Testes com Inteligência Artificial da Mindsight aumentam eficiência de processos seletivos

Testes com Inteligência Artificial

Com o MindMatch, solução de testes com inteligência artificial para recrutamento e seleção.

A empresa auxilia contratações de nível operacional a C-Level e melhora experiência dos usuários.

Após o lançamento de um novo produto em agosto, a Mindsight, empresa especializada em tecnologia e ciência de dados em Recursos Humanos, apresenta novidades na sua solução de testes para recrutamento e seleção.

O software já revelava a personalidade, habilidades, match com a posição e fit cultural de candidatos em processos seletivos. Agora, com três novos testes que avaliam interesses, raciocínio simples e raciocínio adaptativo, a Mindsight passa a apoiar contratações de todos os níveis e melhora a experiência dos candidatos.

Principal produto da empresa, o MindMatch começou a ser desenvolvido em 2015 e hoje representa 85% do faturamento da Mindsight.

Os principais objetivos do software, que conta com algoritmos de Inteligência Artificial para o cruzamento de dados dos testes com o mapeamento da cultura da empresa e com arquétipos (pré-definidos ou personalizados) de funções, são reduzir o tempo e remover vieses dos processos seletivo, assim como aumentar a assertividade nas recrutações.

“Com os novos assessments complementando os que já oferecíamos, conseguimos auxiliar contratações de todos os níveis, de operacional a corporativo, e melhorar a experiência dos usuários, reduzindo em mais de 50% o tempo necessário para finalizar o teste”, explica Thaylan Toth, CEO da Mindsight.

Testes com Inteligência Artificial: Utilizando o MindMatch

Utilizando o MindMatch, o Grupo Ri Happy conseguiu reduzir o tempo de triagem de candidatos de dois dias para apenas três horas. No processo seletivo como um todo, o SLA (Service Level Agreement) diminuiu em 33%, de 30 para 20 dias.

“O teste nos garante a manutenção de um bom relacionamento com os candidatos, além de assegurar assertividade no método de avaliação das pessoas.

Como a equipe de recrutamento tem menos contato pessoal com o candidato em um processo virtual, o teste traz segurança para a avaliação”, afirma Lara Modesto, coordenadora de Recursos Humanos da Ri Happy.

Atualmente, o MindMatch conta com mais de 250 clientes, incluindo empresas como Stone Pagamentos, XP Investimentos., Itaú, Suzano, Raízen, Kroton, Tim Brasil e Porto Seguro.

Conheça os testes com Inteligência Artificial do MindMatch

Com os novos assessments lançados este mês, o software possui agora oito diferentes testes que ajudam empresas a contratarem os candidatos ideais. São eles:

Teste de Cultura Organizacional: mensura valores e crenças ligados ao ambiente de trabalho, por ordem de prioridades. Um mapeamento cultural é construído com base nas pessoas de referência da empresa, para depois, durante o processo seletivo, identificar a aderência de cada candidato.

Teste Social: é um Situational Judgement Test (SJT) de habilidades interpessoais, melhor alternativa de teste psicométrico para se medir inteligência social sem a necessidade de um avaliador presencial.

Teste Motivacional: é um Conditional Reasoning Test, que mede o constructo de força de motivação relativa. As questões do teste identificam os mecanismos de justificativa que o sujeito atribui às situações, sendo possível mensurar a energia e determinação para alcançar objetivos.

Teste de Learning Agility (NEXA): mensura a habilidade de lidar com novas experiências de forma flexível e rápida, testando novos comportamentos, colhendo feedbacks e refletindo sobre as tentativas anteriores.

Além disso, mede a capacidade do indivíduo de fazer ajustes rápidos para concretizar a experiência em um novo aprendizado, podendo aplicá-lo em uma outra situação. Esse teste é muito utilizado para seleção e desenvolvimento de líderes.

Teste de Personalidade: mensura diferentes atributos de personalidade que podem variar de 0 a 100. Ao final do mapeamento, cada pessoa testada revela uma combinação única de características, com diferentes intensidades. O teste é realizado a partir da autopercepção do sujeito, ou seja, é um self assessment.

Teste de Interesses (novo): construído com foco em posições operacionais, este teste tem como base a teoria do hexágono de Holland.

Por meio de questões simples, é possível identificar os principais interesses do candidato, que podem ser agrupados nas categorias convencional, realista, investigativo, artístico, social e empreendedor.

“Em posições mais operacionais, o interesse da pessoa por uma certa atividade possui correlação direta com sua performance e a satisfação como funcionário”, explica Thaylan.

• Teste de Raciocínio Adaptativo (novo): mensura habilidades cognitivas e resolução de problemas com questões direcionadas de acordo com o desempenho do próprio respondente, melhorando a experiência do usuário.

“Criamos um grande banco de questões para compor o teste e aplicamos diversas etapas de calibração para manter a confiabilidade e segurança do resultado”, afirma Thaylan.

• Teste de Raciocínio Simples (novo): versão simplificada do teste de Raciocínio Adaptativo e adaptada para posições operacionais. O teste é rápido e o resultado é “aprovado” ou “reprovado”

Testes com Inteligência Artificial: Sobre a Mindsight

A Mindsight leva ciência, inteligência e tecnologia para os processos de gestão de pessoas. Com algoritmos próprios de Inteligência Artificial e aplicação de machine learning, a Mindsight desenvolve ferramentas analíticas e preditivas que proporcionam às áreas de Recursos Humanos mais assertividade em suas tomadas de decisões.

Fundada em 2015, a empresa especializada já está presente em sete países, auxiliando mais de 250 companhias a levarem racionalidade para uma área dominada por vieses e achismos. Para mais informações, visite: https://www.mindsight.com.br/.

Leia também – Inteligência artificial: a chave para transformar a jornada do cliente.

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