Como criar um vídeo currículo de destaque?

vídeo currículo como fazer

Dentre as muitas tendências trazidas pela chegada da pandemia de Covid-19 no mundo dos processos seletivos está o vídeo currículo.

Assim como as empresas tiveram que se reinventar na forma de recrutar talentos à distância, os candidatos também precisam se adaptar a essa nova realidade.

Como gravar um vídeo que se destaque para conquistar a tão sonhada recolocação profissional? Confira as 5 dicas de Fernanda Medei, CEO da Medei, HRTech pioneira em tornar pós-desligamentos e demissões mais transparentes, para ajudar aqueles que estão em busca de um novo emprego.

Vídeo currículo como fazer? Dica 1. Atualize seu curriculum vitae:

Assegure-se de que suas experiências profissionais e acadêmicas estejam corretas e de acordo com o currículo escrito que será enviado, a fim de evitar desencontro de informações que possam confundir o recrutador. Reforce suas habilidades profissionais e soft skills, como liderança e flexibilidade, que podem se destacar dos demais concorrentes.

Vídeo currículo como fazer? Dica 2. Faça um roteiro

Mesmo um vídeo simples pede uma organização mínima antes da gravação. Escreva um roteiro conciso com introdução, desenvolvimento, conclusão e saudação final para que sua gravação seja direta e fluida. Por melhor que você seja no improviso, é importante seguir uma sequência linear na apresentação. Anote tópicos que possam te guiar na fala.

Vídeo currículo como fazer? Dica 3. Vá direto ao ponto

Procure falar todo o seu conteúdo em até 1 minuto e 30 segundos. Garanta que os 10 primeiros segundos sejam interessantes e cativantes para prender a atenção do recrutador. Faça uma boa introdução, desenvolva de forma clara e finalize agradecendo a oportunidade. Aproveite para mostrar características que o currículo vitae não consegue transparecer como sua personalidade e fluência verbal. Cuidado com o português e uso de gírias inapropriadas.

Vídeo currículo como fazer? Dica 4. Pesquise a empresa

Muitas empresas pedem currículos em vídeo  juntamente com o documento em pdf para conhecer detalhes sobre o candidato. Por isso, pesquise a empresa e crie um vídeo onde fique claro que a empresa e você têm as mesmas ideias e orientações. Caso seja um vídeo currículo para uma oportunidade específica, lembre-se de responder a todas as perguntas feitas.

Veja também o que não pode faltar no currículo de 2021.

O currículo é o primeiro passo, deve ser atrativo, atual e conter qualificações que ganharam maior relevância nos dias de hoje, especialista fala o que não pode faltar no currículo.

Destaque as habilidades com tecnologia e softwares digitais logo no topo da apresentação profissional, priorize informações relacionadas à possibilidade de home office, tenha um espaço dedicado, crie um currículo digital com no máximo duas folhas.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

O PraCarreiras é atualizado diariamente

Você sabia que no Pracarreiras você consegue acompanhar notícias como as de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Para acompanhar, basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui