Webinar debateu como lideranças podem contribuir na capacitação de equipes remotas

Atlas discute a capacitação de trabalhadores

Atlas discute a capacitação de trabalhadores remotos: conteúdo personalizado e participação da liderança são peças-chave para isso.

A ampliação do trabalho remoto facilitou a otimização de tempo de muitos funcionários, que passaram a ter mais espaço na agenda para investir em estudos e capacitação pessoal. As rotinas intensas, no entanto, demandam flexibilidade, o que pode ser um dos motivos pelos quais mais de 80% dos brasileiros acreditam que cursos online são a melhor forma de capacitação para o mercado de trabalho, segundo uma pesquisa da Pearson.

Treinar e engajar equipes remotas foi o tema do webinar organizado pela Atlas, HRtech global pioneira no segmento de EOR (Employer of Record), e liderado pela head de Marketing Brasil da empresa, Carolina Placco. Para a executiva, as novas tecnologias são um facilitador no momento das interações à distância. “Cada vez que novas tecnologias surgem, elas podem ajudar a fomentar a interação remota. Personalizar se torna mais fácil e auxilia no treinamento de equipes globais”, pontua.

Atlas discute a capacitação de trabalhadores: Muito além de ensinar

De acordo com Márcia Fanti, gerente de Business Development na Coursera, a escolha do curso é fundamental para manter os trabalhadores engajados e para uma capacitação de sucesso. “É fundamental fazer uma curadoria e personalizar o processo para cargos e equipes diferentes, pois ao consumir um conteúdo, seja uma pílula de conhecimento ou um curso, o colaborador vai procurar o propósito por trás daquilo e, se não encontrar, automaticamente seu interesse irá cair”, explica a executiva.

Para as pessoas que procuram novas competências, é importante optar por cursos que tenham uma densidade equivalente ao seu conhecimento profissional e que combinem com o seu perfil e com as oportunidades disponibilizadas pela empresa, para que o aproveitamento do conteúdo seja mais efetivo e as chances de conclusão do curso aumentem.

O propósito por trás da capacitação deve estar relacionado às habilidades a serem desenvolvidas pelo funcionário e a um plano de carreira alinhado ao que a empresa oferece. Para Alexandre Campeão, head de Enterprise Sales da Coursera no Brasil, essa motivação deve ser uma via de mão dupla. “O plano de desenvolvimento tem que estar atrelado à possibilidade de crescimento do colaborador dentro da empresa, pois muitas vezes a empresa direciona as habilidades que devem ser desenvolvidas, mas não consegue viabilizar o treinamento para essas habilidades”, pondera. Por isso, segundo o executivo, cabe à empresa oferecer um ambiente fértil para o desenvolvimento profissional.

Atlas discute a capacitação de trabalhadores: Liderança presente no processo

O envolvimento dos cargos de liderança no incentivo à aprendizagem no ambiente corporativo também é ressaltado por Alexandre. “O alto nível da empresa, C-level, precisa acreditar que o treinamento é importante e disseminar a cultura de aprendizado, para que as pessoas permaneçam engajadas.”

Ter orçamento necessário para investir em educação pode não ser a realidade de algumas empresas. Nestes casos, Victor Ornellas, gestor de Estratégias e Experiências de Aprendizagem na Building 8, lembra que o conhecimento pode ser encontrado em conteúdos gratuitos na internet ou mesmo em colegas de time. Victor sinaliza que as equipes podem compartilhar habilidades e experiências em treinamentos internos, contribuindo para o engajamento dos times.

“As empresas precisam saber usar seu ecossistema para ensinar uns aos outros, o que vai fomentar o ambiente fértil de aprendizado. Existem pessoas dentro da empresa que podem compartilhar habilidades que facilitam o dia a dia e estimulam para um conteúdo mais denso”, aponta Victor.

Para Carolina Placco, da Atlas, existe um potencial muito grande dentro das empresas. “É importante entender como utilizar as pessoas como replicadoras do que elas sabem. Essa troca interna faz falta dentro das empresas. Têm funcionários com muito conhecimento que é pouco explorado, seja com incentivo da empresa ou de forma autônoma em treinamentos. É necessário criar a cultura de multiplicar o conhecimento internamente e, assim, possibilitar que cada um possa plantar sua sementinha”, reforça.

Para mais informações, entre em contato conosco: atlas@smartpr.com.br

Sobre a Atlas

A Atlas permite que empresas inovadoras concorram em uma economia global, podendo contratar os talentos que queiram, independente de onde estejam. Como a maior Employer of Record (EOR) que trabalha de forma direta em mais de 160 países, a Atlas possui uma plataforma tecnológica que entrega conhecimento e flexibilidade para que as empresas possam cruzar fronteiras, contratar pessoas, gerenciar temas legais e pagar funcionários em todo o mundo sem a necessidade de abrir entidades locais.

A Atlas foi criada a partir de anos de experiência baseados no desafio de estabelecer e pagar funcionários internacionais e, ao mesmo tempo, estar em conformidade com as leis de cada país. Essa expertise local foi convertida em uma tecnologia que entrega uma solução de ponta a ponta para milhares de empresas e equipes remotas, com insights em tempo real que ajudam na tomada de decisões. Mais informações: atlashxm.com.

PraCarreiras e a mentoria de carreira

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!