Carreira de Escritor

    carreira de escritor

    Carreira de Escritor: tudo o que você precisa saber antes de seguir essa área

     

    Já diziam os nossos avós: tenha uma família, plante uma árvore e escreva um livro. Você é daqueles que sempre sonhou em colocar todas as suas ideias em um papel e publicá-los em alguma editora? Então, você precisa conhecer mais sobre a carreira de escritor.

    É super importante, sobretudo na hora de escolher o curso da faculdade, estudar mais sobre algumas carreiras. Por isso, leia sobre as carreiras no mercado, quais habilidades necessárias, qual perfil ideal, etc. Com isso, você vai conseguir ter mais clareza sobre qual área quer trabalhar e isso vai evitar frustrações no futuro.

    Pensando nisso, o PraCarreiras criou esse espaço de Profissões para trazer todas as informações necessárias sobre todas as áreas do mercado.

    Além disso, teremos sempre entrevistados que irão falar mais sobre o mercado de trabalho, suas rotinas, dificuldades e o que, afinal, é preciso para crescer na carreira.

    Aqui, vamos falar sobre a carreira como escritor. Então, vamos ao que interessa.

    Carreira de Escritor: muito mais que um autor de livros

     

    No Brasil, a carreira de escritor não é regulamentada. Por isso, qualquer pessoa pode se tornar um escritor famoso.

    Então, para ser um escritor famoso ou reconhecido, você precisa produzir uma boa obra, com ideias que tragam valor para um determinado público.

    No entanto, não basta ter boas ideias ou uma ficção pronta na cabeça para ser um escritor. A carreira de escritor demanda habilidades de escrita e técnicas que são aprendidas em cursos, leituras ou na prática.

    Além disso, você deve ter a capacidade de negociar a venda dos seus livros em editoras. Ou contratar uma pessoa para fazer isso. E, nesse caso, você precisará ser um bom gestor e administrador.

    Um escritor precisa usar as palavras para trazer algum tipo de emoção nos leitores. Com isso, seus livros podem servir como uma autoajuda, um conto emocionante, um momento de reflexão ou puro entretenimento.

    Cursos de escritor

    Mas então, como aprender todas essas habilidades para seguir com a carreira de escritor?

    Saber e gostar de ler e escrever são requisitos básicos. É, por isso, super importante que você tenha domínio da língua portuguesa.

    Além disso, você precisa se especializar em um gênero de escrita. O que você mais gosta: poesia, ficção, conto? Pense a respeito de todos os gêneros para começar a se especializar em um deles.

    Não existe um curso de graduação para quem quer ser escritor. No entanto, há algumas áreas de estudo que podem contribuir com essa carreira.

    Como o domínio da escrita é essencial, os cursos de Jornalismo e Letras são os mais indicados para quem pretende seguir com a carreira de escritor.

    Mas, não acomode-se apenas na graduação. Faça, portanto, cursos mais específicos que vão contruibuir com conhecimento e experiência antes de você escrever um livro.

    Na internet, você pode encontrar muitos cursos sobre essa área. Podemos expor alguns aqui:

    Ninho de Escritores;

    Oficina de Criação Literária (online);

     – Escrevedeira;

     

    Como começar?

     

    A internet possibilita muitos espaços para divulgação de textos e criação de portfólio. Então, use a internet a seu favor.

    Comece a escrever artigos e textos nas suas redes sociais. O LinkedIn tem um espaço de criação de artigos que pode servir para você começar o seu portfólio.

    Além disso, procure grupos de escritores no Facebook e LinkedIn. Neles, você poderá discutir sobre a carreira de escritor e, principalmente, fazer um bom networking.

    Também, você pode criar um blog ou site e começar a divulgar o seu trabalho como escritor. Lembre-se, não adianta nada você escrever um livro se ninguém tiver acesso a ele.

    Publique seu conteúdo no máximo de lugares possíveis. Com isso, você terá mais material para ir atrás da publicação oficial em uma editora, se esse for seu sonho.

    Ficou com alguma dúvida? Escreva para gente!