Como resolver o deficit de mão de obra do mercado de tecnologia no Brasil?

Projeto visa fornecer qualificação em TI

Projeto visa fornecer qualificação em TI: a profissão de programador, comemorada no dia 13/09, obteve um aumento na busca de 60% no Estado.

Nos últimos anos, é notável o crescimento do mercado de trabalho na área de tecnologia, principalmente após o início da pandemia, momento que impulsionou a digitalização na área profissional. Segundo dados da Catho, plataforma digital de classificados de empregos, a procura por profissionais de tecnologia cresceu nada menos que 671%, em São Paulo, apenas em 2020, resultando na abertura de 85 mil novas vagas para o setor.

Mesmo com diversas oportunidades, esse segmento profissional ainda carece de mão de obra qualificada. De acordo com os números divulgados pela Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), até 2025 devem ser criadas quase 800 mil novas vagas de emprego na área de tecnologia. A pesquisa também aponta um déficit anual de 106 mil profissionais para esse mercado.

Para preencher essa lacuna, o projeto social Campinho Digital oferece, de forma gratuita, cursos profissionalizantes na área da tecnologia para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. A ONG tem como objetivo gerar um importante impacto social e fornecer soluções ao mercado de trabalho digital, disponibilizando mão de obra qualificada às empresas.

Projeto visa fornecer qualificação em TI: capacitação

“O Campinho Digital se orgulha de trabalhar em parceria com empresas do setor de tecnologia. Nossa proposta é capacitar novos talentos profissionais para ingressarem nesse mercado”, ressalta Luis Parenti, Diretor Geral do Campinho Digital.

A Amazon Web Services (AWS) é uma das colaboradoras do Campinho Digital e investe globalmente para aumentar a empregabilidade do setor em questão. Um dos objetivos da empresa é capacitar profissionais qualificados para atender à crescente demanda que o mercado de trabalho de tecnologia terá nas próximas décadas, apoiando clientes e parceiros na transformação digital. A empresa pretende capacitar 29 milhões de pessoas em computação em nuvem até 2025.

“O Estudo Global de Habilidades Digitais da AWS de 2021 descobriu que a capacidade de usar ferramentas baseadas em nuvem será a habilidade mais exigida pelos empregadores em todo o mundo em 2025, mas atualmente a maioria dos profissionais não estão sendo treinados nessa habilidade. Além disso, o relatório “Futuro do Emprego”, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2020, aponta que a computação em nuvem será uma das tecnologias mais adotadas pelas empresas até 2025”, aponta Paulo Cunha, diretor de vendas da AWS para o Setor Público.

Juntos, Campinho Digital e AWS promovem o programa AWS re/Start no Brasil, o qual tem uma formação qualificada e robusta em TI e computação em nuvem. Os participantes do curso ganham vouchers para tirar a certificação AWS Cloud Practitioner, que é um passaporte para a ingressão no mercado de trabalho digital.

“O re/Start é um curso de qualificação profissional que conecta estudantes com o mercado de trabalho. Ocorre em mais de 100 cidades em quase 50 países. 91% dos concluintes do re/Start são encaminhados para entrevistas de emprego e processos seletivos; mais de 1.100 empresas no mundo todo já contrataram estudantes re/Start”, explica Paulo.

A primeira turma do programa AWS re/Start no Brasil, que foi operada pelo Campinho Digital, obteve 61% de empregabilidade dentre os alunos certificados, os quais estão atuando na área de TI.

“Finalizamos recentemente a segunda turma do programa re/Start, na qual 30 alunos, de São Paulo, concluíram os estudos. Já temos 60% de empregabilidade entre os alunos certificados pela AWS Cloud Practitioner. Além disso, em setembro, finalizaremos a terceira turma do programa com 35 alunos e iniciaremos a quarta turma também com 35 alunos, para todo o Brasil, com ambas as classes temos a expectativa de 70% de novos profissionais atuando no setor”, explica Luís.

Resultado desse trabalho, o aluno Luiz Mitsuru conquistou o certificado em Cloud Practitioner da AWS, participando da primeira turma do programa re/Start operada pelo Campinho Digital. Ele relata sua experiência.

“O curso AWS re/Start me proporcionou os conhecimentos necessários para que eu conseguisse dar os primeiros passos em minha carreira e ter uma certificação da AWS, o que foi o diferencial para meu ingresso no mercado de trabalho na área de cloudAtualmente estou exercendo o cargo de Analista de Suporte Junior, na Uol CompassoAlém disso, os laboratórios do curso foram essenciais para aprimorar o conhecimento adquirido na teoria, possibilitando colocá-lo na prática”.

Além do Programa re/Start o Campinho Digital também oferece cursos profissionalizantes em Programação Web Full Stack, o qual prepara os estudantes para habilidades em programação Front-End e Back-End; Profissionais do Futuro, que visa rápida inserção dos alunos no mercado de startups e Unreal Engine, tendo como objetivo capacitar os participantes a lidarem com a versão mais recente do motor gráfico desenvolvido pela Epic Games.

Sobre o Campinho Digital

O Campinho Digital é uma rede de centros de aprendizagem em comércios digitais dirigidos a pessoas com mais de 16 anos em situações de vulnerabilidade social.
Esta iniciativa contribui para a democratização e inclusão no acesso às oportunidades apresentadas pela economia digital através do desenvolvimento de competências digitais para a inserção do trabalho. A partir de 2020 até à data, 180 jovens e adultos foram formados na Professionais do Futuro, juntamente com a Google e Meta e Programação em conjunto com a Digital House.
Mais informações: https://www.campinhodigital.org/

Sobre a Fundação Compromisso

A Fundação Compromisso desenvolveu e divulgou, nos anos noventa, um novo modelo de apoio e investimento eficaz em questões sociais, ambientais e culturais no seio de organizações da sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas em toda a América Latina.

Inspirada no trabalho e filosofia de Peter Drucker para gerir o conhecimento produzido pelas organizações de forma a alcançar uma mudança social em todos os setores, a Fundação Compromisso tem ajudado as organizações a compreender o que fazem, quem servem e como o fazem, focando-se no que valorizam e no impacto que conseguem ao fazê-lo.

Atualmente, o FC tem como objetivo impactar os investidores da região para os ajudar a compreender as oportunidades que têm na arte, criatividade e questões ambientais e sociais, atraindo todo o tipo de parceiros de todo o mundo, desde grupos comunitários a fundações de inovação, com o objetivo de alcançar mudanças sociais.  Visita: https://en.compromiso.org/la-fundacion

PraCarreiras e a mentoria de carreira

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!