Como manter colaboradores engajados em tempos de incerteza é tema do nosso artigo de hoje escrito por David Pezzullo*.
Embora possamos dizer que a espinha dorsal de uma empresa são os produtos ou serviços que ela comercializa , seus colaboradores é, sem dúvida, o coração e a alma da companhia. Em condições normais de operação, a comunicação com os colaboradores e outros públicos-chave para compartilhar metas e mantê-los motivados para deixar todos os setores da empresa funcionando é importante para a liderança da empresa e para departamentos como recursos humanos e comunicação.
Por isso , em tempos incertos como os de agora, a comunicação com os colaboradores e outros p ú blicos-chave se torna uma necessidade imprescindível . Se uma empresa deseja sobreviver, cabe a ela manter seu coração e alma engajados . Parece simples e fácil, mas intensificar o envolvimento pode ser desafiador e exigi r planejamento, acompanhamento rigoroso , comprometimento, vontade de experimentar coisas novas e um esforço conjunto de todos.
Ao participar de várias equipes de liderança ao longo dos anos e em várias empresas, testemunhei e experimentei um bom engajamento dos colaboradores, mas, em outros casos , infelizmente, não foi tão b o m.
Felizmente, na Herbalife Nutrition, uma empresa com aproximadamente 9.500 colaboradores ao redor d o mundo, abençoados por ter uma equipe que entende e valoriza o engajamento dos colaboradores. Como empresa global, também leva mos em conta desafios como diferenças de fuso horário, relatórios da matriz , idioma, cultura, acesso a recursos e cenários locais.
Como manter colaboradores engajados: resposta ao COVID-19
Como a Herbalife Nutrition fabrica e comercializa produtos alimentícios, é importante manter uma continuidade dos negócios, pois nossos clientes confiam nos Consultores Independentes e em nossos produtos como parte de seu estilo de vida saudável. Mas, acima de tudo, queríamos garantir a condução dos negócios cuidando da saúde e da segurança de nossos colaboradores. Assim, como outras empresas, mudamos a maneira como muitos deles trabalham, orientando que executassem suas tarefas em casa. Para alguns, estávamos mudando a maneira como eles trabalham para atender aos requisitos de distanciamento social. O que não mudou foi a necessidade de manter todos engajados.
Como manter colaboradores engajados: como fizemos
Analisamos as ferramentas e os recursos que tínhamos disponíveis e estabelecemos algumas metas específicas para manter os colaboradores engajados, motivados e apoiando uns aos outros nesse cenário que era novo para todos.
Nossos objetivos incluíram:
• Usar de tecnologia para garantir a maioria das chamadas/reuniões via Zoom para nos conectarmos visualmente e verbalmente e, ao mesmo tempo, não perder nosso senso de humor. E o constante e consistente pedido de feedback e de ideias aos colaboradores
• Manter os departamentos envolvidos de maneira descontraída com suas equipes
• Continuar colaborando com projetos globais importantes
• Continuar promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento profissional
• Garantir que as equipes permaneçam engajadas com seus projetos e metas, tanto quanto possível
• Enfatizar continuamente nossa cultura e valores, mesmo trabalhando em casa
• Cuidar da mente e do corpo
Como manter colaboradores engajados: nossos objetivos em ação
Entendemos que nossas equipes precisavam ouvir a liderança, por isso implementamos um encontro semanal virtual em que os executivos compartilham informações e respondem perguntas. Além disso, nosso CEO, John Agwunobi, compartilha suas ideias e reforça a cultura e os valores da companhia com os colaboradores também em um comunicado semanal.
Os líderes de departamento incluíram um pouco de descontração em suas reuniões virtuais, como pedidos de compartilhamento de fotos pessoais, concursos de fotos ou até competições para escolher o melhor fundo virtual de videochamadas. E foram realizados até eventos descontraídos, como happy hours virtuais, para manter um sentimento de amizade.
Para garantir aos colaboradores a percepção de que suas carreiras continuam crescendo, lançamos a iniciativa global Linkedin Learning e os incentivamos a fazer a inscrição para que pudessem obter um aprendizado contínuo também por meio de nossas plataformas on-line. Assim, conseguimos anunciar e celebrar algumas promoções que reforçaram isso.
O corpo é tão importante quanto a mente e, embora o Covid-19 tenha trazido demandas específicas aos colaboradores, como a quarentena e distanciamento social, mantê-los envolvidos por completo é uma meta importante para nós. Implementamos sessões de exercícios físicos virtuais diários para que os colaboradores pudessem se exercitar em casa em transmissões ao vivo ou gravadas.
Como manter colaboradores engajados: o feedback dos colaboradores é fundamental
À medida que lançamos novas ideias e programas, o que realmente nos importa é que estejam ajudando nossos colaboradores. O feedback é um aspecto importante do programa. No final de cada atividade, há uma rápida pesquisa para saber o nível de satisfação e como podemos torná-la melhor. Até implementamos um fórum de feedback em nossa ferramenta de inovação global – The Greenhouse.
Há dois anos, lançamos o The Greenhouse, um portal colaborativo em que colaboradores de todo o mundo podem contribuir para a inovação da empresa. Visto que o COVID-19 é uma questão global, o The Greenhouse se mostrou um ótimo lugar para eles sugerirem ideias sobre como lidar com este momento de gestão de crise. E, como sempre, nossos colaboradores se reuniram para fazer melhor. Tivemos a participação de um quarto dos 9.500 colaboradores de todo o mundo, 47 novas ideias e 32 recomendações de boas práticas. Depois que eles votarem nas ideias, as vencedoras serão implementadas, mas algumas boas ideias foram implementadas imediatamente.
Como manter colaboradores engajados: próximos passos
Neste momento de crise e mudança, não consigo pensar em uma frase mais apropriada do que “isso também vai passar”. No entanto, não devemos abrir mão da oportunidade de aprender nestes momentos. Como líderes de empresas, mas observar o que funcionou e o que não funcionou, elaborar planos para problemas inesperados, estarmos dispostos a mudar e, acima de tudo, lembrarmos de cuidar sempre do coração e da alma, pois são eles que cuidam de nós todos os dias.
*David Pezzullo é Chief Operating Officer da Herbalife Nutrition.