Pesquisa da Spring Professional revela que, candidatos reconhecem a importância das etapas do processo seletivo presencial.
A Spring Professional, especialista em recrutamento de nível sênior, divulga pesquisa feita para entender visão e adesão das pessoas sobre os processos seletivos digitais. O levantamento foi realizado com 1.250 candidatos de diferentes indústrias, áreas e níveis hierárquicos, focando em executivos em cargos de liderança.
Mesmo dentre os respondentes que aceitariam uma proposta de emprego de um processo seletivo feito 100% on-line, apenas 32% deste grupo entendem que o processo ideal seria 100% on-line, e 46% responderam que o processo ideal seria 80% on-line e 20% presencial.
Ou seja, a maioria, 68%, entende que pelo menos alguma parte do processo deve ser presencial.
Muito se fala sobre as novas tendências que irão impactar o mercado de recrutamento e seleção. O cenário de R&S (Recrutamento e Seleção) muda constantemente e está cada vez mais digital.
Etapas do processo seletivo: devido á pandemia
Depois que muitas pessoas necessitaram trabalhar em casa devido à pandemia, as reuniões e entrevistas via vídeo chamada ganharam espaço e credibilidade. Mas, o que os candidatos pensam sobre isso?
Aceitariam fazer um processo seletivo 100% on-line mesmo pós-Covid 19? Para ter essa resposta, a Spring Professional conversou com diversos candidatos. O perfil de mais de 60% dos respondentes está em cargos de gestão e possuem mais de 10 anos de experiência profissional. A maioria, 93%, aceitaria uma nova proposta de emprego de um processo feito 100% on-line.
A posição hierárquica com mais respostas positivas é a de coordenador: 95% dos coordenadores respondentes afirmam que aceitariam a proposta de emprego, e isso também está bastante relacionado com a faixa etária, já que o público que participou da pesquisa tem majoritariamente entre 20 e 35 anos, e que normalmente já possui bastante afinidade com ferramentas digitais.
Etapas do processo seletivo: por outro lado
A posição que menos aceitaria uma proposta de emprego de um processo 100% on-line é diretor/C-Level, mas ainda assim, a grande maioria, 82%, aceitaria a proposta.
Com relação às áreas de atuação, 99% e 97% dos profissionais de TI e Marketing, respectivamente, aceitariam uma proposta feita em um processo seletivo 100% on-line, ficando acima da média das outras áreas.
Essas são áreas corporativas muito mais adaptadas à transformação digital, dada a natureza de suas responsabilidades e negócios, mas mesmo em áreas teoricamente mais tradicionais, como Operações e RH, 87% e 88% dos respondentes afirmaram que aceitariam uma proposta de emprego de um processo 100% on-line, respectivamente.
Etapas do processo seletivo: o levantamento questionou
Os candidatos como seria o processo seletivo ideal. Apenas 1,3% respondeu que o processo seletivo ideal seria feito totalmente presencial.
Já 4,1% preferem 80% presencial 20% on-line; 18,9% disseram que o ideal seria 50% versus 50%; 29,3% preferem que todo o processo seja on-line; e 46,4% entendem que o ideal é 80% on-line e 20% presencial.
Nessa etapa da pesquisa, vale ressaltar que o foco foi apenas das partes do processo que são feitas de forma presencial e poderiam ser feitas de forma on-line, como entrevistas e dinâmicas.
“E por que uma empresa faria o processo 100% on-line ou pelo menos, grande parte dele on-line? Primeiro, o processo seletivo on-line é muito mais ágil e produtivo que um processo seletivo presencial, além de ser mais barato também.
Os custos com preparativos e materiais, por exemplo, diminuem”, comenta Marina Helmeister, consultora da Spring Professional. “Outro benefício é que o processo on-line é muito mais democrático do que o presencial, já que alcança um número muito maior de candidatos, seja pelo custo do deslocamento, o candidato ser de outra cidade ou até mesmo por economizar tempo”, completa.
Etapas do processo seletivo: a importância do candidato
A importância da experiência do candidato durante um processo seletivo é extremamente relevante não só para o resultado, mas também para a imagem da empresa perante o mercado e futuros candidatos. Por este motivo, a Spring Professional aprofundou a pesquisa para entender como seria o processo seletivo ideal para os candidatos. 46% entendem que o processo seletivo ideal seria feito 80% on-line e 20% presencial.
Por outro lado, apenas 1% respondeu que o processo seletivo ideal seria feito totalmente presencial.
Etapas do processo seletivo: dicas para empresas
Para que as companhias possam se preparar para um processo seletivo on-line eficiente e que engaje os candidatos, a consultora da Spring Professional, Marina Helmeister, apresenta dicas para deixar os candidatos mais confortáveis em aceitar uma nova proposta de emprego.
1) Ambiente e clima organizacional
Invista em Inbound Marketing, criando vídeos com depoimentos dos funcionários sobre o dia a dia na empresa. Escolha alguns funcionários para gravar um vídeo contando quais são os valores da empresa. Crie conteúdos sobre carreira e mercado personalizados para diferentes níveis hierárquicos no podcast.
Se for o caso, pense nas funcionalidades, usabilidades e conteúdos que estão na página de carreiras do site da empresa. A escolha do canal em que a entrevista será feita também é importante. Invista na experiência do candidato.
Se não tiver muitos recursos, foque no Marketing Direto. Os candidatos buscam cada vez mais uma experiência personalizada. Posicione o candidato por meio de e-mails sobre o processo e aproveite para mandar também conteúdos sobre a empresa.
O WhatsApp ajuda o candidato a tirar dúvidas de forma mais rápida, e é uma boa ferramenta para se aproximar deles. Sempre que possível, ligue para seu candidato para alinhar com ele todas as etapas do processo. E sempre dê feedbacks aos candidatos.
2) Novo Gestor
O processo on-line tende parecer mais distante. Por isso, é importante que o gestor crie uma relação com o candidato. É possível criar eventos como “HH com o gestor” ou “café com o gestor”, em que candidato e gestor vão se conhecer mais a fundo, sem a pressão da entrevista.
É possível também criar um embaixador da empresa que irá tirar as dúvidas dos candidatos e contar quais são as características do gestor ou o dia a dia dele. O CEO pode gravar um vídeo contanto o que espera de seus funcionários e quais são as perspectivas dentro da empresa.
Etapas do processo seletivo: dicas para candidatos
Já para o preparo dos candidatos, confira abaixo dicas da consultora da Spring Professional, Marina Helmeister.
1) Layout, Ambiente & Imagem
Importante escolher um lugar claro para fazer sua entrevista. Assim, o recrutador poderá vê-lo melhor e você passa uma aparência mais enérgica. Fora isso, escolha um lugar que esteja organizado.
Cuidado para não colocar toda a bagunça escondida e a câmera ter uma abertura maior do que o esperado. Falando em câmera, ajuste a imagem para ter um enquadramento bom, sem ficar muito próxima ao rosto ou muito distante.
Concentre-se. Deixe qualquer coisa que possa te distrair fora do ambiente que você escolheu para fazer a entrevista. Peça aos seus familiares e amigos que não façam barulho e não te atrapalhem. Sabemos que imprevistos acontecem, principalmente nessa fase de pandemia, mas tente não ser interrompido.
Escolha um lugar longe de outras pessoas. Os candidatos tendem a ficar mais nervosos se algum parente ou amigo estiver ouvindo o que eles estão falando. Principalmente, se a entrevista for em outra língua.
Escolha o lugar antes da entrevista. A hora que o entrevistador entrar em contato, não saia pela casa/escritório procurando onde se sentar. Não faça a entrevista deitado ou semideitado. Prepare-se e tenha postura.
2) Conexão & Pontualidade
Garanta que você terá uma internet estável e que seu computador / tablet / celular estará com bateria. Tenha sempre um plano B. Se for fazer a entrevista no computador, deixe seu celular ao lado e, caso necessário, rateie a internet.
Se cair a conexão ou essa estiver ruim durante a entrevista, ligue para a pessoa que estava te entrevistando e termine a entrevista por telefone mesmo. Não deixe que problemas tecnológicos te atrapalhem neste momento.
Teste o canal em que será entrevistado. Se for enviado um link, abra o link antes da entrevista para ver se está funcionando. Se for fazer via Skype, por exemplo, garanta que a aplicativo esteja baixado e que você lembra sua conta. Idealmente, adicione a pessoa que irá te entrevistar antes da entrevista para não perder tempo tentando achar o usuário dela.
Aplicativos como o WhatsApp, por exemplo, permitem que várias pessoas participem da vídeo chamada, mas apenas em versões recentes. Garanta que seu aplicativo esteja atualizado na última versão.
E seja pontual!
Etapas do processo seletivo: sobre o Grupo Adecco
Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco possui 5,5 mil escritórios em 60 países, proporcionando empregos a 700 mil pessoas e oferecendo serviços a mais de 100 mil empresas.
Na América Latina, a empresa opera com 3 mil colaboradores em suas filiais presentes 8 países e conta com 7 milhões de cadastros em sua base de dados. O Grupo faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotado na bolsa de Zurique.
O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.
Leia também – Como falar em público e arrasar nos processos seletivos.