Três dicas de oratória para entrevistas de emprego (e conseguir a vaga!)

dicas de oratória

A alegria de receber uma ligação marcando a tão sonhada entrevista de emprego muitas vezes é substituída por uma constante ansiedade.

O motivo? Simples: são poucos minutos para demonstrar todo o seu valor, fisgar o recrutador e conquistar a oportunidade.

É por isso que a Vox2you, maior rede de escolas especializada em comunicação e oratória da América Latina, separou 3 dicas de oratória para entrevistas de emprego – ter uma escuta ativa, utilizar técnicas de Rapport e atenção aos gestos involuntários – para serem usadas em entrevistas de emprego e garantir a vaga.

“Essas habilidades têm relação direta com a maneira como uma pessoa interage com os outros e como ela lida com suas emoções e sentimentos e, ao mesmo tempo, como é a integração dela em grupo”, afirma Luís Fernando Câmara, fundador da Vox2you.

Dicas de oratória: Exercite a escuta ativa

Escuta Ativa está relacionada ao entendimento do conteúdo capturado e, em seguida, a realização da compreensão e processamento da mensagem internamente. Ao ter uma escuta ativa você se desligará de sua própria história na intenção de criar ou reconstruir algo com os outros.

“Cultivar o hábito de fazer perguntas durante uma conversa, concede ao seu interlocutor o tempo necessário para a comunicação e evitar distrações”, reforça Câmara, que dá cinco dicas.

Dicas de oratória: 1. Reaja

Reaja ao que as pessoas dizem com naturalidade e equilíbrio. Use os gestos e expressões faciais ao seu favor, demonstrando que há interesse em ouvir o que o outro está falando;

Dicas de oratória: 2. Evite distrações

A primeira atitude para praticar a escuta ativa adequadamente, é exatamente impedir que as distrações atrapalhem sua concentração;

Dicas de oratória: 3. Tempo para a comunicação

Conceda ao seu interlocutor o tempo necessário para a comunicação, ou seja, não o interrompa ou complete suas frases, visto que isso pode proporcionar um clima desagradável e desrespeitoso;

Dicas de oratória: 4. Cultive hábitos

Cultive o hábito de fazer perguntas durante uma conversa. Essa é uma forma de comprovar que a mensagem está sendo bem assimilada e que você mantém interesse naquilo que está sendo dito;

Dicas de oratória: 5. Forneça feedbacks

É a partir deles que você poderá fazer elogios ou críticas construtivas, impulsionando o desenvolvimento do próximo.

Dicas de oratória: Pratique Rapport

Já o Rapport consiste em um processo de busca por uma relação de empatia entre os participantes da conversa. Nele, as relações são construídas considerando e respeitando todas as opiniões, de maneira a suspender qualquer julgamento com relação ao outro.

É por meio dessa técnica que acontece o famoso “quebrar o gelo”, deixando o clima leve e agradável para quem está presente. Praticar Rapport exige dedicação, visto que qualquer indivíduo confia mais em algo ou alguém que reflete sua própria personalidade.

Durante as entrevistas de emprego isso não é diferente. “Imagine que há uma pessoa conversando com você pausadamente, ou seja, de forma lenta, com interrupções. Em seu momento de fala tente ajustar sua narração da mesma maneira”, complementa Câmara.

Dicas de oratória: Fique atento(a) aos gestos involuntários

Os Gestos Involuntários, por sua vez, consistem basicamente nos movimentos automáticos usados excessivamente, que por sua vez tornam-se hábitos. “Não os controlar pode colocar sua fala ou escuta em risco, afinal, você pode ser interpretado de má forma”, alerta Câmara.

Todavia, é importante saber que tais gestão não são infinitos e que visualizá-los só é possível por meio da auto-observação. “O autocontrole e a utilização das técnicas de oratória para gestos/expressões faciais como ferramenta de apoio poderão aumentar as chances de conseguir a vaga!”, finaliza ele.

Leia também – 5 Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego no exterior.

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui