O artigo de hoje é sobre a importância da área de gestão de pessoas para proporcionar experiências incríveis aos seus colaboradores, escrito por Ana Luiza Mendes Campos*
Há alguns meses ouvi a palavra “incrível” durante uma entrevista de recrutamento e seleção que participei juntamente com o Gerente de Produto, João Xavier. Ao final da conversa ele pediu ao candidato:
“Me conta a coisa mais incrível que você já fez”. Desde então essa palavra começou a fazer parte do nosso dia a dia, mas eu ainda tinha certa dúvida do que era fazer algo incrível.
No início do ano iniciamos um processo de transformação Cultural e novamente a palavra apareceu. Depois de uma longa discussão ela entrou nos comportamentos esperados da nova Cultura – Proporcionar Experiência Incrível. Confesso que ainda não estava convencida, pois como psicóloga que sou de formação, sempre questiono trazermos conceitos que muitas vezes são individuais e intransferíveis.
Eu questionava que o que poderia ser incrível para um não era para outro e qual “incrível” iríamos considerar? Por fim fui voto vencido (e tem momentos que ser voto vencido é maravilhoso, pois nos tira da zona de conforto).
Área de Gestão de pessoas e minha experiência incrível
Em março fomos para nossas casas devido à pandemia do Covid-19, ainda sem termos noção de quanto tempo permaneceríamos assim. Dia a dia todos nós fomos nos reinventado, buscando formas de deixar esse momento mais leve e menos traumático. Todos trabalhando incansavelmente para não deixar a “peteca cair”, nem os resultados, nem a saúde e principalmente nossa saúde mental.
Foram várias ações, do “Distribuídos, porém conectados”, encontros virtuais que continuamos promovendo nas segundas, até meditação, palestras com convidados externos maravilhosos falando de felicidade, propósito, mudanças internas, protagonismo e por aí vai.
Mas na última quarta-feira, dia 10 de junho, véspera de feriado, o “proporcionar experiência incrível” finalmente aconteceu para mim. Um dos rituais que temos é a reunião mensal de resultados seguida de um Happy Hour no nosso espaço externo.
Momento sempre muito aguardado por todos, pois celebramos juntos as conquistas. Desde março mantivemos essa reunião de forma virtual, tentando dar continuidade a motivação de todos nós. Tivemos entrega de kit happy hour para cada colaborador, nosso querido UX tocando guitarra e assim seguíamos.
Porém, no dia 10 fizemos algo totalmente diferente. A ideia partiu do nosso CEO que me ligou semanas antes e disse: ” Ana, vamos fazer uma Live na Prainha?” Eu prontamente topei e iniciamos os preparativos. Como era uma surpresa, trabalhamos em um pequeno grupo – nós da área de Conexão, Gente & Cultura (um time de quatro pessoas) e meu amigo e parceiro de todas as horas, Daniel, líder da área de Relacionamento.
A princípio era apenas uma Live, mas as ideias foram surgindo a cada dia e o envolvimento desse time foi crescendo durante reuniões regadas a risadas, cooperação e muita energia positiva.
Nunca fui promotora de eventos, apesar de nos últimos nove meses isso fazer parte do meu trabalho, mas a vontade de fazer algo inesquecível para cada um de nós foi crescendo e mesmo com todo o trabalho que um evento traz essa motivação se tornou mais forte do que qualquer barreira ou dificuldade.
Área de Gestão de pessoas e a criatividade
Contatos diários com o músico Gabriel Pacini, que trouxe um time de profissionais impecável, validação do endereço de 83 colaboradores para entrega de kit happy hour, confecção das caricaturas de todos, layout do Propósito e Valores da empresa, idealização de cada detalhe daquele dia. Tudo isso dentro de casa.
Chegou o grande dia e respeitando as orientações de saúde e segurança apenas uma equipe foi até a sede da empresa. Começamos cedo recebendo toda a equipe da Live, montando os cenários dos três andares, rindo e nos divertindo muito. Daniel registrando com sua câmera fotográfica cada momento e detalhe. Um grande painel de led foi montado no cenário para que todos pudessem estar presentes nesse dia tão especial. O restante da estória está devidamente registrado na memória de cada um.
E o que o Proporcionar Experiência incrível tem a ver com isso?
Lembra que no início desse texto falei que o conceito não era claro para mim? Pois é, nesse dia entendi na alma o que ele significa. Proporcionar experiência incrível é ir além, é suspirar, é vivenciar um momento difícil de descrever em detalhes, pois ele é sentido internamente dentro de nós. Ele é para o outro, mas também é para você. É nesse encontro seu com o outro que a experiência incrível acontece.
Hoje sei com clareza dizer quais foram minhas experiências incríveis até aqui. A primeira foi ser mãe, pegar minha filha no colo pela primeira vez. A segunda foi fazer parte de um programa de Diversidade de gênero que resultou em uma certificação europeia de igualdade de gênero e a terceira foi essa que acabo de relatar. E já estou sedenta por mais. Que venham novas Experiências Incríveis!
Área de Gestão de pessoas e a autora*:
*Ana Luiza Mendes Campos faz parte da equipe de Conexão, Gente & Cultura da Getrak, maior provedora de tecnologia para rastreamento da América Latina