Confira 5 erros que podem atrapalhar a sua produtividade

Atrapalhar a produtividade:

Confira 5 erros que podem atrapalhar a sua produtividade, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Gisele Miranda.

Autora do recém-lançado livro “A Coragem de se apaixonar por você”, Gisele Miranda destaca cinco equívocos que prejudicam a performance no trabalho e ensina a evitá-los para otimizar o tempo e as tarefas.

Atualmente, lidamos com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, por isso, fala-se muito em produtividade. Resumidamente, o conceito de “ser produtivo” está associado à relação da capacidade de produção versus o tempo disponível e, consequentemente, é bem relevante no mundo dos negócios, pois implica inclusive no lucro da organização.

“De forma geral, todos buscam constantemente produzir mais em um período mais curto de tempo, por inúmeros motivos – seja para usufruir de mais horas livres, render mais no ambiente de trabalho, ter uma melhor administração da própria rotina, entre outros. Muita gente às vezes se pergunta por quê o dia não tem mais do que 24 horas, pois esse período às vezes pode parecer curto para darmos conta de tantas atividades”, comenta a mentora de Carreira e Liderança Gisele Miranda.

Atrapalhar a produtividade: Cobrando a produtividade

Além disso, as empresas costumam cobrar produtividade dos colaboradores, e muitas vezes esse “termômetro” é feito por meio das entregas e resultados apresentados. “Ou seja, quem é visto como pouco produtivo não costuma ser bem visto no ambiente corporativo, nem alcançar destaque na empresa. Por isso, é importante prestar atenção nesse tipo de comportamento para poder evitar”, diz.

Existem inúmeras listas com dicas de produtividade, mas mesmo assim, muitas pessoas ainda não conseguem ser tão produtivas como gostariam. Caso esse seja o seu caso, provavelmente você está cometendo alguns deslizes. Pensando nisso, Gisele listou cinco erros bastante comuns, e deixa algumas dicas para driblá-los:

Em “A coragem de se apaixonar por você”, a autora destaca que as mulheres precisam se conectar a sua verdadeira essência, reconhecendo-se como a mulher fantástica e superpoderosa que são Crédito: Divulgação

Atrapalhar a produtividade: Distração com o celular toda hora

Atualmente, recebemos notificações no celular a todo momento, seja do Whatsapp, Facebook, Instagram, e-mail, além de inúmeros outros aplicativos. Com isso, se pararmos para olhar toda vez que o celular apita, perdemos muito tempo e mais que isso, a concentração.

Além do mais, o celular é um grande vilão da produtividade, afinal os conteúdos, principalmente, das redes sociais, são infinitos. Gisele destaca que é importante equilibrar todas as demandas do dia. “Tenha foco e atenção ao que é mais urgente naquele momento, deixe o celular um pouco de lado e mantenha um planejamento sempre à disposição com as prioridades, prazos e datas importantes das suas tarefas”, ensina a mentora.

Atrapalhar a produtividade: Falta de planejamento

É fundamental planejar sempre, em relação ao tempo para cada atividade, e qual será a agenda de cada dia. Para Gisele, sem esta organização, as horas do dia acabam sendo usadas apenas para “correr atrás do relógio”, ou seja, não existe nenhuma realização de fato.

“Precisamos desligar o piloto automático, e ir além do fazer por fazer. De vez em quando, é necessário respirar e refletir se aquela tarefa que está sendo executada é de fato urgente, ou até mesmo necessária. Somente analisando a real importância de cada atividade realizada no dia a dia, de cada plano delineado, conseguimos alcançar a produtividade. Faça um plano eficiente e assertivo”, diz a especialista.

Atrapalhar a produtividade: Não priorizar tarefas

Logo cedo, ou no dia anterior, como preferir, reserve alguns minutos e elabore uma lista com tudo que precisa ser feito. Isto o ajudará a visualizar as tarefas mais importantes e conhecer aquilo que realmente deseja alcançar. “Lembre-se que o dia só tem 24 horas. Esse número não vai subir para trinta horas só porque você ainda tem muita coisa para resolver”, alerta Gisele.

Portanto, defina o que é prioridade, e detalhe como irá lidar com cada uma. “Eu sei que os afazeres nunca acabam, o dia começa com uma lista de 15 itens e finaliza com 25, ao invés de diminuir, só aumenta. Por isso, não importa a quantidade, mas sim você ter clareza das suas prioridades. A partir de um gerenciamento de tempo eficiente, é possível produzir mais e com qualidade”, comenta a autora.

Atrapalhar a produtividade: Querer fazer várias coisas ao mesmo tempo

Por mais que o mundo corporativo valorize os profissionais “multitarefa”, diversos estudos científicos mostram que o cérebro humano não consegue realizar duas ou mais ações simultaneamente. Segundo as pesquisas, a mente tende a alternar entre as tarefas e, consequentemente, essa mudança de foco faz com que leve mais tempo para concluí-las.

Segundo Gisele, é a organização que faz o tempo render. “Elabore a sua agenda, não importa se é de papel, virtual ou até mesmo algum aplicativo do celular, o mais importante é você analisar tudo o que precisa ser feito e distribuir isso ao longo do dia, da semana ou do mês”, ensina a mentora.

Atrapalhar a produtividade: Não delegar

Certamente, existem inúmeras pessoas no seu time com talentos e habilidades para executar determinadas tarefas, que talvez você não tenha tempo hábil para fazer. Por isso, não tenha medo de confiar e delegar essas funções a elas.

Porém, Gisele faz uma ressalva: “Não basta delegar, ou seja, ao comunicar e distribuir determinada tarefa, compartilhe com o seu time qual a importância desta atividade, e como ela irá contribuir no resultado final do que vocês têm buscado. Uma gestão humanizada é outro fator extremamente importante quando o assunto é produtividade, além da organização e do planejamento”, finaliza.

Atrapalhar a produtividade: Sobre a Gisele Miranda

Mentora de Carreira & Liderança, autora e palestrante, Gisele Miranda atua há 25 anos auxiliando mulheres a despertarem 100% de seu potencial na carreira e na vida pessoal, tornando-se protagonistas de sua própria história.
Com formação em Psicologia Positiva, Neurolinguística e Neurociências, tem como principal missão fomentar e empoderar as lideranças femininas nas organizações, guiando mulheres e empresas rumo ao sucesso. É autora do recém-lançado livro “A Coragem de se apaixonar por você” (Editora Gente).

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui