A dúvida sobre “como montar um bom currículo” nunca esteve tão em alta para quem busca um reposicionamento profissional.

Isso porque tem ocorrido uma relativa mudança estrutural nos processos seletivos. Antigamente, uma vaga era divulgada e os recrutadores eram passivos no recebimento de currículos.

Porém, a postura de headhunters e profissionais de RH tem ficado mais ativa, na medida em que eles é que buscam perfis que eles julguem adequados para uma oportunidade que, muitas vezes, não é divulgada.

Na prática, quem possui um bom currículo tem ainda mais chances hoje de sair na frente e ser chamado para uma entrevista de emprego.

Conversamos com recrutadores experientes que nos trouxeram pontos importantes de como montar um bom currículo.

1 – Uso de adjetivos no currículo

Uso de adjetivos no currículo

Uso de adjetivos no currículo

Um erro bastante comum nos currículos que tenho recebido é o uso de adjetivos, principalmente na parte do Resumo: responsável, pontual, atencioso, organizado.

O uso desses termos traz um contexto mais subjetivo e tira o propósito profissional do currículo. Portanto, não use palavras que caibam discussão.

Sem contar que, ser pontual e organizado é o mínimo esperado para qualquer posição. Cuidado com o desperdício de palavras e espaço no seu currículo!

“Não use adjetivos, não se defina e nem descreva características suas. Fale de realizações, conquistas”, afirma Thiago Ananias, co founder da 99 hunters.

2 – Experiências profissionais óbvias

Experiências profissionais óbvias

Experiências profissionais óbvias

Já recebi currículos de gerente de marketing que colocavam no primeiro tópico da experiência: “gerência de marketing…” e também de recepcionistas que diziam nas primeiras linhas: “recepção e atendimento de pessoas…”. De novo, um desperdício de atenção do recrutador.

Lembre-se que o recrutador recebe muitos currículos e precisa avalia-los com certa agilidade. Portanto, quanto mais relevante você conseguir ser com as primeiras palavras vistas pelo RH, melhor.

3 – Falta de detalhamento de experiências profissionais

Falta de detalhamento de experiências profissionais

Falta de detalhamento de experiências profissionais

Um dos tópicos mais importantes é o da experiência profissional. Todos os profissionais de RH ouvidos são unânimes na atenção especial que se deve dar a esse item.

Segundo a headhunter Patrícia Zito, um erro muito comum é colocar apenas o nome do cargo e da empresa, sem descrever nada sobre a oportunidade. Para a especialista em recrutamento, esse é um dos piores erros no currículo.

O consultor de RH Raffael Ferreira concorda: “acredito que o principal erro ultimamente seja não especificar as atividades exercidas em sua última atuação. A nomenclatura dos cargos agora é muito ampla e criativa, ou seja, não adianta apenas colocar o cargo sem incluir o que desempenhava durante o período citado”, explica.

4 – Erros de português

Outros erros comuns no currículo

Outros erros comuns no currículo

Em relação aos erros de português, eles têm aparecido com menor frequência de acordo com os profissionais de RH.

“Apesar de denotar falta de zelo nas informações, em alguns momentos são tolerados. Os candidatos têm aproveitado os recursos que a tecnologia nos fornece e, por isso, esses erros estão ficando menos perceptíveis”, destaca Raffael.

5 – Mentira

Não minta no seu currículo

Não minta no seu currículo

Em muitos casos, o motivo de você nunca ser chamado para uma entrevista de emprego é um só: a mentira.

Com eventos de networking cada vez mais frequentes e o Linkedin como plataforma social, a troca de informações entre recrutadores tem se tornado fácil. Então, encontrar um candidato mentiroso ficou simples.

Para o consultor de RH, Raffael Ferreira, mentir no currículo é um erro fatal. “Atualmente, com as redes sociais, os profissionais de RH se falam muito. Caso haja alguma informação mentirosa, ela será descoberta antes de o candidato ser entrevistado pelo gestor solicitante da área”, alerta.

Conversar com a empresa em que o candidato trabalha e pedir referências é uma prática comum durante o processo seletivo.

Por isso, atenção em cada passagem do seu currículo. Pelo mesmo motivo, não se esqueça de manter um bom relacionamento em todas as empresas que passar.

Mesmo assim, mentir ou exagerar são erros encontrados em currículos de diversos segmentos e cargos.

“Atuo com recrutamento há dez anos e posso afirmar que já vi tanto candidatos operacionais, como que atuam em níveis mais estratégicos mentindo em seus currículos”, conta Raffael Ferreira.

1 – Conte uma história de forma objetiva

Conte uma história de forma objetiva

Conte uma história de forma objetiva

De acordo com os especialistas em recrutamento, não existe uma regra única de como montar um currículo vencedor. Porém, ele precisa seguir um fluxo organizado e contar sua história profissional de forma atraente.

Por isso, preste atenção para interligar frases, assuntos e tópicos no seu currículo.

“O currículo tem que estar em linha com a história que você quer contar. Coloque informações verídicas, de forma objetiva, descreva realizações concretas e exponha seus conhecimentos técnicos”, diz.

O empresário e especialista em recrutamento explica que não existe nenhum truque, basta saber organizar os tópicos sobre sua carreira de forma objetiva.

2 – Atenção com o tópico Experiências Profissionais

Os recrutadores explicam que esse tópico é, muitas vezes, o decisivo para convidar um candidato para uma entrevista de emprego. Ensinando como montar um currículo!

Atenção com o tópico Experiências Profissionais

Atenção com o tópico Experiências Profissionais

A headhunter Patrícia Zito ressalta que o currículo é um papel frio e que é preciso encontrar formas de deixa-lo mais atrativo.

“Resultados aguçam a curiosidades dos headhunters, nós ficamos com vontade de saber mais sobre o que está escrito nos currículos.

Segundo Patrícia, o mais importante é colocar resultados obtidos na parte de experiência profissional.

“Colocar só atividades rotineiras é muito pouco. Coloque, de forma muito objetiva, os resultados obtidos em cada experiência de trabalho”, explica.

“Coloque números, algo que você tenha agregado para a empresa”, complementa a headhunter. Segundo ela, chama muita atenção quando um candidato relata algum feito que tenha trazido uma certa economia para a empresa.

3 – Use palavras-chaves importantes

Use palavras-chaves importantes

Use palavras-chaves importantes

Coloque-se na posição do recrutador. Se ele estiver buscando um gerente de marketing digital, por exemplo, quais palavras ele buscaria? “Gerente”, “marketing digital”, “google adwords”, “analytics”, “inglês avançado”, “gerente de marketing”.

Tente explorar ao máximo, e de forma coerente, todas as palavras-chaves que um recrutador usaria para encontrar um profissional como você.

Um tópico de como montar um currículo em que você pode explorar bastante essas palavras é o Resumo.

“Busco palavras-chaves, empresas que o candidato já trabalhou, conhecimentos técnicos, idiomas. Esse texto é importantíssimo e o diferencial para eu continuar lendo o restante do currículo”, aponta a headhunter Meire de Oliveira.

Meire explica que muitas empresas pedem conhecimentos específicos para seleção de candidatos e é no Resumo que ela consegue perceber se faz sentido convocar o candidato, ou não, para uma entrevista.

4 – Dicas Extras

Dicas Extras

Dicas Extras

Outros pontos importantes: esqueça o tópico Objetivo Profissional, não use foto (a não ser que a posição solicite) e revise o conteúdo para garantir que não apareça nenhum erro de português.

Sobre a diagramação, todos são unânimes: nas faz diferença, desde que as informações apareçam de forma clara e organizada. Então, não perca muito tempo nesse item.

Ao longo dessa série, vamos destrinchar cada tópico do currículo de forma mais detalhada para que você consiga um currículo campeão, digno de muitos convites para entrevistas.

Fique por dentro das melhores dicas de como montar um currículo.

E para te ajudar, separamos modelos de currículo para baixar.

**Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tópico? Escreva para a gente.

Summary
Como montar um currículo Memorável?
Article Name
Como montar um currículo Memorável?
Description
Você sabe como montar um currículo Memorável? Não? Então veja agora as melhores informações para você montar um currículo. Dicas de Especialistas!
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo