Google search engine
InícioComportamentalÍndice aponta que bem-estar dos trabalhadores brasileiros ainda é médio e traz...

Índice aponta que bem-estar dos trabalhadores brasileiros ainda é médio e traz alerta para Burnout

Bem-estar dos trabalhadores brasileiros: criado pelo Zenklub, o Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC) permite que as empresas tenham um panorama da saúde mental de seus colaboradores; mais de 1,6 mil pessoas de 335 companhias participaram do mapeamento.

Com o objetivo de medir e transformar um tema ainda tão subjetivo em dados, o Zenklub –  maior especialista em cuidado emocional corporativo do Brasil, criou o Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC). A ferramenta, desenvolvida por times de psicologia e educação corporativa para que as empresas tenham um panorama da saúde mental de seus colaboradores, mostra que o Índice Geral de Bem-Estar Corporativo do mercado brasileiro ainda é médio – 49,25 em uma escala de 0 a 100, cujo índice ideal mínimo é de 78.

Quando a esfera é ambiente de trabalho, o índice é de 42,48. Um local saudável precisa proporcionar a desconexão do trabalho e o respeito às pausas e horários de descanso, pontos que impactam diretamente no bem-estar da rotina e qualidade de vida dos colaboradores. Neste caso, quanto maior o número, melhor seria esse ambiente para o colaborador.

Bem-estar dos trabalhadores brasileiros: alerta para o burnout

Já em relação ao Burnout, os números trazem um alerta: o índice é de 58,75. Neste caso, quanto menor a pontuação, melhor seria o índice de burnout e, consequentemente, de bem-estar. Ou seja, há uma necessidade de atenção das empresas ao risco de estafa de seus trabalhadores.

Entre os setores com mais baixo índice de bem-estar dos trabalhadores brasileiros estão farmacêutico (42,58), Recrutamento (46,6), Logística (44,33), alimentação (44,46) e comunicação (45,5). Já os setores com melhores índices de bem-estar são cosméticos (53,17), educação (52,72), agricultura (52,14), saúde (50,91) e indústria (50,63). Ainda sim, são índices médios.

Se avaliado por região, o Centro-Oeste tem o melhor índice de bem-estar, com 53,08, já o Nordeste tem o menor índice, com 44,93. Quando falamos do Sudeste, o índice também é médio, chegando a 48,85.

Bem-estar dos trabalhadores brasileiros: faltam ferramentas para mapear a saúde mental

“Enquanto a síndrome de Burnout foi incluída na lista de doenças da OMS, que passa a valer em janeiro de 2022, faltam ferramentas para mapear a saúde mental dos colaboradores. Além disso, muitas empresas estão aprendendo a lidar com o tema, que é pouco tangível. O IBC vem justamente como uma ferramenta para oferecer esse panorama com base em dados, fazendo com que seja possível olhar não só para o tratamento, como para a prevenção quando falamos em saúde e bem-estar”, explica Rui Brandão, CEO do Zenklub.

O IBC avalia cinco dimensões: Ambiente de trabalho, burnout, adição de trabalho, relacionamento com colegas e líderes e volume e controle de demanda. Para a amostragem, mais de 1.6 mil pessoas de 335 empresas de todas as regiões do país participaram. A ferramenta está disponível para ser aplicada dentro das empresas ou de forma individual pelo colaborador que quer entender os seus níveis de bem-estar.

Sobre o Zenklub

Zenklub é o maior especialista em cuidado emocional corporativo do Brasil, oferecendo consultoria estratégica em saúde mental guiada por dados, em uma plataforma que entrega diagnóstico, mensuração e plano de ação personalizado. Com Zenklub, as empresas recebem uma solução estratégica de saúde e bem-estar para os trabalhadores brasileiros que gera desenvolvimento pessoal aliado a resultados de negócios. Hoje, o Zenklub impacta 1,5 milhão de pessoas por mês e atende mais de 300 empresas, entre elas Ambev, Qualicorp, Tecnisa, Loggi e Natura.

Criado em 2016 pelo médico Rui Brandão e pelo doutor em Computação e Telecomunicações, José Simões, atualmente atende brasileiros em 187 países e 1205 cidades. A plataforma oferece sessões online com mais de 5 mil psicólogos, psicanalistas, coaches e terapeutas, além de conteúdos em texto, áudio, vídeo e diversas outras ferramentas em seu aplicativo.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras. Ou chame nosso time agora mesmo.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras