CEO da Organica elenca principais motivos para gestores buscarem mentoria

razões para líderes buscarem mentoria

O desenvolvimento de habilidades específicas para atingir eficiência está entre as principais razões para líderes buscarem mentoria.

Prática pode ser um eficiente caminho para construção e desenvolvimento de gestores.

Os líderes precisam desempenhar diversos papéis para atingir os desafios de negócios, alinhados com gestão eficiente e inteligência emocional. E, para atender todas as  demandas que a posição de liderança exige, é importante o desenvolvimento contínuo de habilidades específicas, e a mentoria é um caminho  para a construção dessas skills.

A Organica Evolução Exponencial, aceleradora de pessoas e negócios, que já colaborou com mais de 100 companhias para se reenquadrarem ao novo cenário econômico, entre elas nomes como Hering, Modal Mais e Studio Z, é referência em mentorias para founders e líderes.

Para auxiliar ainda mais os profissionais nestes cargos estratégicos, o CEO da Organica, Roni Cunha Bueno, elenca os dez + 1 principais motivos para gestores buscarem mentoria:

1) Solidão: As posições de Liderança são muito solitárias e, geralmente, os líderes não têm como dividir questões chaves e profundas com seus pares, superiores ou subordinados;

2) Pontos Fracos: Todos temos gaps, a liderança não foge à regra. O problema é quando não os conhecemos e não criamos estratégias para minimizar seus impactos;

3) Clareza: Ver de fora é muito mais fácil. Assim, a mentoria possibilita ter uma pessoa ao seu lado que te analisa de fora e oferece uma visão mais clara sobre você para extrair sua maior potência;

4) Vícios: Até hoje não teve um mentorado(a) nosso que não tivesse vícios de gestão. O que significa? Que vícios são modelos que já fizeram sentido em um momento da carreira, mas que hoje geram mais problemas que soluções;

5) Desenvolvimento: Todos precisam se desenvolver para serem melhores lideranças, algo que ainda não é ensinado na maioria das formações. Este é um caminho empírico que cada pessoa percorre individualmente mas que pode ser acelerado com o apoio e as técnicas adequadas;

6) Medo: O medo é um sentimento perigoso. Ou você lida com ele ou ele lida com você e a importância de uma mentoria é ter um espaço de confiança para colocar seus medos para fora. Lideranças com medo tendem a errar muito mais em decisões críticas;

7) Se conhecer: Todo processo de mentoria passa por se conhecer, e conhecer o outro. Hoje o líder precisa ter sensibilidade e entendimento de pessoas. Muitos líderes chegaram ao cargo de liderança por terem sido excelentes técnicos ou executores; mas ainda têm muito o que desenvolver na percepção das pessoas;

8) Vergonha: Existe uma crença ainda muito forte, que vem da velha economia que a liderança tem que ser heróica. Não ter vergonha das suas limitações e se permitir ter um mentor vai acelerar o seu desenvolvimento em relação aos seus pares e outros profissionais;

9) Cuidado: Em geral, a liderança é quem cuida de todos. E quem está cuidando de quem cuida? No âmbito pessoal um psicólogo, no âmbito do negócio, um mentor. Se permita ter alguém cuidando de você;

10) Disciplina: Como tudo na vida, desempenho requer disciplina. Na sua posição de líder, é a mesma situação. Fazer mentoria vai te forçar, a cada quinze dias, a parar e treinar sua nova versão de liderança;

11) Plano: Você que faz tantos planos para empresa, para tudo e todos. quando foi a última vez que você fez o seu plano?

Sobre a Organica

Criada em 2014, a Organica Evolução Exponencial é formada por um grupo de empreendedores com expertise para acelerar negócios e pessoas, e adaptar as empresas em um mercado em constante evolução.

Por meio de experiências pessoais e no mundo corporativo, o time multidisciplinar da Organica já colaborou com mais de cem companhias – grandes nomes como Hering, Farm, Santander e Studio Z -, para se reenquadrarem ao novo cenário econômico, com reposicionamento de produtos e serviços. A Organica dispõe de conhecimento técnico em áreas estratégicas para alavancar negócios de áreas diversificadas, como marketing de performance, cultura organizacional, branding, produto, inovação, pessoas e gestão.

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