Como as pessoas aprendem? Saiba agora

Como as pessoas aprendem

Como as pessoas aprendem?, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Jaqueline Marchetti, coordenadora de T&D na Creditas.

Muitas pessoas já se questionaram sobre como o as pessoas aprendem ao longo da vida humana.

Memorizamos tanta coisa no ensino tradicional e agora nos questionamos sobre onde aquele conhecimento foi parar.

Lembram-se das muitas fórmulas de matemática? E as leis da física? Sem contar as grandes datas de guerras e eventos históricos? É muito questionado sobre o sumiço dessas informações todas na nossa mente através dos anos.

Há muitos estudos sobre como o ser humano aprende e se desenvolve e, graças a estes estudos, novas metodologias nasceram.

Como as pessoas aprendem: Metodologia passiva

As escolas adotam há séculos uma metodologia passiva e nela os professores são os protagonistas da educação, isto é, são os transmissores de um conhecimento que seus alunos supostamente não detém.

É um processo de ensino, de transferência de conhecimento. Atualmente, porém, o debate vai além, focando no processo de aprendizagem, e não mais no ensino por si só.

Aprendizagem, de acordo com o dicionário Priberam, significa:

  • Ato ou efeito de aprender;
  • Tempo durante o qual se aprende e;
  • Experiência que tem quem aprendeu.
  • Ensino, por outro lado, significa:
  • Dar aulas ou lições;
  • Dar aulas ou lições de (ex.: ensinar a ler e a escrever; ensinar matemática);
  • Preparar para determinada tarefa, ação ou prática. = ADESTRAR, TREINAR;
  • Transmitir experiência, princípios ou normas de conduta (ex.: os pais ensinaram ambos os filhos a serem independentes).

Fica clara a diferença existente entre as duas palavras e os sentidos que elas podem dar a todo o processo. Não se trata mais de ensinar alguém sobre determinado assunto. Trata-se de trocas, de fomentar a aprendizagem através de práticas não tão estimuladas. E é a partir daí que as metodologias ativas passam a ganhar foco.

Como as pessoas aprendem: Mas, afinal de contas, o que é metodologia ativa?

É um modelo no qual o estudante encontra-se no centro do processo de aprendizagem. Ele não é mais apenas um mero espectador, mas personagem principal e ativo. O professor, neste modelo, atua como um mediador de discussões e não mais como apenas o único detentor de conhecimento.

Discutir, praticar e ensinar são os métodos mais eficazes no processo de aprendizagem e, se pensarmos nas práticas da metodologia passiva, fica mais fácil de entender por que é uma estratégia de aprendizagem alvo de debates e críticas nos dias contemporâneos.

Ler, escrever, observar, práticas comuns no ensino tradicional, apontam um baixíssimo nível de retenção do conteúdo, mas geram, por outro lado, a reflexão: se a retenção é mínima, por que a utilizamos tanto?

A partir de reflexões como essa, é importante incentivar a utilização de metodologias que centralizam o estudante durante todo o ciclo de aprendizagem.

Dentro do Starters, programa dedicado para os primeiros desafios da área que o colaborador da Creditas atuará, nos aventuramos com uma grade de treinamento de um mês baseada na metodologia 70:20:10.

Como as pessoas aprendem: Sem excluir o aprendizado teórico

É uma metodologia que não exclui o aprendizado teórico, mas fomenta mais momentos de prática e aprendizado com o outro, se tratando, portanto, de uma quebra de paradigma por si só.

É preciso conduzir a prática de treinamentos por metodologias que colocam o colaborador no centro, como agente direto de seu próprio desenvolvimento. É um novo entender, fomentamos e precisamos ser autônomos e protagonistas de nossas carreiras e, claro, isso perpassa pelo ciclo de aprendizagem e desenvolvimento.

Leia também – Por que o aprendizado contínuo vai mudar a forma como vivemos – e trabalhamos?.