As dores na coluna que merecem atenção médica são mais comuns do que se imagina; veja quando procurar um especialista.
A dor nas costas pode surgir por diversos motivos: postura inadequada, esforço repetitivo, lesão, prática de esportes sem acompanhamento especializado, envelhecimento, traumas e patologias que atingem a região.
Em todos esses casos, o parecer do especialista é indispensável quando a dor permanece por muitos dias ou quando ela é muito intensa.
Dores na coluna: O que conta o médico
Para o Dr. Cezar de Oliveira, neurocirurgião especialista em procedimentos minimamente invasivos da coluna no Hospital Sírio-Libanês, muitos pacientes menosprezam as dores nas costas e chegam no consultório apenas quando já possuem outros sintomas associados, como formigamento ou fraqueza muscular.
“Existe algo quase que primitivo no ser humano quando nos referimos à resistência da dor, preferimos adaptar nossas rotinas, deixar de fazer o que gostamos. A maioria convive com a dor por longos períodos antes de buscar ajuda. Ignoramos o fato que o diagnóstico e tratamento precoce, muitas vezes, pode ser decisivo quando o assunto é a coluna vertebral”, explica.
Dores na coluna: Ligada à qualidade de vida
A saúde da coluna está intimamente ligada à qualidade de vida que temos. Sendo a estrutura mais nobre do nosso esqueleto, a coluna é responsável pela sustentação de nossos corpos, por todos os movimentos que realizamos, por proteger a medula espinhal e, quando prejudicada, compromete diretamente a nossa longevidade.
“Todo corpo pode adoecer, isso faz parte de estar vivo e de se estar vivendo. Mas nós, médicos, estamos aqui para isso. Nos dedicamos e nos esforçamos para cuidar de cada paciente, para pensar na melhor alternativa em cada caso. Estamos aqui para que você possa fazer tudo aquilo que desejar sem sentir dores”, conta o neurocirurgião.
Dores na coluna: O diferencial do atendimento humanizado
O atendimento humanizado é um diferencial que vem ganhando espaço em alguns consultórios no Brasil. Focado única e exclusivamente em soluções personalizadas em cada situação, esse tipo de atendimento não dispensa perguntas pessoais sobre a vida, hobbies, planos e sonhos do paciente.
“Quando entendemos quem é o nosso paciente, o que ele faz, o que ele gosta de fazer e o que ele espera fazer, buscamos alternativas que condizem com a realidade que ele vive.
Quando falamos em cirurgia coluna, principalmente, alguns tipos de tratamento podem ser a solução para a patologia, mas não para o estilo de vida do paciente. Por isso, o atendimento humanizado é tão importante e necessário”, alerta o médico.
Dores na coluna: Faça você também a sua parte
Não se esqueça que escolhas saudáveis não são importantes apenas para a saúde da coluna! A boa alimentação, a manutenção do peso, exercícios físicos diários e boas noites de sono são fundamentais para a saúde geral do organismo.
“O nosso corpo foi feito para estar em constante movimento, não deixe que as dores nas costas sejam um impedimento. Busque ajuda!”, finaliza.
Dores na coluna: Sobre o Dr. Cezar Augusto Alves de Oliveira
Neurocirurgião – Especialista em Coluna, é o chefe das equipes da Neurocirurgia nos hospitais: Sírio-Libanês, AACD, Hcor, Rede São Luiz, Edmundo Vasconcelos e Santa Catarina. Possui especialização pela Harvard Medical School, com Prof. Chief Peter M.
Black; fez residência médica com especialização em cirurgia da coluna, no Departamento de Neurocirurgia do Centro Médico da Universidade de Nova Iorque, com o Prof. Dr. Paul Cooper; é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Possui graduação pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e cursou o Internato Eletivo em Neurocirurgia, no Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Instagram: @drcezardeoliveira.
Leia também – Cuidado com a coluna: dicas de cuidados no home office.