Google search engine
InícioMercado de TrabalhoImportância da tecnologia no futuro do mercado de trabalho

Importância da tecnologia no futuro do mercado de trabalho

Atualmente, o número de desempregados no país chega a 14,4 milhões, segundo levantamento do IBGE do 2º trimestre de 2021.

Reflexo da crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, mas também pela situação econômica e política, bem como pela falta de mão de obra qualificada em setores como o da tecnologia, que abrange várias possibilidades.

Importância da tecnologia: Os dados

Segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais), o mercado de tecnologia demandará 420 mil profissionais entre os anos de 2018 e 2024.

Ainda de acordo com a Associação, a meta é dobrar o setor de Software e serviços em 6 anos, o que necessitaria de 70 mil profissionais especializados até 2024. Esses números despertam a necessidade de mão de obra qualificada a curto prazo, já que o Brasil forma, em média, 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano.

Importância da tecnologia: Cientista de Dados

Uma delas é a profissão de Cientista de Dados, considerada uma nova geração de especialistas analíticos que possuem as habilidades técnicas para resolver problemas complexos, parte desses solucionados por meio da matemática e parte observando as tendências atuais. O trabalho é considerado por muitos uma profissão do futuro, mas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e hoje faltam profissionais qualificados.

“Hoje em dia, a demanda é alta para a contratação de profissionais especializados e as empresas estão com dificuldade em encontrar a pessoa ideal. Muitas das vagas presenciais são transformadas em vagas remotas, justamente, para ampliar a possibilidade de contratar um profissional de qualquer local”, comenta Felipe Clemente, CEO da Pixeon, engenheiro mecânico por formação com mais de 20 anos de experiência na área da saúde.

Importância da tecnologia: Formação profissional é um desafio

A formação profissional na área também é um grande desafio no mercado. “Com a falta de profissionais qualificados, o cientista de dados é muito procurado e nos próximos cinco anos essa escassez deve aumentar.

Na minha época, não existiam cursos, especificamente, voltados para ciência de dados, mas hoje há, o que demonstra a importância que a carreira têm ganhado no mercado de trabalho. Grandes universidades como a USP, oferece cursos de graduação em estatística e ciência de dados”, comenta Richerland Medeiros, Chefe de Tecnologia na Pixeon.

Importância da tecnologia: Sobre Pixeon

A Pixeon é uma empresa voltada para tecnologia no setor da saúde, que demanda profissionais como cientistas de dados e desenvolvedores. A healthtech desenvolve softwares e utiliza Inteligência Artificial para inovar no segmento, sempre com foco na jornada do paciente dentro de clínicas, laboratórios e hospitais, otimizando processos e facilitando a vida de médicos e enfermeiras.

Atualmente, a empresa tem 60 vagas em aberto, entre essas 45 são para o setor de tecnologia, como: Analista Desenvolvedor C# – Korus e Pleres, Arquiteto de Software, Analista de Testes de Software, saiba mais sobre as oportunidades em: https://jobs.kenoby.com/pixeon.

Leia também – 5 habilidades necessárias no retorno aos escritórios.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras