Confira as melhores dicas de como demonstrar suas qualificações profissionais no currículo.
Você só atualiza o currículo quando aparece uma proposta de emprego? Pela correria manda informações desnecessárias por não ter tempo para melhorar o currículo? Se disse “sim” para alguma das perguntas, é muito provável que precise dar uma atenção especial na hora de atualizar o currículo, ponderando e filtrando as principais informações, com uma boa estratégia para que seja atrativo e desperte o interesse do contratante.
O currículo é um dos primeiros contatos que a empresa tem com o candidato, por isso, atente-se aos detalhes. Um Levantamento realizado pela empresa de recrutamento online Catho com mais de 400 recrutadores aponta que 30% deles demoram em média de 6 a 10 segundos para descartar um currículo para uma entrevista.
Encontrar um profissional qualificado e que possua um extinto natural de proatividade e de iniciativa é o desejo de toda empresa. Por isso, deixe claro em seu currículo suas qualidades usando verbos que indiquem tais comportamentos, o caminho que precisou percorrer para alcançar as competências obtidas e seja claro quanto a sua forma de atuar.
Ainda de acordo com a pesquisa da Catho, os recrutadores se baseiam nas informações que mais são valorizadas e que não podem faltar na construção de um currículo no momento da análise; e em percentual, a pesquisa mostra a relevância do assunto: experiência profissional (80%); formação e/ou cursos complementares (60%); cargo e/ou área pretendida (60%); objetivo profissional (50%); conhecimento em outros idiomas (24%).
Sabendo disso, a CEO da Minds Idiomas, Leiza Oliveira, destaca que diante de um mercado de muita concorrência e com pessoas cada vez mais qualificadas, o currículo merece toda a atenção por parte do profissional. “O currículo é a porta de entrada para entrevistas e possíveis empregos. Um profissional que sabe realçar as suas qualidades está à frente dos concorrentes”, pontua Leiza.
Está na hora de garantir uma vaga naquela tão sonhada empresa. Confira 4 dicas de como demonstrar que tem iniciativa através do currículo.
Boa colocação no mercado de trabalho: Use verbos como “iniciou” ou “dirigiu”
Seja mais detalhista e fuja de verbos como “liderar”, pois ele se tornou uma expressão repetitiva e maçante nas descrições das atividades desenvolvidas, sobretudo dos cargos que envolvem a liderança. Comece a utilizar termos como “iniciou” e “dirigiu”, pois além de serem mais específicos, demonstram que conseguiu sair da trivialidade e que é uma pessoa criativa.
Boa colocação no mercado de trabalho: Inclua projetos paralelos
Uma forma de demonstrar interesse pela vaga e que você é um profissional que está sempre buscando novos conhecimentos é incluir projetos e experiências que participou fora do trabalho, principalmente quando tiverem ligação com a atividade a ser desenvolvida dentro da oportunidade. Com isso, vai conseguir demonstrar que conseguiu separar um tempo para se aperfeiçoar e exercer as funções da melhor maneira possível, demonstrando interesse, determinação e iniciativa.
Boa colocação no mercado de trabalho: Indique atividades criadas por você mesmo
Caso tenha criado uma função que ocupou ao longo da carreira, assegure-se de que os recrutadores saibam. É comum vermos profissionais trabalhando em vagas que já existiam ou que estavam disponíveis no anúncio de emprego, e raro vermos algum profissional capaz de buscar novas funções.
Garanta que esteja preparado para atender as atividades exigidas pelo cargo e que é capaz de criar sua própria oportunidade. Esta é uma habilidade pouco desenvolvida, portanto, não a deixe de fora do currículo.
Boa colocação no mercado de trabalho: Domine o inglês
Já não é novidade que o domínio do idioma abre novas vagas, aumenta o salário e permite que chegue a lugares inimagináveis. Falar o inglês com fluência garante que seja visto como uma pessoa que não gosta de ficar na zona de conforto e que adora desafios. Ter essa capacitação no currículo, mesmo que não venha usar o idioma no trabalho desejado, deixa você na frente de muitos concorrentes e, com certeza, faz com que seja visto como um candidato especial. Não hesite em procurar uma escola de inglês.
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Minds Idiomas oferece, através de uma metodologia própria e eficaz, o domínio do idioma em 18 meses. A instituição carrega 10 selos de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising), é bastante conhecida por seu ensino dinâmico e multidisciplinar e por sua preocupação com as necessidades e o domínio na hora de falar, ouvir, escrever e ler.
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Boa colocação no mercado de trabalho: Sobre a Minds Idiomas
Com 14 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com 72 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual.
Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds acessando
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Leia também – O currículo ideal para chamar a atenção das empresas.
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