trabalhar com moda

Home / Profissões / Moda

Trabalhar com Moda é o seu sonho?

trabalhar com moda

Como ser modelo: aprender a lidar com rejeição

Veja se essa profissão é para você! Carreira de modelo, quem nunca sonhou com isso? E quem já se arriscou no mercado da moda, sabe que a profissão demanda muita resiliência, motivação e foco. Então, nessa matéria, vamos dar todas as dicas de como ser modelo...

Trabalhar com Moda: veja tudo aqui

 

trabalhar com moda

Trabalhar com moda tem ganhado espaço no Brasil nos últimos anos. Se esse é seu sonho, então acompanhe nosso conteúdo com todas as dicas sobre o assunto. Além disso, veja nossas entrevistas com profissionais que conseguiram sucesso nessa área.

Bom, a moda além de orientar tendências de roupas, também cria e convive com comportamentos e signos culturais.

A profissão nessa área é bastante promissora e, portanto, possui muitas áreas de atuação.

Então, trabalhar com moda envolve atuações como estilistas, costureiros, desenhistas, designers, profissionais em comunicação, distribuidores, vendedores, modelo entre outros.

Trabalhar com moda: o perfil ideal

 

Para trabalhar com moda é preciso muita dedicação. Por isso, é importante estudar muito sobre tendências, estilos, história da moda, artes, tecidos, entre outros.

Se você procura uma área mais técnica como a de um estilista de moda ou costureiro, então você precisa buscar especializações no segmento que quiser atuar.

Nossa entrevistada estilista acima, procurou se especializar no desenho de roupas infantis para marcas de lojas, por exemplo. Mas você pode se especializar em passarelas, pode criar a sua própria marca ou dentro de empresas de moda.

Crescimento do mercado de trabalho de moda

No Brasil, a partir dos anos 1990, o mercado apresentou um forte crescimento. Com isso, houve também uma profissionalização nas principais capitais.

Assim, tornou-se comum a abertura de cursos de profissão de moda seja para técnicos ou graduados.

E, mesmo sendo uma área muito concorrida, ainda apresenta muitos espaços para novas demandas. No entanto, para conseguir ser um profissional de sucesso no trabalho com moda você precisará se dedicar. Portanto, estude mudo, faça networking e participe de eventos da área. 

Nos últimos anos, profissionais brasileiros também começaram a trabalhar no exterior, pois o Brasil começou a exportar estilos de roupas e acessórios para todo o mundo, principalmente, para a moda verão.

Então, aproveite essa oportunidade que tem aparecido no mercado de moda. Por isso, é importante também estudar novos idiomas.

O futuro do trabalho com moda

O futuro do trabalho com moda exige o preparo de novos estilistas que se adequem ao novo consumidor. Esse novo consumidor buscará estilos e soluções cada vez mais específicas conforme o seu gosto e necessidade pessoal.

Por isso, é importante estar antenado com as tendências do mercado e estudar sempre.

Outro ponto importante, é prestar atenção ao constante desenvolvimento tecnológico e saber, com isso, como usar a internet aliado a sua carreira.

Além de se dedicar às linhas de produção, será necessário se dedicar aos modelos personalizados que poderão, por exemplo, ser pré-moldados pela internet.

O desenvolvimento de roupas tecnológicas e inteligentes, portanto, também será um novo segmento que poderá gerar novas oportunidades para os futuros profissionais em estilista de moda.

Dedicação para o trabalho com moda

O profissional da moda além de ser criativo precisa ter visão de negócios e ter a capacidade de antever estilos e tendências. É necessário estudar, se manter informado, escutar os clientes, observar tendências nacionais e internacionais e estar atento às marcas concorrentes.

É importante também participar de eventos de lançamento de linhas, coleções e roupas conceituais.

Moda: Salário

 

A profissão em moda oferece bons salários para profissionais iniciantes e já experientes no mercado. Não existe, no entanto, um salário mínimo unificado para o setor de trabalho.

Os pisos salariais podem ser determinados entre os empregadores e os sindicatos que cuidam do setor.

Conclusão

Assim, o setor de moda tem crescido e se consolidado no Brasil, gerando, inclusive, oportunidades no exterior. Portanto, se esse é seu sonho, dedique-se e prepare-se para grandes experiências de trabalho.

trabalhar com moda
trabalhar com moda

Summary
trabalhar com moda
Article Name
Carreira de Estilista de Moda - Veja agora se essa profissão é para você!
Description
Veja as melhores entrevista de profissões Estilista de Moda selecionada para você! Quero muito te ajudar em seus sonhos acompanhe, foram feitas com amor!
Fale com o PraCarreiras