O que é curriculum vitae?

o que é curriculum vitae

Talvez você nunca tenha ouvido falar neste termo antes, ou já o tenha visto por aí, mas sem ideia do que significa. Afinal, o que é curriculum vitae? E o que ele tem a ver com a sua carreira? Vamos explorar um pouquinho mais esse assunto nos parágrafos abaixo:

O que é curriculum vitae?

Basicamente, esse é o nome oficial do seu currículo. É o termo que define o documento em que você coloca todas as suas experiências profissionais e acadêmicas. A ideia é demonstrar as suas habilidades e competências para o mundo. É por causa desse nome que também chamamos o currículo pela sigla CV (as primeiras letras de curriculum vitae).

Esse nome parece estranho e tem uma grafia diferente do que conhecemos porque é um termo em latim, uma antiga língua indo-européia que deu origem à outras, como o próprio português e o francês. O termo significa “trajetória de vida”. O que faz total sentido, já que, através do currículo, é possível saber o caminho feito até o seu momento profissional presente.

O que é curriculum vitae? Por que é importante?

Bom, como esse é um documento que demonstra tudo o que você fez profissionalmente, ele é usado como a porta de entrada para um trabalho. Quando uma empresa abre uma vaga de emprego, é através do curriculum vitae que ela escolhe os candidatos mais capacitados para essa vaga e determina quem está de acordo com o perfil da empresa ou não.

O CV é um primeiro contato do recrutador com os seus possíveis funcionários. Ele é usado para a empresa conhecer o básico sobre alguém para, então, convidar essa pessoa para uma entrevista de emprego.

O que é curriculum vitae? Como montar um curriculum vitae?

Existem muitas formas de montar um CV hoje em dia – algumas até online. O LinkedIn, por exemplo, já é visto como uma forma de colocar o seu currículo completo na internet.

Porém, a forma tradicional de montar um curriculum vitae ainda é por meio de um arquivo no Word ou PDF. Ele vai apresentar as suas informações básicas, tanto pessoais (como endereço, idade e estado civil) quanto profissionais (últimas experiências de trabalho, formação acadêmica, habilidades de destaque, etc.).

Conteúdos de ajuda para montar seu cv

Se você busca mais ajuda sobre como montar um currículo, separamos alguns conteúdos que valem a visita:

Um lembrete muito importante: o seu curriculum vitae nunca será finalizado. A cada nova experiência profissional ou acadêmica, ele precisa ser atualizado e revisado. Aliás, é interessante também lembrar que o seu currículo deve ser adaptado a cada vaga à qual você se candidatar. E isso é essencial para mostrar que você está de acordo com o que a empresa procura.

E aí, agora você entendeu o que é curriculum vitae e o quanto ele é importante? Se precisar de uma ajuda mais específica, não deixe de conferir nossos cursos online sobre o tema. Temos cursos com recrutadores sobre como montar um currículo, currículo sem experiência, LinkedIn e muitos outros. 

pub-2012670429573875