Google search engine
InícioMercado de TrabalhoEspecialistas discutem as competências profissionais da transformação digital

Especialistas discutem as competências profissionais da transformação digital

Durante o SYNERGY Brasil, especialistas discutem as mudanças nas empresas e profissionais no mundo digital.

A Transformação Digital não é um assunto apenas de tecnologia. Em um cenário imprevisível e de constante mudança são necessárias também novas competências e habilidades para que os profissionais obtenham sucesso.

Durante dois dias de programação, o SYNERGY Brasil, evento proprietário global da Thomson Reuters, reuniu os mais influentes especialistas de mercado, em torno da temática “Recriando o amanhã, juntos”, promovendo mais de 30 sessões de conteúdo na programação, em torno de assuntos de grande relevância para o segmento corporativo.

Entre as discussões propostas na conferência global da Thomson Reuters esteve “A liderança e a nova competência da fluência digital”, assunto explanado pelo conselheiro e especialista em estratégia e governança, Luis Lobão durante o primeiro dia de evento.

Competências profissionais: a transformação digital

A transformação digital, liderança e desenvolvimento de talentos e a segurança cibernética são focos de investimentos no Brasil, revelam os dados da nova edição da 24ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC, estudo que explora as visões de líderes executivos em todo o mundo.

Para Lobão, as empresas vivem o dilema de terem líderes analógicos em uma economia digital. Este panorama de risco desafia as organizações a melhorarem seu modelo de negócio, considerando que todos os produtos e a economia caminham para digitalização e os clientes passaram a ser “prossumidores”, combinação das palavras: produtor e consumidor.

Resiliência, visão do futuro, humanização e a capacidade de criar ambientes colaborativos, são os elementos do líder do futuro. “Enxergar as mudanças antes que se tornem obvias demais”, é o desafio dos gestores e empresas.

Competências profissionais: a palestra

No encerramento do SYNERGY Brasil, a palestra “As competências profissionais da transformação digital”, ministrada por Andrea Iorio, autor de um best-seller com mesmo tema de sua apresentação e que alcançou a primeira posição entre os livros mais vendidos na área de Gestão de Pessoas, corroborou com essa tese. Para ele, a transformação digital não se trata só de tecnologia. A ruptura com nosso passado analógico envolve a transformação humana e de cultura nas organizações, fomentando o desenvolvimento de novas habilidades.

Apenas 16% das empresas têm sucesso no processo de transformação digital a longo prazo, aponta estudo da consultoria McKinsey & Company. Para Iorio, o bom desempenho das empresas nesse processo depende de profissionais que dominem cinco competências básicas no mundo corporativo digital: flexibilidade cognitiva, atitude maker, sendo especialista em comportamento humano, pensamento crítico, e altruísmo digital.

Competências profissionais: capacidades possíveis

São capacidades possíveis de serem aprendidas por colaboradores de novos modelos de negócios ou em empresas tradicionais que estão se adaptando às mudanças trazidas pela tecnologia, explicou o ex-diretor do Tinder no Brasil.

“No que que se refere a habilidades técnicas, a gente não tem como competir de forma proporcional com a tecnologia. O nosso grande desafio é aprimorar e resgatar as habilidades e competências que nos fazem tipicamente humanos e que, verdadeiramente, são aquelas que nos fazem complementares à tecnologia, e não substituíveis por ela”, finalizou.

Competências profissionais: SYNERGY Brasil

O SYNERGY Brasil acontece há mais de dez anos e é referência mundial nas discussões sobre os mercados fiscal, tributário, jurídico e de comércio exterior. A 10ª edição brasileira da conferência global da Thomson Reuters contou com participação de cerca de 1.200 pessoas em um ambiente totalmente online e gratuito.

O evento proporcionou dois dias voltados a discussões sobre as melhores práticas de gestão aliadas à tecnologia, tendências de mercado e o impacto no cenário econômico atual e as sessões do evento estão, majoritariamente, disponíveis online até o dia 20 de novembro.

Cerca de 80 especialistas de mercado garantiram um encontro de alto nível, apresentando os conceitos mais atuais, cases inspiradores e as ferramentas e práticas do mercado.

Competências profissionais: sobre Thomson Reuters

Thomson Reuters é um provedor líder em serviços de informação para negócios. Nossos produtos incluem softwares e ferramentas altamente especializadas com informação estratégica para profissionais jurídicos, fiscais, contábeis, de compliance e de comércio exterior, combinados com o serviço de notícias mais global do mundo – Reuters.

Leia também – Quais as melhores estratégias das empresas para capacitar seus profissionais?

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras