Neurocirurgião faz alerta para que pessoas não se acostumem com as dores na coluna 

Dores na coluna

As dores na coluna que merecem atenção médica são mais comuns do que se imagina; veja quando procurar um especialista.

A dor nas costas pode surgir por diversos motivos: postura inadequada, esforço repetitivo, lesão, prática de esportes sem acompanhamento especializado, envelhecimento, traumas e patologias que atingem a região.

Em todos esses casos, o parecer do especialista é indispensável quando a dor permanece por muitos dias ou quando ela é muito intensa.

Dores na coluna: O que conta o médico

Para o Dr. Cezar de Oliveira, neurocirurgião especialista em procedimentos minimamente invasivos da coluna no Hospital Sírio-Libanês, muitos pacientes menosprezam as dores nas costas e chegam no consultório apenas quando já possuem outros sintomas associados, como formigamento ou fraqueza muscular.

“Existe algo quase que primitivo no ser humano quando nos referimos à resistência da dor, preferimos adaptar nossas rotinas, deixar de fazer o que gostamos. A maioria convive com a dor por longos períodos antes de buscar ajuda. Ignoramos o fato que o diagnóstico e tratamento precoce, muitas vezes, pode ser decisivo quando o assunto é a coluna vertebral”, explica.

Dores na coluna: Ligada à qualidade de vida

A saúde da coluna está intimamente ligada à qualidade de vida que temos. Sendo a estrutura mais nobre do nosso esqueleto, a coluna é responsável pela sustentação de nossos corpos, por todos os movimentos que realizamos, por proteger a medula espinhal e, quando prejudicada, compromete diretamente a nossa longevidade.

“Todo corpo pode adoecer, isso faz parte de estar vivo e de se estar vivendo. Mas nós, médicos, estamos aqui para isso. Nos dedicamos e nos esforçamos para cuidar de cada paciente, para pensar na melhor alternativa em cada caso. Estamos aqui para que você possa fazer tudo aquilo que desejar sem sentir dores”, conta o neurocirurgião.

Dores na coluna: O diferencial do atendimento humanizado 

O atendimento humanizado é um diferencial que vem ganhando espaço em alguns consultórios no Brasil. Focado única e exclusivamente em soluções personalizadas em cada situação, esse tipo de atendimento não dispensa perguntas pessoais sobre a vida, hobbies, planos e sonhos do paciente.

“Quando entendemos quem é o nosso paciente, o que ele faz, o que ele gosta de fazer e o que ele espera fazer, buscamos alternativas que condizem com a realidade que ele vive.

Quando falamos em cirurgia coluna, principalmente, alguns tipos de tratamento podem ser a solução para a patologia, mas não para o estilo de vida do paciente. Por isso, o atendimento humanizado é tão importante e necessário”, alerta o médico.

Dores na coluna: Faça você também a sua parte 

Não se esqueça que escolhas saudáveis não são importantes apenas para a saúde da coluna! A boa alimentação, a manutenção do peso, exercícios físicos diários e boas noites de sono são fundamentais para a saúde geral do organismo.

“O nosso corpo foi feito para estar em constante movimento, não deixe que as dores nas costas sejam um impedimento. Busque ajuda!”, finaliza.

Dores na coluna: Sobre o Dr. Cezar Augusto Alves de Oliveira

Neurocirurgião – Especialista em Coluna, é o chefe das equipes da Neurocirurgia nos hospitais: Sírio-Libanês, AACD, Hcor, Rede São Luiz, Edmundo Vasconcelos e Santa Catarina. Possui especialização pela Harvard Medical School, com Prof. Chief Peter M.

Black; fez residência médica com especialização em cirurgia da coluna, no Departamento de Neurocirurgia do Centro Médico da Universidade de Nova Iorque, com o Prof. Dr. Paul Cooper; é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Possui graduação pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e cursou o Internato Eletivo em Neurocirurgia, no Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Instagram: @drcezardeoliveira.

Leia também – Cuidado com a coluna: dicas de cuidados no home office.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui