Até 2024, serão criados 421 mil novos postos de trabalho na área, o que deve intensificar a busca por profissionais capacitados.
Apesar do alto índice de desemprego pelo país, as vagas na área de tecnologia têm andado na contramão e crescendo exponencialmente nos últimos anos, intensificando esse número ainda mais durante a pandemia.
Isso porque muitas empresas investiram altamente no setor, impulsionadas especialmente pela necessidade do trabalho remoto. Mas pensando no futuro, como o profissional pode se preparar para o mercado de trabalho?
Apagão na área de TI: Dados da Brasscom
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, serão 421 mil vagas de trabalho criadas no setor. Anualmente, isso simboliza mais de 100 mil oportunidades por ano até lá.
No entanto, as universidades brasileiras formam cerca de 46 mil profissionais na área de tecnologia por ano. Somente na DISYS Brasil, que possui escritórios nos estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, são mais de 200 vagas abertas espalhadas pelo país. Atualmente, muitas para trabalho totalmente remoto ou em formato híbrido.
Apagão na área de TI: Uma demanda
A gerente de Recrutamento e Seleção da DISYS Brasil, Karen Windmoller, que convive com essa demanda diariamente, explica que o mercado de Tecnologia da Informação está em constante evolução e que, por isso, os profissionais precisam acompanhar as principais tendências da área e buscar se posicionar de forma estratégica perante ao mercado.
“O perfil “especialista” geralmente é mais procurado em muitas organizações, ou seja, se especializar em uma área possivelmente aumentará as chances de desempenhar funções específicas”, comenta.
O ideal, segundo ela, é estar preparado para o que as vagas pedem atualmente. Exigências como certificações ou dominar um segundo idioma, para determinados cargos, podem ser bastante comuns em certas posições do setor.
Apagão na área de TI: As oportunidades
“Com frequência, profissionais perdem ótimas oportunidades por terem este ‘gap’ (brecha). Além das qualificações técnicas, desenvolver ou aprimorar habilidades interpessoais como uma boa comunicação, proatividade, colaboração, atitude positiva e criatividade são essenciais para trilhar uma carreira de sucesso”, aconselha a gerente.
Outras formas de acompanhar esse crescimento contínuo é a participação de cursos, workshops e o tão conhecido networking. Além de sempre pesquisar as tendências para os próximos anos.
Algumas profissões já se mostram em alta, como Business Intelligence e Big Data (grande volume de dados), Inteligência Artificial (automação de tarefas), Cloud Computing (armazenamento de dados em nuvem), Segurança da Informação (LGPD), entre outras. “Profissionais que trilharem suas carreiras nessas áreas, certamente terão muitas oportunidades e maior empregabilidade”, conclui.
Apagão na área de TI: Para evitar ruídos
Além disso, para evitar ruídos com relação a salários para vagas específicas, Karen orienta às empresas que também se preparem para receber profissionais capacitados, evitando até mesmo o chamado turnover, por meio de uma Política de Cargos e Salários.
“Além de praticar salários compatíveis com o mercado, as empresas podem oferecer um pacote de benefícios atrativo, um plano de desenvolvimento de carreira, proporcionar um ambiente engajado e desafiador, com o suporte necessário”, exemplifica a gerente de Recrutamento e Seleção. “Isso irá gerar um sentimento de propósito e pertencimento ao colaborador”, complementa.
Apagão na área de TI: Confira algumas dicas de preparação para o mercado de trabalho em TI (ou em qualquer outro)
- Defina qual área de atuação você tem interesse e maior afinidade;
- Faça networking com profissionais da sua área de interesse (grupos, redes sociais e etc.)
- Busque capacitações na área, como uma segunda graduação, cursos, treinamentos e etc.
- Após essa capacitação, aplique seus aprendizados (crie um site, desenvolva um jogo e deixe-os disponíveis para uma possível apresentação);
- Reforçe em seu currículo: objetivo, competências e habilidades, mesmo se a sua experiência não for muito extensa;
- Procure deixar sua página no Linkedin atualizada, pois é uma ferramenta muito utilizada por recrutadores da área;
- Cadastre seu currículo em sites de recrutamento ou de empresas da área, como o próprio da DISYS Brasil: brazil.disys.com/carreiras
- Pesquise sobre a empresa que está contratando e esteja atento às informações de contato atualizadas.
Apagão na área de TI: Sobre a Disys
A DISYS Brasil está no país desde 2006, como uma subsidiária integral da Digital Intelligence Systems Corporation, possui linhas de serviços estruturadas para atender como uma empresa de consultoria de TI focada na terceirização de serviços e outsourcing de integração junto ao negócio de seus clientes.
A base de clientes da DISYS é formada por corporações globais, pequenas e médias empresas, instituições educacionais e órgãos públicos. Possui escritórios nas capitais dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Saiba mais em: brazil.disys.com.
Leia também – Empreendedorismo feminino requer posicionamento e persistência no trabalho.
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.