Como ser piloto de avião: veja todas as dicas
Muita gente sonha em ser piloto de avião, mas não sabe o que fazer para conquistar esse cargo. Então, aqui vamos trazer todas as informações necessárias sobre como ser piloto.
Essa profissão também é reconhecida como comandante de avião.
Como ser piloto: saiba mais sobre a profissão
O piloto de avião é responsável pelos voos da aeronave comercial, estatal ou militar. Geralmente, o mercado de trabalho cria mais vagas nas empresas de linhas aéreas e de aviões particulares.
Além de controlar a aeronave, ele também é responsável pelos pousos e decolagens dos aviões. O piloto conduz os aviões de um destino a outro levando sua tripulação com segurança.
Bem. a profissão de piloto de avião evoluiu bastante no decorrer do século XX e tem se aperfeiçoado ainda mais no século XXI.
Atualmente, os equipamentos exigem menos habilidade manual e mais domínio sobre sistemas das aeronaves. Então, os aviões de hoje em dia apresentam diferentes parâmetros dentro dos sistemas operacionais que ajudam na qualidade e segurança da viagem.
Por outro lado, é preciso muito estudo sobre todos os sistemas usados. Além disso, o profissional precisará sempre se aperfeiçoar no mesmo ritmo do desenvolvimento tecnológico.
Entenda as classificação da profissão
Basicamente, há duas classificações principais para determinar essa carreira.
A primeira classificação se refere à de piloto de aviação civil e a segunda, por sua vez, à de aviação militar.
Os aviões de empresas de linhas aéreas são comandados por piloto de aviação civil, podendo atuar também no controle de aeronaves particulares. O piloto de aviação militar se refere ao profissional responsável pelo comando de aeronaves da aeronáutica nas funções militares.
Como ser piloto da aviação civil
Bem, existem categorias mais específicas para esse profissional. Então, as categorias são:
– Privado: Realiza voo de lazer, passeio em aeronaves próprias;
– Comercial: Dedica seu tempo em companhias aéreas em voos comerciais;
– Agrícola: Realiza voos de avião em grandes fazendas como auxílio de monitoramento de produção;
– Executivo: Atua como piloto de avião particular de executivos, mais conhecidos como “jatinhos”.
Como ser piloto de avião: formação
O piloto de avião deve se formar numa escola homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), realizar as etapas teóricas e práticas e, posteriormente, realizar as primeiras operações de voo.
Quando aprovado, o estudante recebe a Carteira de Habilitação Técnica (CHT) da ANAC.
No curso, geralmente, as aulas teóricas exigem de 4 a 6 meses e as aulas práticas devem cumprir um mínimo de 37 horas de voo diurno e 3 horas de voo noturno com a presença do instrutor.
Porém, para atuar como piloto de avião é exigido obter a licença privada de aviação e realizar o curso de avião comercial que exigem 4 meses, e as aulas práticas devem solicitar 102 horas de voo diurno e 8 horas de voo noturno.
Conclusão
A profissão em piloto de avião exige a realização de cursos caros, conhecimento em idiomas caso o profissional tenha o objetivo de realizar voos para outros países, e demais conhecimentos técnicos.
Portanto, se o seu sonho é ser um piloto de avião, não deixe de se informar ao máximo sobre a carreira. Acompanhe também nossas entrevistas com pilotos de sucesso. Iremos subir nessa página.