Home Office: 49% apontam queda de produtividade 67% não sabem separar trabalho e vida pessoal

Impactos do home office durante a pandemia

Veja os impactos do home office durante a pandemia de acordo com levantamento, 84% relata padrões alterados de sono, 49% percebe queda de produtividade e 67% não consegue manter a separação entre trabalho e vida pessoal

No mundo todo, milhões de pessoas precisaram se ajustar nos últimos meses ao modelo de trabalho home office.

Ainda que algumas empresas estejam lentamente retomando suas atividades de modo presencial, o trabalho remoto é uma realidade que estará presente por muito tempo em nossas vidas.

Impactos do home office durante a pandemia: como as pessoas tem sentido o impacto?

Para algumas empresas, poderá se tornar um modelo de trabalho definitivo. Mas, como as pessoas têm sentido o impacto dessas mudanças no seu dia a dia?

Para analisar o impacto do trabalho remoto na rotina de trabalho, que migrou do ambiente corporativo para o ambiente doméstico por conta pandemia de COVID-19.

Impactos do home office durante a pandemia: a Globant

A Globant, empresa de serviços de tecnologia nascida no meio digital, realizou recentemente uma pesquisa com 900 colaboradores que estão trabalhando de casa 100% do tempo desde o início da pandemia.

Quase metade (49%) dos entrevistados afirmaram sua produtividade caiu. O maior problema apontado foram as distrações dentro de casa, seguido da dificuldade se comunicar com os colegas de trabalho.

Enquanto isso, sem haver uma “fronteira” entre trabalho e vida pessoal, as atividades laborais acabam extrapolando para o período noturno, que antes era reservado para lazer, tarefas ou família.

Mais de dois terços (67%) dos entrevistados afirmam que é mais difícil manter separação vida-trabalho enquanto trabalha em casa, e mais de um terço (36%) afirma que horário de trabalho aumentou trabalhando em casa.

Impactos do home office durante a pandemia: outra mudança relatada

Outra mudança relatada foi a qualidade do sono. Dos 84% ​​dos entrevistados que afirmaram que seus padrões de sono mudaram, quase um terço (31%) relata que se sente cansado durante o dia e é difícil se concentrar no trabalho. 

Impactos do home office durante a pandemia: principais fatores que podem impactar positivamente a produtividade

– Dedicar tempo para se exercitar, meditar ou fazer outras atividades de bem-estar – 40%

– Comunicação regular com colegas de equipe – 37%

– Manter uma rotina consistente – 32%

– Confiança na segurança do meu trabalho – 31%

– Comunicação regular com meu gerente – 30%

– Capacidade de acessar os recursos necessários para realizar meu trabalho – 27%

Impactos do home office durante a pandemia: principais ações de suporte da empresa esperadas pelos funcionários

– Maior flexibilidade para acomodar responsabilidades familiares – 20%

– Comunicação transparente da liderança sobre decisões da empresa na pandemia – 14%

– Apoio à saúde mental e bem-estar – 13%

– Aconselhamento e orientação sobre como gerenciar remotamente – 12%

– Orientações para estabelecer bons hábitos individuais para trabalho remoto – 12%

– Facilitar a comunicação / conexão com colegas de equipe – 11%

– Reuniões mais frequentes e individuais com meu gerente – 10%

– Pesquisas ou oportunidades para oferecer feedback sobre as melhores práticas para o trabalho remoto – 9%

Saiba as vagas de empregos mais atuais do mercado espalhadas pelo Brasil com a nossa planilha de vagas atualiza diariamente, com vagas anunciadas direto pelos recrutadores de grandes empresas que ainda não foi anunciada em sites grandes de emprego, são vagas exclusivas.

Mesmo em meio a pandemia empresas abrem vagas de trabalho, são 95 oportunidades nas áreas de tecnologia, desenvolvimento, big data, engenharia de dados e comercial.

Empresas como a Avec, líder em tecnologia para o segmento de beleza e bem-estar, está com cinco vagas disponíveis para reforçar o time.

Outra empresa que está em busca de candidatos para as vagas é a Corebiz, agência especializada em omnichannel, está oferecendo 60 vagas globais, os escritórios brasileiros estão localizados em São Paulo (Alphaville, Franca) e Rio de Janeiro, além das unidades na Argentina e México.

Dentre essas oportunidades que foram abertas, os candidatos são destinados aos cargos de UX e UI Designer, Analista de SEO, Analista de CRO, Desenvolvedor Front-end, Desenvolvedor Mobile, Analista de E-commerce e Business Development Representative.