um conector de todas as soluções WEXP, por meio de um sistema de workflow tradicionalmente voltado a reembolso de despesas nas empresas; e PAY, com o cartão de benefícios YOU e cartão corporativo CORP (o lado fintech da WEXP), que permite a utilização de carteiras virtuais para gestão, controle e compliance de despesas.
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