Dados da Conexa Saúde e Psicologia Viva mostram que ansiedade foi uma das queixas mais relatadas pelos pacientes nos atendimentos psicológicos online nos primeiros meses deste ano.
Entre janeiro e abril deste ano, o Grupo Conexa, junto a Psicologia Viva, realizou quase 300 mil consultas online, um crescimento de 70% desde janeiro. Entre os temas mais relatados pelos quatro mil psicólogos cadastrados nas plataformas, a ansiedade corresponde a mais de 25% dos atendimentos realizados.
Questões comportamentais, em geral relacionadas à adaptação, ficou em segundo lugar das queixas, com 6,73%.
Atendimentos psicológicos: O Brasil está no ranking
“O Brasil é o país com mais casos de transtornos de ansiedade nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema afeta mais de 18 milhões de pessoas. A depressão não fica muito atrás, com 5,8% da população diagnosticada, ou seja 11,5 milhões de brasileiros*.
A ansiedade, em si, é natural do ser humano, no entanto ela se torna um transtorno quando traz prejuízo funcional à pessoa e passa a interferir na rotina”, explica a psicóloga Luciene Bandeira Melo, diretora da Psicologia Viva.
Entre os estados com maior procura por atendimentos psicológicos online nos primeiros quatro meses do ano, entre os 300 mil atendimentos, estão: São Paulo (46%), seguido de Rio de Janeiro (19%) e Minas Gerais (16%).
Atendimentos psicológicos: Saúde mental em pauta
Em pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros afirmam que seu bem-estar mental piorou no último ano. Grande parte, por reflexo da pandemia do coronavírus.
“O medo do contágio pelo coronavírus, a falta de interação social, a insegurança sobre o emprego, a sobrecarga em casa e as dificuldades financeiras são sensações cada vez mais presente na vida das pessoas, agravando os casos de ansiedade e depressão, entre outros transtornos emocionais”, comenta a psicóloga.
Atendimentos psicológicos: As empresas notaram
Diante desse cenário, as empresas passaram a olhar mais proximamente para essas doenças mentais, que afetam diretamente a saúde e produtividade dos profissionais, e passaram a disponibilizar tratamentos, programas de prevenção ou, ao menos, debater o assunto internamente.
A oferta de atendimentos psicológicos online teve maior adesão no último ano. Só na plataforma da Psicologia Viva, maior plataforma de telespsicologia da América Latina, que se uniu à Conexa Saúde, o aumento no número de atendimentos psicológicos online foi de 600% em 2020.
“As organizações têm um papel importante para acabar com o estigma das doenças mentais. É preciso que elas ofereçam um lugar seguro e de acolhimento para cuidar de seus profissionais.
A saúde mental tem impacto direto na qualidade de vida e produtividade de todos. Não é possível separar saúde física da mental. O bem-estar tem que ser integral”, destaca Guilherme Weigert, CEO da Conexa Saúde.
Atendimentos psicológicos: Sobre a Conexa Saúde
Player de saúde digital e maior plataforma de telemedicina da América Latina, a Conexa Saúde gerencia 16 milhões de pacientes com a ajuda de 67 mil profissionais de saúde, em 23 especialidades.
Fundada no Rio de Janeiro, em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária, reformulou seu modelo de negócios e, 2017 e se tornou uma plataforma de telemedicina, com a missão de revolucionar o acesso à saúde de qualidade, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.
Em 2020, adquiriu a iMedicina, desenvolvedora de software médidos, prontuário eletrônico e líder em atração e fidelização de pacientes. Em março deste ano, uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina.
A empresa faz parte da Saúde Digital Brasil (SDB) e tem como clientes, hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes empresas do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre outros. Saiba mais em https://www.conexasaude.com.
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