Google search engine
InícioMercado de TrabalhoVagas.com lança recurso de autodeclaração racial

Vagas.com lança recurso de autodeclaração racial

Com uma nova solução como a autodeclaração racial processos seletivos on-line se tornam mais inclusivos e diversos

A VAGAS.com, HR Tech líder em soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, acaba de lançar um recurso de declaração racial. Por meio dessa nova solução, os processos seletivos poderão se tornar mais inclusivos e diversos.
As empresas interessadas em utilizar a nova ferramenta terão de assinar um termo de responsabilidade para utilizar essa informação em seus processos seletivos.
Já os candidatos precisam apenas preencher o campo de autodeclaração no currículo da plataforma.

Autodeclaração racial: quando a ideia começou a ser desenvolvida?

A ideia começou a ser desenvolvida no ano passado e, a partir de abril, o projeto foi ao ar. A receptividade tem sido positiva tanto das empresas quanto dos candidatos.
“Antes as empresas só descobriam a ausência ou baixa participação de profissionais negros no momento das entrevistas, e raramente reiniciavam as etapas anteriores para corrigir o erro.
Além disso, para aquelas companhias interessadas em criar processos afirmativamente inclusivos, surgia a dúvida: mas onde encontro essas pessoas?”, completa Renan Batistela, integrante do comitê de Diversidade e Inclusão da VAGAS.com

Autodeclaração racial: como fazer a declaração?

Ao acessar http://forbusiness.vagas.com.br/plataforma-recrutamento-selecao/# , a empresa deve clicar no campo triagem de currículos.
Dentro da triagem, ferramenta utilizada pelos recrutadores para criar um ranking de currículos com base nos critérios desejados, passa a ser possível utilizar também a informação de raça (branco, amarelo, preto, pardo ou indígena).
Dessa forma, a cada etapa do processo seletivo, o RH consegue ter mais clareza sobre o nível de representatividade racial e, eventualmente, fazer os ajustes necessários para torná-lo mais equilibrado antes das fases presenciais, onde era mais comum ocorrerem eventuais discrepâncias.
O preenchimento dessa informação não é obrigatório, mas esse dado permite que as empresas signatárias do termo de responsabilidade possam utilizar essa informação em seus processos seletivos com o intuito de promover a inclusão racial.

Autodeclaração racial: solução simples

A solução é simples. A partir da coleta da autodeclaração não obrigatória no currículo dos candidatos do VAGAS.com.br e a disponibilidade de um critério de triagem de raça em nossa plataforma de recrutamento, as empresas conseguem identificar exatamente quem estão movendo de uma fase para outra.

Autodeclaração racial: processo seletivo

Para o candidato, o processo é muito fácil: basta apenas fazer o login, acessar o currículo e editar o novo campo de declaração racial.
Desde que o recurso foi ao ar, em abril deste ano, 12 empresas assinaram o termo enquanto outras nove estão em processo de adesão.
Os candidatos que preencheram a autodeclaração já ultrapassaram a marca de 200 mil. Desse total, 52,4% são negros (16,3% de pretos e 36,1% de pardos), 43,3% brancos, 1,8% de amarelos, 0,2% de indígenas e apenas 2,2% dentre os que não preferiram responder. Vale lembrar que as classificações seguem o modelo do IBGE.

Autodeclaração racial: sobre a VAGAS.com

Acreditamos na necessidade de se adaptar ao mundo que está emergindo, em que as pessoas buscam cada vez mais colaboração, flexibilidade e significado no seu trabalho. Somos mais de 140 pessoas e nenhum chefe.
Trabalhamos sem metas financeiras e encaramos o lucro como consequência, não como fim. Criamos nossa própria metodologia de gestão e avaliamos nossas vitórias e nossos aprendizados em conjunto.
Colocamos nosso propósito, de contribuir para um mundo em que empresas escolhem melhor as pessoas e pessoas escolhem melhor as empresas, a frente de muitas outras coisas. Somos diferentes em vários sentidos, e é bem provável que esse seja nosso grande fator de sucesso.

Autodeclaração racial: números que nos deixam orgulhosos!

Nossos números mostram mais do que uma posição de Mercado. Eles nos trazem uma dimensão do impacto positivo do nosso trabalho no dia a dia de milhares de empresas e na vida de milhões de pessoas.

+3200 empresas que utilizam nosso software de R&S

+800 mil visitas diárias em nosso site de carreiras

+70 das 100 maiores empresas do país dentre os clientes

+15 milhões de currículos cadastrados em nossa base

+150 mil vagas conduzidas com nosso ATS em um ano

+10 milhões de candidaturas por mês por meio do VAGAS.com.br
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras