5 dicas para conduzir entrevistas online

Como fazer entrevistas online

Como fazer entrevistas online: As práticas na adaptação para o recrutamento online como investimento em tecnologia e o que avaliar no candidato.

Muito se fala sobre como os candidatos devem se preparar para as entrevistas de emprego online mas, e os recrutadores das empresas, como eles devem se planejar? Como adaptar esta análise que antes era cara a cara para uma tela do computador?

A preparação envolve desde o ambiente da entrevista, até a pontualidade e apresentação pessoal dos interessados pela vaga.

Se nos últimos anos agregar tecnologia ao RH era considerada uma tendência, agora tornou-se uma necessidade. Com a pandemia, as empresas tiveram que adaptar seus processos seletivos, aderindo de vez às ferramentas digitais.

Como fazer entrevistas online: A melhor empresa de tecnologia

O InfoJobs, empresa de tecnologia eleita o melhor site de recrutamento do Brasil, selecionou cinco dicas valiosas para o recrutador conduzir entrevistas de emprego e fazer análise de candidatos em uma vídeo entrevista.

De acordo com Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, o recrutador de hoje precisa, em primeiro lugar, dominar a tecnologia usadas nas entrevistas.

“Para o profissional de RH estar confiante, ele precisa se aproximar da tecnologia, estar sempre ligado nas novidades e aproveitar para desenvolver novas habilidades para esse modelo de recrutamento. Com isso, ele terá sempre boas experiências.

Como fazer entrevistas online: Confira todas as dicas dadas por Prado

1- Escolha e prepare com antecedência o local da entrevista – Isso inclui achar o melhor lugar para deixar o computador, checar a câmera, o enquadramento, a luz, o microfone e principalmente a conexão. Ao agendar a entrevista, também oriente os candidatos sobre a importância desses itens.

2- Pontualidade – Esse é primeiro ponto a ser observado pelo recrutador. Leve em consideração que o candidato terá que testar todos os pontos acima do item 1 e estar preparado minutos antes, para a conversa. O atraso não é um bom sinal.

3- Apresentação pessoal – Mesmo a distância é possível observar a postura do candidato: roupa, cabelo, tom de voz e gestos. Não é porque o entrevistado está em casa que ele deve relaxar quanto à apresentação Fique atento a isso. Analise ainda se o candidato tem clareza e objetividade na comunicação.

4- Roteiro de perguntas – A entrevista online corre risco de ser muito informal e caminhar para uma conversa pessoal. É importante ter informações pessoais, mas o foco precisa manter-se no profissional. Por isso, mantenha o roteiro de pelo menos dez perguntas a serem seguidas.

5- Invista em tecnologia para obter os melhor resultados. Uma das vantagens de contar com seu próprio sistema para recrutamento e seleção, como o PandaPé, é a possibilidade de acessar o conteúdo da vídeo entrevista a qualquer momento.

O recrutador tem a chance de analisar cada detalhe para uma comunicação assertiva, já que ela fica registrada no sistema. Além disso, também é possível aplicar testes e avaliações personalizadas antes de chegar a vídeo entrevista.

Como fazer entrevistas online: Sobre o InfoJobs

Com mais de 19 milhões de visitas ao mês e 38 milhões de cadastros, o InfoJobs é uma plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos que há 16 anos oferece ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis.

Leia também – Não consegue entrevistas? Descubra se é você ou seu CV.

Existem diversas fontes ensinando como escrever um currículo, mas você sabe como conseguir entrevista de emprego com o seu currículo?

Inclusive recomendo que invista tempo pesquisando no Google, como por exemplo dicas de formatação, seções do que escrever, uma breve introdução, etc. O que tenho para dizer é, acredito eu, a parte mais crítica ao formular um CV e para a qual ninguém costuma oferecer ajuda: descrever o seu perfil profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui