Com o novo normal, hábitos são os elementos chaves para as estratégias em meio a pandemia, as mudanças nas rotinas são evidentes.
Encarar o novo normal, fazer entregas de seus produtos e migrar para a internet.
Empreendedores e suas equipes já executaram tudo o que podiam para se adaptarem às alterações bruscas e imediatas de suas realidades devido à pandemia de covid-19.
Nesse cenário, o “novo normal” é apenas normal, e as novas estratégias para lidar com ele viraram conselhos obsoletos.
Essas abordagens serviram para conviver com a turbulência dos acontecimentos, mas o trabalho necessário para se adaptar e prosperar apenas começou – e essa prosperidade depende diretamente da capacidade das empresas em associar seus produtos aos problemas que resolvem e fazer de seu uso um hábito.
Hábitos: Gatilhos e hábitos são inerentes em nossas rotinas
É por hábito que ligamos a luz quando está escuro ou escovamos os dentes logo após o almoço. Mas também é por hábito que abrimos nosso portal de notícias favorito no início do dia e que procuramos determinado restaurante quando sentimos fome.
Com a chegada do novo coronavírus, as prioridades mudaram bem como o valor percebido de todos os produtos e serviços foi impactado.
Essa é uma forma de traduzir a realidade abstrata e incontrolável da pandemia para algo conhecido na realidade empreendedora: hábitos de consumo.
Por isso, a pergunta mais estratégica neste momento é: “quais novos hábitos emergiram e como eles se sustentarão ao longo do tempo?”. Nesse caso, o empreendedor pode considerar três respostas a esse questionamento:
Hábitos: 1) O novo hábito é temporário
Este é o grupo que pode ser ativado e reconquistado com mais facilidade e, por isso, precisa ser priorizado.
Empreendedores podem aumentar a comunicação, criar ofertas irresistíveis para o momento e engajar em conversas nos ambientes onde os clientes congregam.
Hábitos: 2) O novo hábito é definitivo e seu negócio pode aproveitá-lo
Muitas empresas poderão aproveitar os novos hábitos ao se adequarem. Portanto, além das alterações na oferta, empreendedores precisam se manter top of mind a fim de evitar a perda de clientes para as novas alternativas mais bem adaptadas ao cenário.
Hábitos: 3) O novo hábito é definitivo e não é possível aproveitá-lo agora
Estes casos são provavelmente uma causa perdida. Para reconquistar esses clientes, pode ser necessário criar um novo produto ou reposicionar totalmente a oferta atual, atacando outro problema.
É preciso identificar em qual dos três cenários se situa a sua empresa e, principalmente, agir rapidamente.
As mudanças estão acontecendo: levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) indica que sete em cada dez brasileiros pretende continuar comprando mais on-line do que antes.
Enquanto estudos mostram que uma pessoa leva 66 dias para adquirir um novo hábito e continuar a fazê-lo quando não coagido, segundo Paul Marsden, psicólogo especializado em consumo da Universidade de Artes de Londres.
Assim, independentemente da resposta que mais reflete a sua realidade nos negócios, a única opção inviável é aguardar.
Hábitos: Sobre Felipe Witt
Felipe Witt é CMO da Vee, HR tech de benefícios que proporciona flexibilidade e liberdade aos colaboradores das empresas – vee@nbpress.com
Hábitos: Sobre a Vee Benefícios
A Vee é uma HR tech brasileira que oferece um pacote completo de benefícios, através de benefícios flexíveis, descontos em academia, saúde emocional e clube de descontos.
Operando comercialmente desde 2018, ela resolve um problema comum das empresas brasileiras: a gestão dos benefícios recebidos pelo trabalhador.
A solução proporciona mais flexibilidade e liberdade ao colaborador, empoderando-o na utilização dessas vantagens. Em uma única plataforma, ele tem acesso a benefícios flexíveis, descontos em academias, saúde mental, clubes de benefícios e de viagens, entre outros.
Além disso, possibilita às corporações oferecerem o mesmo pacote de vantagens de grandes multinacionais de forma gratuita para as empresas, garantindo que seus clientes consigam atrair e reter talentos.
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