Profissão de Product Manager: com conhecimentos em análise de dados, marketing e vendas, funcionam como elo entre Devs e UX Designers.
Segundo a pesquisa Panorama de Product Management 2022, feita pela PM3, escola referência na educação de produtos digitais do Brasil, 26% dos profissionais que migraram para a área de Produto vieram de Tecnologia, 16,5% de Marketing/Comunicação, 15,6% de Projetos, 5,3% de Engenharia, 5,2% do Financeiro e 4,6% de Design. Os dados refletem o perfil de um dos principais cargos do meio, o PM (Product Manager – Gerente de Produto), que tem entre as competências exigidas habilidades diversas, como visão analítica e conhecimento de análise de dados, marketing e vendas, bem como praticar uma comunicação assertiva e ter uma boa visão de negócios.
O gerente de produto ou PM (Product Manager) atua aliando as necessidades do usuário à visão do negócio para criar ou aprimorar produtos e ferramentas. No dia a dia lidera questões como: entender o fluxo de uso do produto, a jornada do consumidor, cria hipóteses de quais novas funcionalidades acrescentar, quais produtos existem e devem abandonar, dentre outros. Portanto, são especialistas que estão dentro do universo da tecnologia, mas que unem habilidades estratégicas e de visão analítica com soft skills, como ter capacidade de organizar as demandas, direcionar o time e de comunicação entre diferentes equipes.
De acordo com Marcell Almeida, CEO da PM3, enquanto os times de TI alocam esforços em atividades operacionais e de construção de interface para o cliente, o PM garante que tais esforços estejam indo ao local adequado. “Ele funciona como uma cola entre programadores e designers de UX (Experiência do Usuário), formando uma verdadeira tríade da tecnologia”, diz. “São perfis generalistas, já que são responsáveis por alinhar os negócios da empresa ao desenvolvimento de produtos de qualidade e à sua receptividade no mercado”, completa.
O executivo também destaca que, por mais que o conhecimento técnico seja fundamental para o desenvolvimento do trabalho, somente com atributos multifacetados o profissional da área consegue criar soluções interativas, analíticas e humanas. “Embora uma boa parcela do segmento de tech esteja realmente atrelado ao uso de ferramentas tecnológicas, o cenário atual faz com que a demanda por competências adquiridas em diferentes áreas seja fundamental na missão de contribuir para um produto final melhor”, explica. E por isso, para essa função não é necessário saber escrever um código, mas é fundamental saber entender as necessidades dos usuários e traduzir isso para um produto digital.
Profissão de Product Manager: PMs no mercado de tecnologia
A Pesquisa Panorama de Product Management aponta que a proporção de PMs de desenvolvedores nas equipes, independente do tamanho das empresas, é bem heterogênea. Dentre os entrevistados, 16% dizem haver 1 PM para cada 3 Devs, 17% afirmam que é de 1 PM para cada 10 Devs e 18% relatam que a estrutura é de 1 PM para cada 5 Devs. De qualquer forma, vê-se que há cada vez mais marcas valorizando o papel do PM, muito por ele ser o elo entre a equipe de TI com outras áreas da companhia.
Com a combinação entre a importância desse profissional para as empresas e o aquecimento do mercado de tecnologia, o estudo também ressalta um aumento na remuneração desses trabalhadores. O levantamento revela que 25% dos PMs possuem uma média salarial que gira em torno de R$ 12.001 a 15.000, com as lideranças podendo alcançar R$ 30.000. Além disso, os salários do setor de Produtos como um todo cresceram 20% entre 2021 e 2022.
Sobre a PM3
A PM3 é a maior referência na educação em produtos digitais do Brasil. Ao apostar em uma estrutura completa de ensino, a escola desenvolve, forma, especializa e conecta profissionais por meio de três pilares: o maior portfólio de cursos em produto, aprendizado contínuo e colaborativo na maior e mais ativa comunidade da área do país, bem como conteúdos gratuitos de rápido e fácil consumo.
Com materiais sempre atualizados, instrutores renomados, frameworks e cases reais, além da liberdade para estudar em qualquer horário e local, a escola já impactou mais 25 mil pessoas e 500 empresas. Desde 2021 faz parte do maior ecossistema de educação em tecnologia do Brasil, a Alura.
PraCarreiras e a mentoria de carreira
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!