COP26: Qual é a importância das empresas e profissionais se engajarem no tema sustentabilidade?, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Rebeca Toyama.
Especialista comenta sobre a responsabilidade de todos diante do tema.
Um dos assuntos mais discutidos na última semana foi a COP26, a conferência climática das Nações Unidas, onde são discutidas ações para diminuir as emissões de gases de efeito estufa e os impactos ligados à mudança climática que atinge todos os cantos do planeta.
E por isso, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, comenta sobre a importância de todos fazerem sua parte, seja empresa ou profissional, e não só esperar dos governos e países que também precisam controlar coletivamente esta crise.
COP26: a primeira conferência
Desde 1972 na primeira conferência mundial para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável, o tema vem ganhando espaço e foi em 2015 que a ONU junto de representantes de 193 países criaram a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e as 169 metas que contemplam o tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.
Para a especialista em estratégia de carreira, todos temos responsabilidade nesta causa, e as empresas não estão de fora, podem trabalhar de forma colaborativa para ajudar mudar o mundo.
“As empresas têm papel fundamental na construção social e como influenciar seus colaboradores neste processo. Podem serem peças-chave nessa transformação se alinharem seus objetivos e as metas de suas equipes aos ODS “, comenta Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.
COP26: E como colaborar?
Segundo Rebeca, uma das formas das empresas começarem a contribuir é alinhar os negócios aos ODS, porque hoje é uma questão de sobrevivência, e quem não se alinha coloca em risco a sustentabilidade da sua operação e do mundo que necessita desse cuidado e respeito.
“Posso trazer alguns exemplos práticos e simples de como as empresas e profissionais podem ajudar o COP26. Você já se imaginou tomando água ou café em canecas e garrafas personalizadas, eliminando todo copinho plástico descartável? Além disso, sua empresa costuma usar papéis recicláveis ou fazer a coleta certa para esse tipo de material? São movimentos simples do nosso dia a dia que podemos mudar para ajudar o meio ambiente”, alerta Rebeca.
Sabe-se que toda adaptação gera desconforto, mas o importante neste momento é criar oportunidades de aproximação com a temática da sustentabilidade, para o negócio e para as equipes, pois trazer essa consciência ecológica para os colaboradores vai gerar um senso de pertencimento e responsabilidade que traz grandes benefícios para causa.
Vale ainda lembrar os 5 P(s) do desenvolvimento sustentável: pessoas, prosperidade, planeta, parcerias, paz e prosperidade. “Em algumas discussões sobre sustentabilidade sinto falta do P de Pessoas, não podemos excluir o cuidado com o ser humano, principalmente, dentro das empresas onde passamos boa parte de nossas vidas”. finaliza Rebeca Toyama.
COP26: 5 dicas
Para auxiliar as empresas neste movimento, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama aponta 5 dicas para ajudar no engajamento da sustentabilidade.
- Criar um grupo de trabalho com o foco na implantação de práticas sustentáveis;
- Mostrar com quais ODS sua empresa contribui, isso ajuda no aumento do engajamento e redução de turnover;
- Incluir ou relacionar indicadores relacionados à sustentabilidade nas metas das áreas;
- Integrar na rotina dos colaboradores práticas que os integrem nas metas da Agenda 2030, sentir-se parte de algo maior da mais sentido ao trabalho;
- Promover eventos, maratonas e concursos que incentivem ações pró-ambientais envolvendo os stakeholder, família e comunidade.
COP26: Sobre Rebeca Toyama
Rebeca Toyama é fundadora da ACI que tem como missão desenvolver competências dentro e fora das organizações para um futuro sustentável. Especialista em educação corporativa, carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia.
Leia também –
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.