Em tempos de tecnologia e redes sociais, é impossível pensar em outra forma de mandar um currículo que não seja via e-mail.
Afinal, como montar uma mensagem que seja clara e precisa, que chame a atenção do empregador e deixe você mais próximo do emprego dos sonhos? O PraCarreiras conversou com dois profissionais especialistas no assunto para saber exatamente como mandar currículo por e-mail. Veja como conseguir uma entrevista e evitar erros que mandam sua mensagem direto para o spam.
1. Como mandar currículo por e-mail: seja direto no assunto
Segundo a coach Patrícia Cunha, o assunto deve ser direto ao ponto: “curriculum vitae” + o seu nome completo. Isso deixa claro o conteúdo do e-mail e facilita a identificação das mensagens na caixa de entrada. Portanto, sem enrolações!
2. Como mandar currículo por e-mail: não se alongue no corpo do e-mail
Fabrício Morini, especialista em carreiras e empreendedorismo, explica que não existe certo e errado sobre o que escrever no corpo da mensagem. Aqui, foque em informações básicas e agradeça pela oportunidade de contato. No mais, deixe que o seu currículo e a própria carta de apresentação façam o restante.
Aliás, é importante lembrar que a mensagem do e-mail não qualifica como carta de apresentação. Esse é um documento separado que merece atenção na hora da escrita, além de ser enviada anexada junto com o CV.
3.Mantenha o foco
Lembre-se: esse é um e-mail de trabalho. Portanto, você precisa ser objetivo ao falar sobre as suas qualificações e porquê você deve ser considerado para a vaga.
“O foco principal do e-mail é apenas transmitir a informação curricular, se for de interesse da empresa uma entrevista será agendada. Não é necessário muita explicação neste e-mail, que deve ser sucinto”, diz Patrícia.
4. Como mandar um currículo por e-mail sem cometer os principais erros
Claro, não poderíamos falar sobre enviar currículos sem passar por erros comuns. Por isso, tanto Patrícia quanto Fabrício atentam para quatro pontos principais:
- Erros ortográficos: leia e releia o texto escrito. E, se necessário, escreva em um documento separado antes de jogar no e-mail, para evitar apertar o botão “Enviar” sem querer.
- Mandar o CV no corpo da mensagem. A não ser que seja solicitado pelo empregador, o currículo deve sempre ser anexado.
- Mentir sobre ou omitir informações importantes. “Sinta-se seguro, não faça coisas que você não sabe e tenha humildade em se posicionar para o contratante, ressaltando naquilo que você é bom”, reforça Fabrício.
5. Como mandar currículo por e-mail: tamanho ideal
Na hora de escrever a mensagem, não é necessário se alongar. Ou seja, até 3 linhas para se apresentar, dizer o que você pretende com esse contato e agradecer pela atenção do recrutador. Como reforça Patrícia, todo o valor do seu e-mail está nos anexos.
6. Como mandar um currículo por e-mail na melhor hora do dia?
O ideal é mandar o seu e-mail para o contratante durante a semana (de segunda à sexta), no horário comercial. Uma dica de ouro. Se possível, envie o seu e-mail logo cedo, até às 09h, para que ele fique no topo da caixa de entrada.
Além disso, muitas pessoas se preocupam também com o endereço do próprio e-mail. Por exemplo, se o seu for algo do tipo “marcelagatinha23” ou qualquer outra coisa que não o seu nome completo, talvez seja interessante montar um e-mail novo antes de começar a disparar CVs. Isso ajuda a montar uma imagem mais séria e profissional.
Ao mesmo tempo, Fabrício comenta que se o endereço não passa uma imagem negativa sobre você, não existe motivo para alterá-lo. “O fato de ter ou não ter um e-mail profissional não quer dizer nada. O que quer dizer é o que você entrega uma vez que for contratado. No processo de seleção seja você mesmo”, comenta. Ou seja, fica a seu critério! Veja o que deixa você mais confortável e vá em frente!
No mais, lembre-se das duas palavrinhas de ouro ao enviar currículos por e-mail: objetividade e profissionalismo. Não se alongue, reforce que as informações importantes estão anexadas e não esqueça de agradecer pela atenção. A partir daí, é torcer e esperar para marcar as suas entrevistas!