Tamanho do currículo importa para conseguir uma vaga?

Tamanho do currículo importa para conseguir uma vaga?
Tamanho do currículo importa para conseguir uma vaga?

Na hora de formatar um currículo, a grande preocupação de quem busca por uma vaga de trabalho é saber se ele vai encantar os recrutadores. E um dos pontos essenciais para isso é o tamanho do currículo, que deve seguir alguns padrões para chamar a atenção dos gestores de RH. 

Para que você saiba criar um currículo atrativo, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre a quantidade de páginas em um currículo. Ainda, conversamos com a Consultora de Recursos Humanos, Cristiane Roque de Souza, que trouxe várias dicas sobre o tamanho e a formação ideal para um currículo causar uma boa impressão na busca por um emprego. Boa leitura! 

Existe um tamanho adequado para o currículo?

O currículo é o seu primeiro contato com uma entrevista de emprego, por isso ele deve chamar atenção. De acordo com uma pesquisa do site TheLadders, um recrutador demora cerca de 6 segundos para olhar um currículo e analisar se deve saber mais do candidato. Por isso, o praticado no Brasil, são currículos com até duas páginas.  

“Três, quatro, cinco páginas de um currículo pode ficar cansativo para o próprio candidato e para quem vai avaliar. Por isso o adequado é que o currículo tenha informações verídicas e relevantes que expressam os conhecimentos que a pessoa tem.”, disse Cristiane Roque de Souza.

O tamanho do currículo muda de acordo com a área de atuação da pessoa? 

Dependendo da área de atuação, o currículo pode exigir qualificações específicas do profissional, tornando-as essenciais em uma aplicação de vaga. Assim, o candidato se destaca dos demais e mostra exatamente o que a vaga busca. Isso faz com que o tamanho do currículo se diferencie, ficando maior ou menor de acordo com as exigências do mercado. 

Para Cristiane, o currículo pode variar bastante de tamanho e um exemplo são as áreas técnicas e exatas. 

“Normalmente esses candidatos possuem qualificações e cursos específicos que dão validade para as áreas de atuação. Isso é muito comum nas áreas de TI e engenharia. Por isso, é essencial que o candidato avalie qual conteúdo realmente precisa ir ao currículo. Tudo o que for para agregar, principalmente em áreas técnicas, é importante constar”. 

O candidato deve ter várias versões do mesmo currículo?

Com tantas especificidades entre as áreas de atuação, será que um profissional precisa ter diversas versões de um currículo? Para a consultora em RH, a prática deve ser evitada. 

“Independente da área, o conteúdo deve claro, objetivo e transparente. Se as informações ali contidas são a sua verdade, essa é a versão que deve ser usada”, disse.

O tamanho do currículo pode ser diferente se o candidato for se inscrever em vagas fora do Brasil?

Fora do Brasil, é comum que os currículos sejam pequenos e mais sucintos, sempre voltados para as suas experiências acadêmicas e profissionais, além de conquistas e pontos fortes. Ele deve ter uma linguagem direta, um layout limpo e passar por correção gramatical para ter certeza que o idioma foi escrito de uma maneira usual.

“Os pontos de atenção são a tradução e, claro, o conteúdo. Em geral, é necessário inserir o que realmente faz sentido já que você está sendo avaliado em outro país, outra cultura. Deve-se deixar claro o objetivo, o tempo de experiência e as vivências. Não se pode esquecer de inserir a localização e os contatos atualizados.”, explicou a especialista.

Como reduzir o currículo se tenho muitas experiências profissionais?

O que escrever no currículo de uma pessoa com várias vivências? Essa é uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é a quantidade de páginas em um currículo. Aqui, o profissional deve avaliar quais os pontos mais relevantes na hora de preencher as informações sobre sua carreira. Veja abaixo as dicas da consultora de RH Cristiane de Souza:

Muitas experiências na mesma atuação


Para este caso, você deve listar o seu crescimento na carreira, as conquistas e a evolução na área, por exemplo, de assistente para sênior.

Muitas experiências em vagas diferentes

Se o candidato começou a carreira atuando em áreas diferentes da sua formação, ele pode indicar o cargo ocupado, o nome da empresa e o período desta ocupação. Assim, você reduz e não deixa de informar partes da sua jornada profissional. 

Formatação ideal para um currículo chamar a atenção dos recrutadores

Agora que você já entendeu o que tamanho do currículo é importante para chamar a atenção dos recrutadores, chegou a hora de aprender a fazer um currículo que se destaque em processos seletivos. Veja abaixo as dicas da consultora de RH, Cristiane Roque de Souza:

  • Formatação da folha: sempre optar por A4 por ser clássica.
  • Fonte do currículo: Verdana, Arial, Times ou Calibre por serem legíveis e claras
  • Dar destaque para dados pessoais como nome, endereço, e-mail, telefone e LinkedIn.
  • Se possível colocar uma foto no tamanho 3×4.
  • Inserir o objetivo de maneira clara.
  • Inserir a formação acadêmica com data de início e formação, e certificações.
  • Detalhe as últimas empresas que você trabalhou e possuem relação com sua área de atuação.
  • Insira cursos extras, idiomas que fala, se realiza trabalho voluntário, se já fez intercâmbio e demais informações relevantes para que o recrutador conheça mais sobre você.

Gostou das dicas? Agora, é caprichar na formação do currículo, inserir as informações mais importantes sobre a sua vida profissional e buscar as vagas dos seus sonhos. Boa sorte!

pub-2012670429573875