Para você, o que é ser líder? Com certeza, a ideia relativa a esse termo mudou muito ao longo do tempo – liderança hoje não tem o mesmo significado que tinha há 50 anos.

Mas, adaptado aos dias de hoje, o conceito pode fazer muito pela sua carreira. E, acredite, isso não é algo com o qual você precisa nascer – na verdade, é possível desenvolver uma visão de líder e começar a olhar para o seu trabalho com uma cabeça mais aberta, que vai além das suas funções do dia a dia e das tarefas mecânicas.

Conversamos com a master coach Elen Vivanco para entender melhor como essa mentalidade pode fazer parte do seu dia a dia e de que forma ela vai ajudar você a crescer na carreira.

O que é ser líder?

Antes de falarmos qualquer coisa sobre o tema, é importante começarmos pelo básico: vamos alinhar o que significa ser líder nos dias de hoje. “Vai muito além de um cargo, está relacionado a atitudes, é liderar pelo exemplo e deixar o seu legado”, explica a coach.

Ou seja, mesmo que você não tenha um cargo de liderança, por mais que você não cuide de uma equipe no seu trabalho, você pode adotar uma postura de líder. Como isso funciona? Pensando não mais verticalmente, mas horizontalmente: o momento é de colaboração, portanto, olhe para todas as pessoas do seu time como líderes em potencial.

A ideia é acrescentar, e não subtrair. Quanto mais as pessoas estiverem trabalhando com clareza em busca de um mesmo objetivo, melhor.

É aqui que ser um líder e ter cabeça de dono se encontram. Afinal, se você vestir a camisa da empresa, abraçar o objetivo dela como seu e trabalhar com a mente aberta para saber como você pode ser útil na conquista desse objetivo, e como as outras pessoas podem fazer o mesmo, é essencial e muito buscado pelos recrutadores.

E, o melhor, essas posturas não são exclusivas de algumas pessoas. “Considerando que liderança é uma competência que se desenvolve, qualquer pessoa pode tornar-se um líder”, diz Elen, o que não significa, no entanto, que todas as pessoas que são líderes hoje estão preparadas para tal.

Como ser um bom líder?

Agora, a parte prática. Afinal, como você pode ser um bom líder, independentemente do seu cargo na empresa? Um ponto de partida é conhecer as pessoas com quem você trabalha, o que elas já têm fortalecido e os seus pontos fracos, que podem ser trabalhados em conjunto.

“Quando cada membro cresce, o time como um todo também cresce, por consequência, atingem resultados extraordinários”, explica Elen. O papel do líder propriamente dito, nesse caso, seria direcionar as tarefas segundo as potencialidades de cada membro da equipe, para que, juntos, vocês tracem um plano de melhoria a longo prazo.

Mas, vale o lembrete: mesmo que você não cuide de outras pessoas, pode começar a prestar mais atenção nos que estão ao seu redor, pensar nos pontos positivos e negativos de cada um (incluindo você mesmo) e se colocar disponível para ajudar no que você sabe fazer bem, mas os outros ainda não têm segurança o suficiente para fazer, e vice-versa.

A partir daí, você pode começar a criar uma visão macro da empresa, do que ela faz e como você pode ajudá-la a chegar lá mais rápido. Lembre: o líder é aquele que mantém o foco no objetivo da empresa e entende como a equipe pode ser utilizada da melhor forma possível para que isso aconteça.

Aliás, a melhor maneira de desenvolver habilidades de liderança é através do autoconhecimento. Olhando para si mesmo, você começa a entender o que são pontos positivos e negativos e pensar em estratégias para melhorar o que for preciso e evidenciar o que você já faz bem.

“O segundo passo é a auto-responsabilidade, entender que você é o dono de sua carreira e deve ir em busca de seu desenvolvimento pessoal/profissional”, diz a coach. Isso significa que o seu crescimento profissional depende apenas e exclusivamente de você mesmo e não dos outros. E a melhor maneira de crescer é aprendendo sobre si mesmo, ampliando a sua visão de trabalho para uma que envolva a sua equipe como um todo e buscando sempre melhorar.

Existe líder ruim?

Você já deve ter visto por aí relatos de chefes abusivos e de pessoas que tiveram experiências ruins com lideranças tóxicas no ambiente de trabalho. Infelizmente, isso acontece quando o líder em questão não tem a postura que comentamos acima.

O principal é que essas influências negativas no âmbito profissional refletem não só na vida do líder em si, como de toda a empresa. Por isso, é fácil perceber quando uma liderança ruim está em curso e quais são as atitudes que levam a isso. Aqui, o seu trabalho é de observação e aprendizado, para não repetir esses comportamentos nocivos no futuro.

“Os líderes tóxicos adoecem suas equipes, desencadeiam o absenteísmo e grandes talentos acabam pedindo demissão ou sendo demitidos. Causam também impacto direto na performance: pessoas doentes e infelizes produzem menos, faltam mais e por consequência o resultado cai”, explica Elen.

Você já pensou em ser um líder, qualquer que seja o seu cargo? O que mudaria no seu dia a dia, se você adotasse essa postura? Criamos um tópico para conversarmos sobre o assunto no nosso grupo do LinkedIn, e você pode fazer parte da discussão também!

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O que é ser líder? Como a liderança pode ajudar na sua carreira
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Se você não sabe o que é ser líder, mas quer aprender de que forma essa postura melhora a sua carreira, é melhor ler este texto!
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