Qual a importância do Fit Cultural?

importância do Fit Cultural

Primeiro, você sabe o que é Fit Cultural?

Fit Cultural é o quando uma pessoa compartilha dos mesmos valores e crenças da empresa, ou seja, qual é a capacidade que essa pessoa tem de se encaixar na empresa para que suas habilidades sejam aproveitadas ao máximo.

Alguns dizem também que o Fit Cultural é uma forma ou metodologia de avaliar se o candidato tem o perfil da empresa.

Importância do Fit Cultural: Algumas empresas já se integraram

Algumas empresas já realizam o teste de Fit Cultural principalmente nos programas de trainee e estágio no mercado.

São testes que ajudará a empresa a escolher o candidato adequado não somente pelo perfil necessário para a vaga, como também entender se esse candidato se adequa as características ou cultura da empresa, evitando assim o turn over.

Esses testes podem ser o teste de perfil, com inteligência artificial ou até mesmo perguntas feitas de forma estratégicas para identificar o perfil mais aderente.

Pensando nisso, dizemos então, que para uma empresa é importante saber: Qual sua missão? Qual o seu propósito? Aonde quer chegar? As organizações no decorrer dos anos foram formando opiniões, comportamentos, maneiras de atuar, o que era mais esperado no mercado.

Algumas empresas têm uma forma de trabalhar diferentes de outras, umas trabalham com inovação, outras são mais conservadoras, umas tem um processo de escolha de fornecedores diferentes como por exemplo: umas olham para custos, outras mais para a qualidade, ou um caráter disruptivo, o que mais pesa para a tomada de decisão?

Importância do Fit Cultural: Trabalhando com metas

Algumas empresas trabalham com meritocracia, baseados em métricas, outras já utilizam bônus distribuídos pela área, ou seja, se a área bater todo mundo ganha ou todos não ganham, isso acontecem em empresas que entendem o desenvolvimento do grupo e não individual.

Algumas empresas aderem/cultiva mais para resultados outras mais para pessoas. Tudo isso influenciam a cultura, baseado nos seus valores, naquilo que a empresa acredita. Nem sempre a missão, valores estão escritos…a cultura muitas vezes se baseia nos comportamentos das pessoas que ali atuam. Nesse momento é que você precisa refletir o que mais prevalece nessa empresa que você deseja trabalhar.

Quando você é candidato e está se candidatando a uma oportunidade, você já se perguntou se você tem o perfil da empresa? Sua cultura, seus valores estão de acordo com o da empresa?

Importância do Fit Cultural: Alinhamento com a cultura da empresa

Me refiro ao alinhamento com a cultura da empresa, isso fará com que você permaneça na empresa, sinta-se pertencente a mesma, cada vez mais engajado. Algumas perguntas são chaves para que o recrutador identifique se o candidato está dentro da expectativa, são elas: Porque você deseja trabalhar nessa empresa?

O que te motiva para você trabalhar em uma empresa? Você prefere trabalhar em equipe ou sozinho?  Como você trabalha sobre pressão, como você entrega seus resultados? Como você reage quando comete um erro?

Então, esteja preparado para suas respostas, buscando autoconhecimento e buscando informações da empresa, quando mais preparado você estiver, mais você terá domínio sobre suas respostas sem nervosismo e transmitindo segurança.

Trabalhar só pelo salário, trabalhar só pelo cargo não rola mais, e não está sendo o suficiente para sustentar uma organização. A cultura organizacional, com a sua cultura, com os seus valores têm que estar alinhados…

Então, você precisa ter muito claro quais são os seus valores e procurar informações da empresa quando você for para o mercado de trabalho. É importantíssimo você saber quem são as pessoas que trabalham na empresa, no que essa empresa acredita? Como funciona essa cia?

Importância do Fit Cultural: Uma ótima reflexão

Uma reflexão importante é você listar todas as empresas que você trabalhou e conseguir estabelecer o que você gostou e o que você não gostou. Afinal, qual o perfil de organização você deseja para sua vida? Que cultura que você irá se identificar melhor? Qual a empresa você se sentirá mais à vontade? Que irá curtir mais? Isso será um norteador para sua vida.

Enfim, você precisa gostar da empresa e a empresa gostar de você. É um caminho de mão dupla, isso sim é Fit Cultural.

Importância do Fit Cultural: Sobre Simone Choin

Líder de Talentos da Conexão Talento. Especialista em Gestão de RH com experiência de 25 anos em empresas de grande porte, atuando como gestora regional nos subsistemas de R&S, T&D e Comunicação Interna.

Leia também – Como motivar a equipe no trabalho?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui