Relacionamento interpessoal: soft skill fundamental para a retomada do trabalho

Relacionamento interpessoal
As relações de trabalho sofreram diversas transformações desde o início da pandemia, em função do distanciamento e das medidas preventivas adotadas em todo o país.
No entanto, com o avanço da vacinação, o mundo corporativo segue em ritmo de retomada das atividades presenciais, o que vai demandar o aprimoramento de algumas soft skills, entre elas o relacionamento interpessoal.

Essa demanda promete ser ainda maior para quem atua na área de Secretariado, já que para esses profissionais, responsáveis por humanizar processos nas organizações, saber lidar com pessoas, dos mais diferentes níveis hierárquicos, é fundamental para o bom desempenho da sua função.

Relacionamento interpessoal: Mudanças de cenário

A professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) Luciana Luciani explica que, com a chegada da pandemia, profissionais de diversas áreas passaram a desenvolver suas atividades de forma 100% remota. Com isso, o contato humano, “olho no olho”, da proximidade física ficou comprometido. No entanto, agora esse cenário se inverte.

“Por mais que no início tenha sido difícil para a grande maioria dos profissionais, passados tantos meses, muitos se adaptaram a trabalhar remotamente, isolados em suas casas. Com a retomada das atividades de modo presencial, as relações interpessoais precisaram ser retomadas, reconquistadas. Nesse contexto, o profissional de Secretariado, por circular nas mais diversas áreas da empresa, precisará ter muita inteligência emocional para lidar com as diferentes expectativas e com os diferentes perfis que se transformaram por conta do isolamento social e profissional”, avalia.

Relacionamento interpessoal: Soft skills e tendências de mercado

As soft skills são habilidades comportamentais relacionadas à maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. Segundo a professora Luciana, entre as soft skills que serão mais requisitadas aos profissionais de Secretariado está a comunicação de excelência. Isso porque, em muitos dos casos, o secretário representa seus gestores e precisa lidar com diversos públicos, logo, uma comunicação baseada na empatia e na não violência é fundamental para garantir a empregabilidade do profissional e o sucesso em suas relações.

Outra soft skill que os profissionais não podem deixar de desenvolver é o bom relacionamento interpessoal, considerando as interações no trabalho, a gestão de conflitos e o convívio profissional entre diferentes gerações.

Relacionamento interpessoal: curso de extensão

Para qualificar os profissionais para os novos desafios que o mercado exigirá, a FECAP oferece o curso de extensão “Soft Skills para a Gestão Secretarial”. Com 30 horas de duração, o curso on-line conta com um time de professores especialistas no assunto tratando de quatro diferentes soft skills, de modo que o participante possa refletir sobre as suas atuais práticas e aplicar os conceitos discutidos em cada módulo.

“Sem dúvida, é um curso que vai contribuir para o desenvolvimento do profissional de Secretariado, especialmente neste momento de retomada das atividades presenciais e/ou híbridas”, avalia a professora Luciana.

As inscrições para o curso estão abertas e podem ser feitas no site da FECAP. Para garantir sua vaga e conhecer mais sobre o curso, clique aqui.

Relacionamento interpessoal: sobre a professora

Doutora e Mestra em Letras (Mackenzie), especialista em Língua Portuguesa e Literatura (Mackenzie) e em Marketing e Negócios Internacionais (IPEP), graduada em Letras com Habilitações em Tradutor e Intérprete e Licenciatura Plena – Inglês/Português (UNIBERO). Professora nos cursos de Graduação (Secretariado Executivo, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas) e de Pós-Graduação (Assessoria Executiva) na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Experiência de 20 anos na área ACADÊMICA (presencial e EaD) e 22 anos na área Secretarial. Atua com palestras e ministra treinamentos voltados à comunicação, redação corporativa e atuação secretarial. Autora do livro “Leitura da Imagem: do verbo às capas de O Cortiço no século XXI” e coautora dos livros “Formação e atuação do professor de língua portuguesa” (2020), “Professor(a): identidade e representação” (2020), “Paulo Freire: da teoria à prática” (2018) e “Paulo Freire em tempo presente”(2016).

Relacionamento interpessoal: sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos.
Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo.
Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui