Empresas de contact centers começam a reformular escritórios para a retomada dos trabalhos presenciais

retomada dos trabalhos presenciais

A crise sanitária provocada pela covid-19 completou mais de um ano no Brasil e fez com que muitas empresas mudassem seus métodos de trabalho aderindo ao home office.

Aos poucos, essas empresas começaram a flexibilizar o retorno dos colaboradores aos seus postos presenciais e, para isso, passaram a reformular os escritórios para essa retomada.

Edemilson Koji Motoda, presidente do IGEOC – Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança – comenta que essa retomada precisa ser feita de maneira estruturada e organizada. “Esse plano precisa conter sugestões e diretrizes de forma clara e transparente, se amparadas por especialistas traz ainda maior segurança para todos os envolvidos no processo”.

Retomada dos trabalhos presenciais: com a pandemia

O superintendente administrativo e financeiro da Renac (Recuperadora Nacional de Crédito Ltda), Ubirajara Dib Nogueira conta que assim que a pandemia foi declarada em São Paulo, a empresa iniciou o Plano de Continuidade de Negócios. “Na primeira semana da pandemia, dividimos em fases a habilitação para o home office, principalmente por conta dos ajustes e locação de equipamentos necessários. Em paralelo, alinhamos com os contratantes e construímos um material informativo que semanalmente divulgávamos de forma cumulativa as ações realizadas, tanto com relação ao home office, script de atendimento e abordagem especial”, pontua.

Nogueira ressalta que a retomada na Renac está acontecendo de forma gradativa com os protocolos de saúde aplicados com rigor, porém, as áreas administrativas e jurídico da empresa permanecerá em home office. “Boa parte da equipe comparece algumas vezes na semana ou na quinzena”.

Retomada dos trabalhos presenciais: colaboradores vacinados

Já Claudia Modeneni, superintendente de Recursos Humanos da PersonalCob, conta que hoje, mais de 97% da empresa já se encontra vacinada e que atualmente apenas as colaboradoras gestantes e eventuais casos que requerem cuidados atuam em formato home office. “Algumas adaptações foram necessárias nesse período, como adequações pela área de tecnologia e planejamento, treinamentos e reuniões, mas o fato de termos uma plataforma de comunicação e treinamento online favoreceu bastante nossa retomada pois nos auxiliou na conscientização dos cuidados e na capacitação de um atendimento voltado ao momento no qual estamos vivendo”.

Cerca que 40% dos colaboradores da Redebrasil permanecem em home office. Segundo Roney Marcon, diretor de TI e Planejamento da empresa, novas tecnologias foram adotadas durante a pandemia e isso fez com que a comunicação fosse reforçada. “Fizemos diversos treinamentos sobre as novas tecnologias utilizada, políticas de segurança da informação, LGPD e claro sobre a cultura da empresa. Hoje nós reforçamos a importância do distanciamento social e também divulgamos o Vacinômetro da Redebrasil, onde reforçamos os benefícios da vacinação”, comenta.

Retomada dos trabalhos presenciais: reinvenção na empresa

O analista de departamento pessoal do Grupo KSL, Wellington de Jesus Ferreira, conta que a pandemia fez com que a empresa se reinventasse. “A mudança de paradigma no contexto do trabalho home office, este com certeza foi o maior desafio no enfrentamento da COVID19. Esta não era uma ideia cogitável em nosso contexto, todavia tivemos que nos reinventar e mudar o ângulo de visão”, pontua.

O IGEOC está acompanhando junto de suas associadas esse processo de retomada. “Queremos que as empresas do Instituto GEOC, bem como seus clientes, seus parceiros e seus colaboradores – que hoje somam juntos mais de 45 mil colaboradores – podem retomar suas atividades presenciais de forma muito mais tranquila, consciente e com maior segurança”, finaliza Motoda.

Retomada dos trabalhos presenciais: Sobre o IGEOC

Com 15 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional.

Retomada dos trabalhos presenciais: Compõem a entidade, as empresas

Ação Contact Center Eireli, Antonio Braz & Vanya Maia Associados, CESEC – Central de Serviços dos Empresários do Ceará S/S LTDA, Concilig Telemarketing e Cobranças LTDA, Central de Recuperação de Crédito LTDA, H.Costa Cobranças LTDA, Intervalor Cobrança, Gestão de Crédito e Call Center LTDA, J.A.Rezende Telesserviços LTDA, KSL Associados LTDA, Localcred Teleatendimento e Telesserviços LTDA, ML Serviços de Cobrança LTDA, Novaquest Contact Center LTDA, Personalcob – Serviços Financeiros LTDA, RBrasil Soluções S.A, REDEBRASIL Gestão de Ativos LTDA, RENAC – Recuperadora Nacional de Crédito LTDA, SISCOM Teleatendimento e Telesserviços  LTDA, ZANC Assessoria Nacional de Cobrança LTDA, Flex Gestão de Relacionamentos S.A., e Paschoalotto Serviços Financeiros S.A.

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