Conheça o movimento boomerang e por que ele é cada vez mais comum

FortBrasil

Colaboradores da FortBrasil destacam as razões pelas quais os funcionários de diferentes áreas e cargos retornam aos seus empregos antigos.

O sonho de dez entre dez colaboradores é encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Inclusive, esse é um desejo ainda mais marcante no Brasil: segundo uma pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Randstad, 81% dos brasileiros querem balancear a vida dentro e fora do trabalho, contra 67% dos trabalhadores de outras partes do mundo.

Esse anseio vem resultando no chamado movimento boomerang, que é quando profissionais saem das empresas em busca de novas oportunidades, mas acabam retornando para suas antigas empresas por perceberem que o cenário anterior era melhor.

Para Ana Carolina Lima, Tech Recruiter da FortBrasil, uma das top 100 fintechs do país, isso vem ocorrendo porque o cenário de empregabilidade está bem aquecido, principalmente em áreas como tecnologia, produtos e dados. “Observamos que faltam profissionais capacitados para determinadas áreas, e na mesma medida, faltam salários compatíveis, benefícios interessantes e ofertas de home office”, diz ela.

FortBrasil: curiosidade

Tudo isso faz com que os profissionais passem a ser cobiçados por diversas empresas, gerando rotatividade. Mas na opinião dela, quando há políticas de RH bem estruturadas, eles sempre acabam voltando. “Vemos esse movimento dentro do FortBrasil, onde muitos funcionários desejam explorar novos mundos, por curiosidade. Há diversos casos em que esses profissionais estão satisfeitos, mas ainda assim querem mudar. Só que, depois de determinado período, concluem que a empresa nova não supre suas necessidades e manifestam a vontade de retornar”, avalia ela.

O head de Gente e Gestão da empresa, Daniel Araújo, ressalta que fatores como salários e benefícios são importantes, mas tendem a ser insuficientes em médio e longo prazo. “O profissional quer se sentir feliz, e isso só acontece com equilíbrio entre vida pessoal e trabalho”, opina.

Palti Talmai, Product Owner da FortBrasil, é um exemplo de colaborador que desejou descobrir o novo, saindo e voltando para a FortBrasil. “Sempre tive vontade de ter uma experiência em uma empresa multinacional, entender como funciona, conhecer pessoas de outros países. Tudo isso é muito lindo quando você está de fora. Não diria que foi decepcionante, mas creio que me abriu os olhos para o contexto de trabalho das grandes empresas”, diz ele, completando que ter felicidade é o que o fez retornar à empresa.

“A FortBrasil é uma empresa que cativa muito os colaboradores, e nos faz sair da zona de conforto ao contar com lideranças realmente inspiradoras”.

Já Kawan Santos, programador Full Stack da FortBrasil, deixou a empresa em busca de uma transição de carreira, já que antes trabalhava como auxiliar de TI. Depois de passar por experiências negativas em outras empresas, retornou para a FortBrasil com a vaga dos sonhos. “Meu sonho desde o início era trabalhar como desenvolvedor de software e infelizmente ainda não tinha experiência e oportunidade para atuar nessa área na época. Voltei para a FortBrasil também por conta de sua organização, valorização dos colaboradores e perspectiva de futuro, o que não encontrei em outras empresas”, conta o programador.

Nos últimos anos, 46 pessoas de áreas diversas, como Call Center, Comercial, Tecnologia, Administrativas e de Produtos, saíram da FortBrasil e retornaram. Entre eles, auxiliares, analistas, especialistas, gerentes, etc. “Não encontramos um padrão no movimento. São pessoas de diversas áreas e cargos que saem e voltam à FortBrasil, sempre com o objetivo de ter mais qualidade de vida”, afirma Daniel Araújo.

Para ele, isso vem ocorrendo porque a marca empregadora da FortBrasil é diferenciada. “Mesmo com tantas opções de fintechs e startups existentes, as pessoas preferem voltar à FortBrasil por conta de sua cultura única, que comove, transforma e valoriza as histórias de cada um. É a confirmação de que estamos no caminho certo, de que entregamos valor ao colaborador e de que impactamos positivamente sua experiência”, finaliza Daniel.

Sobre a FortBrasil

A FortBrasil é uma das maiores fintechs em atividade no setor de cartões de crédito no Brasil. Há mais de 18 anos, trabalha no desenvolvimento de soluções financeiras para o público das classes emergentes C, D e E, por meio de uma plataforma de serviços, que se consolidou como especialista na administração de cartões Private Label co-branded.

A empresa tem uma missão bem clara: prestar serviços financeiros com responsabilidade de forma ágil e competente, garantir rentabilidade para mais de 400 parceiros varejistas por todo o Brasil e promover a satisfação para cada cliente portador do cartão a partir do aumento do seu poder de compra. Além disso, buscam valorizar os colaboradores e investir em sua capacitação. Para saber mais informações, acesse sua página de carreiras.

PraCarreiras e a mentoria de carreira

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!