Apresentação de um case: três dicas para se sair bem

dicas para se sair bem

Segundo Tadeu Ferreira, consultor de carreira, mais do que possíveis soluções, recrutador avalia o raciocínio do candidato.

Grandes empresas costumam adotar, em seus processos seletivos, a apresentação de cases, em que são colocadas, aos candidatos, situações adversas, inerentes ao ambiente corporativo, para que analisem e proponham alternativas e soluções. Nessa etapa, os recrutadores avaliam as competências e habilidades dos concorrentes, a fim de selecionar aqueles que atendem melhor ao perfil da vaga.

Segundo Tadeu Ferreira, consultor de carreira e diretor geral da Aprimorha, por se tratar de uma fase intensa, muitos profissionais investem horas estudando estratégias, haja vista a forte concorrência no mercado de trabalho, como mostra uma pesquisa da Feedz, plataforma de gerenciamento de colaboradores: no último ano, 71% das pessoas que trocaram de emprego de forma voluntária visavam cargos mais altos. Para que possam encarar esse estágio com mais tranquilidade, o especialista dá três dicas.

Dicas para se sair bem: 1) Prepare-se para se apresentar

“Saber falar de si, contar de forma sucinta sobre sua formação, carreira e alguns fatos pessoais, preferências ou hobbies, ajuda a quebrar o gelo”, explica.

Dicas para se sair bem: 2) Apontar o caminho é melhor do que tentar resolver o problema

“O profissional não vai resolver o problema da empresa em 10 ou 15 minutos, pois terá apenas dados hipotéticos e, por mais experiência que tenha, ainda não conhece em profundidade o negócio. O gestor não quer uma solução em si, ele deseja conhecer o racional dele. É como uma prova de matemática, em que, muitas vezes, não se chega ao resultado, mas a fórmula e/ou raciocínio estão corretos”, adiciona.

Dicas para se sair bem: 3) Use exemplos reais

“O candidato deve dizer o que faria numa determinada situação com base no que conhece. Ainda pode finalizar a apresentação com exemplos reais de tudo o que já aplicou, que tenha aderência ao tipo ou realidade da empresa onde pretende trabalhar. O profissional é contratado pelo que fez, vivenciou, e não por aquilo que promete”, finaliza.

Dicas para se sair bem: Sobre a Aprimorha

Fundada em 2014, em Campinas (SP), a Aprimorha é uma empresa de consultoria de carreira e orientação profissional que atua com um método próprio e inovador para gerar resultados reais. Seu time é altamente qualificado e alinhado às oportunidades do mercado atual, prestando um atendimento personalizado, de acordo com o perfil e objetivo – orientação profissional, recolocação, ascensão ou transição de carreira – do assessorado.
A Aprimorha utiliza estratégias integradas, baseadas no entendimento técnico da função, para direcionar o profissional aos RHs e headhunters de forma mais assertiva. Além de Campinas, a empresa possui consultores em São José dos Campos (SP) e Belo Horizonte (MG). Em sete anos, já assessorou mais de quatro mil profissionais e efetivou recolocações em 18 estados brasileiros e oito países.
Leia também –

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

O PraCarreiras é atualizado diariamente

Você sabia que no Pracarreiras você consegue acompanhar notícias como as de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Para acompanhar, basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui