Cada documento tem a sua finalidade. Alguns deles são essenciais para fazer com que seja possível atingir novos objetivos e conquistas, como é o caso do currículo, imprescindível para a vida profissional. Por isso, leia com atenção esse artigo para saber mais dicas para currículo.

Pode parecer que todos eles são iguais, apenas com layouts e informações diferentes de acordo com a formação e qualificação de cada candidato. Mas, a verdade é que existem algumas técnicas e práticas que devem ser aplicadas para chamar a atenção dos recrutadores.

Portanto, vamos aprender sobre a definição deste documento, bem como sua finalidade, as melhores dicas para que você consiga ser chamado para as entrevistas que tanto deseja e a história por trás de sua existência.

O que é o currículo?

Originalmente chamado de Curriculum Vitae, expressão em latim que pode ser traduzida livremente como “o curso da vida”. Assim, sua finalidade é resumir, de maneira escrita, as experiências e qualificações da pessoa para oportunidades de trabalho.

Dessa forma, os recrutadores podem conhecer as características dos candidatos, entender como foi a sua trajetória profissional e acadêmica e, assim, selecionar os que melhor se encaixam ao que é solicitado para determinada vaga.

Com isso, o currículo é determinante para conseguir ser chamado para boas entrevistas, já que quanto mais agradável for o resumo apresentado aos recrutadores, melhor. Por isso, deve-se pensar com cuidado quais informações estarão ali e a forma com a qual elas estarão dispostas. Agora vamos para as dicas para currículo de uma vez.

Dicas para currículo matador

Ao seguir a essas recomendações, você conseguirá solucionar uma série de dúvidas comuns na hora de preencher o seu documento!

Dicas para currículo: conheça sua experiência

Pode parecer sumário, mas é importante tomar nota de suas experiências profissionais e acadêmicas, de modo que saiba exatamente o que colocar no currículo.

Portanto, anote todos os seus empregos, sejam eles fixos ou temporários, bem como as graduações, cursos livres e atividades extracurriculares. Assim, será possível mostrar qual é o seu perfil com clareza e assertividade.

Dicas para currículo: não use o mesmo currículo para todas as vagas

Essa pode parecer uma sugestão estranha, mas é verdadeira. E uma das principais dicas para currículos vencedores. Afinal de contas, nem sempre todas as suas experiências serão compatíveis com o que determinada vaga pede, ou seja, o currículo deve se adequar a elas.

É comum ter iniciado diferentes graduações ou trabalhado em áreas distintas. Por isso, caso você perceba que determinada experiência foge do que é solicitado, vale a pena retirá-la e, assim, dar mais destaque ao que está relacionado ao assunto.

Capriche na apresentação

Assim como é recorrente escolher roupas formais e elegantes para entrevistas pela importância de uma boa apresentação, o mesmo deve se aplicar ao currículo. Assim, prepare um currículo adequado à ocasião e causar uma boa primeira impressão.

Então, selecione um layout organizado, sem espaços vazios demais, mas que também não seja tão carregado de informações. Recorra a uma impressão nítida e de boa qualidade e coloque o documento em um envelope, de modo a transmitir uma boa imagem.

Adote a técnica STAR como uma das principais dicas para currículo

A sigla STAR corresponde a Situation (situação), Task (tarefa), Action (ação) e Results (resultados), e, portanto, é uma ótima metodologia para destacar pontos importantes em seu currículo.

Então, comente sobre a situação pela qual passou, descreva a tarefa que lhe foi designada, mostre a ação que foi tomada e os resultados obtidos através do que realizou. Isso é fundamental na parte de experiências profissionais, já que trará uma visão mais direta sobre os impactos positivos de sua atuação.

Revise o currículo

Da mesma forma que é importante escrever com cautela e pensar na apresentação, é essencial investir em uma revisão minuciosa do conteúdo. Com isso, você corrige possíveis erros de ortografia, digitação ou gramática.

Com toda a tensão que pode estar naturalmente envolvida nesse momento, é possível que alguns detalhes passem despercebidos. Por isso, se possível, peça para mais uma pessoa ler o currículo para confirmar que não há erros.

Atualize-se constantemente

Ainda que não seja uma dica diretamente relacionada à montagem do documento, obter novos conhecimentos com o passar do tempo pode ser o diferencial entre conseguir a aprovação para aquela vaga que você tanto deseja ou ter que aguardar por uma próxima oportunidade.

Além dos estudos acadêmicos, que são essenciais, também é importante investir em cursos profissionalizantes, mesmo de assuntos que não estejam diretamente relacionados à sua área de atuação.

Portanto, ´palestras, workshops e até mesmo trabalhos voluntários são dignos de destaque, já que demonstram o interesse do candidato em aprender mais e, assim, ganhar alguns pontos em relação à concorrência.

Faça um currículo de sucesso!

Você pode ser um profissional altamente qualificado, mas se o currículo não for preenchido adequadamente ou destacar os pontos certos, pode ser que não desperte o interesse dos recrutadores.

Com tamanha concorrência vista atualmente, a qual abrange praticamente todas as áreas, saber como usar as melhores alternativas a seu favor pode te fazer alcançar um lugar de prestígio. Com isso, pode ser possível a evolução desejada no mercado de trabalho.

Relate precisamente as experiências, adote a técnica STAR, faça cursos online para se atualizar e revise o documento com cuidado. Assim, os contatos para agendar as entrevistas serão apenas uma questão de tempo!

Você pode também fazer o download de modelos de currículos, assim fica mais fácil preencher com as informações necessárias.

A história do currículo

Agora que já passamos todas as dicas para currículo, vamos contar um pouco da sua história. Sua origem é datada de 1482, e o primeiro currículo da história pertenceu ao icônico Leonardo da Vinci. No documento, ele destacou suas habilidades e experiências, com algumas bem peculiares, como arremesso de pedras, desenvolvimento de pontes ultra-leves e, como não poderia ser diferente, criação de esculturas.

Então, no século XVI, a prática de escrever “resumos” (como o documento também é conhecido em inglês, “résumé”) começa a ser disseminada entre trabalhadores viajantes que gostariam de se introduzir a senhores ou líderes de guildas medievais.

Por volta de 1930, os currículos ainda eram escritos à mão, com linguagem informal e desenvolvidos durante encontros ou entrevistas profissionais, ou seja, bem diferente do que conhecemos hoje.

Porém, em 1937, o escritor norte-americano Napoleon Hill publica o livro “Quem Pensa Enriquece”, e o sexto dos “passos para o sucesso” ensina como escrever um currículo matador.

Currículos mais informais

Na década de 1950, os currículos se tornaram mais formais e muito esperados para o preenchimento de vagas de emprego. Eles costumavam incluir informações pessoais, como religião, estado civil e peso.

Em torno de 1960, eles começam a ser repletos de informações pessoais sobre os candidatos, como seus interesses, e a década de 1970, quando os processadores de texto começaram a surgir, foi um passo importante para trazer consistência ao documento.

Em 1984, foi lançado o guia “Como escrever o seu currículo”, neste que foi o primeiro material divulgado exclusivamente para o assunto e que fez com que se tornasse ainda mais conhecido.

De lá para cá, houve várias atualizações na área, como o surgimento do LinkedIn, em 2003, onde é possível fazer networking, conceder e receber recomendações e, também, fazer com que os currículos estivessem disponíveis online.

Em resumo, agora você tem várias dicas para currículo e não tem mais desculpas para não fazer o seu currículo matador!

Carolina Peres é gerente de Marketing da SEO Marketing e
defende o planejamento com foco em resultados verídicos sem firulas ou enganações
Summary
Opinião: adote tática STAR no seu currículo
Article Name
Opinião: adote tática STAR no seu currículo
Description
Como montar um currículo chamativo para ser chamado para entrevistas de emprego? O que é um currículo e como ele surgiu no mercado de trabalho.
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo