Transformação digital, uma aliada do meio ambiente

Transformação do meio ambiente

Transformação digital, uma aliada do meio ambiente, esse é o tema do artigo de hoje escrito por Fabiano Falvo, Head de produto da Neo.

Você certamente já parou para pensar quantas árvores são utilizadas para fazer uma folha de papel.

Mas, caso ainda não tenha feito essa conta, saiba que um eucalipto, por exemplo, gera de 20 a 24 mil folhas do tamanho A4 (aquele sulfite que costumamos usar nos escritórios).

Para fazer uma tonelada de papel, são necessárias 11 árvores, e o consumo de papel pelo brasileiro gira em torno de 44 kg por ano.

É verdade que boa parte do papel fabricado hoje no país é originária de madeira de reflorestamento.

Transformação do meio ambiente: Outro problema

No entanto, esbarramos em outros problemas: a quantidade de água usada para produzir as folhas e como é feito o descarte desses materiais. Sua empresa pode até ter uma política de reciclagem bem estabelecida, mas poucas pessoas sabem como fazer isso.

Prova disso é uma pesquisa da consultoria global Ipsos, feita em 28 países, que apontou que 54% dos brasileiros não sabem como funciona a coleta seletiva de lixo reciclável – e, tão grave quanto, desconhecem informações sobre os tipos de materiais plásticos que são reaproveitáveis.

Por isso, sempre me perguntei qual a necessidade dessa quantidade de papel se podemos formalizar tudo utilizando meios digitais. Por que não somos mais sustentáveis, usando menos árvores e caminhões?

Transformação do meio ambiente: Sem sentido

Por outro lado, é igualmente sem sentido imprimir e armazenar documentos que podem ser digitalizados ou enviados eletronicamente para o usuário.

Isso ainda acontece na maioria das empresas, porque, por lei, alguns documentos têm a obrigatoriedade de serem impressos (o que acaba gerando mais gastos, provocando mais riscos de perda e demandando uma política de sustentabilidade mais elaborada), mas, hoje, uma boa parcela pode ser feita digitalmente.

Sim, é possível minimizar os impactos na natureza por meio da tecnologia para acordos digitais. O iGree, criado pela Neo, não só ajuda a otimizar e diminuir custos dos processos como um todo, como também ajuda a preservar o meio ambiente.

Em outras palavras, se você é uma pessoa atenta às questões ambientais, mas ainda apegada ao papel em seus processos, saiba que a transformação digital ajuda a mudar esse mindset.

Transformação do meio ambiente: A ferramenta digital

Como o iGree é uma ferramenta totalmente digital, ele permite enviar contratos ou propostas de forma online, sem necessidade de imprimir documentos, e estes são assinados eletronicamente, com validade até maior do que o papel (isso porque o iGree armazena a informação da assinatura de modo mais seguro e com mais evidência do que as formas convencionais, eliminando custos e esforços de conferência e guarda).

É preciso entender a importância da transformação digital para a preservação da natureza e dedicar empenho para buscar as melhores soluções tecnológicas, que nos ajudem nesse sentido.

No que depender de nossos esforços, combinaremos inovação e consciência ambiental não só para desenvolver produtos com este propósito, como também para firmar tendências que ajudarão a legar futuro digno para o planeta.

Leia também – Como as empresas podem se manter inclusivas no meio digital?.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho e ser um profissional de sucesso.

Para participar, basca clicar nesse link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui