Efeitos do esgotamento emocional na mente e no corpo

esgotamento emocional

Efeitos do esgotamento emocional na mente e no corpo, esse é o tema do artigo de hoje escrito por Andréa Ladislau, doutora em psicanálise.

Em meio a situações diversas de estresse e confronto pessoal, é natural o surgimento ou o agravamento de transtornos de estresse pós-traumático.

Transtornos de ansiedade generalizada, pânico e outros sintomas decorrentes de um momento carregado de medo, tensão e angústia.

Além dos aspectos físicos e biológicos, também devemos estar sempre atentos aos diversos pontos relevantes voltados para a saúde mental e emocional das pessoas. O esgotamento emocional é muito comum em épocas de excesso de desequilíbrio mental.

Esgotamento emocional: Os traumas intensificam o desgaste

A exposição aos traumas pode intensificar a sensação de desgaste mental. Esse desgaste tem algumas características comuns que geram total descontrole de suas ações e pensamentos. Um esgotamento emocional que também pode ser classificado como uma fadiga emocional.

Cansaço excessivo, físico e mental; dor de cabeça frequente; alterações no apetite; Insônia; dificuldades de concentração, sentimentos de fracasso e insegurança; negatividade constante; sentimentos de derrota, desesperança e incompetência; alterações repentinas de humor; isolamento; fadiga, pressão alta, dores musculares, problemas gastrointestinais; alteração nos batimentos cardíacos, entre outros.

Infelizmente, essas são as respostas de nossa mente frente a situações desagradáveis. O indivíduo sente-se inseguro e, sem ter muita certeza do que pode realmente ser real, a sensação mais comum é a falta de controle, a incerteza com os dias futuros e uma instabilidade relativa a tudo –  e a todos.

Esgotamento emocional: Um desespero e impulsividade

Além disso, observa-se um aparente desespero e uma demonstração de impulsividade – e, em alguns casos, até podemos perceber evidências suicidas.

O indivíduo pode apresentar sinais que vão do tédio à solidão, incluindo acessos de raiva, intolerância e agressividade, transtornos psíquicos que podem atingir a todos, mas que devem ser observados e tratados, pois podem se agravar e associar-se a outros transtornos graves que afetam diretamente a saúde mental e o equilíbrio emocional do indivíduo.

As principais apreensões da mente podem ser o medo, a frustração e a ansiedade, acrescidos de uma sensação de impotência em relação ao dia de amanhã.

Ao perceber que não se pode ter o controle de tudo, o ser humano se depara com sua mais cruel realidade e, infelizmente, comprova que não está preparado para compreender tudo à sua volta.

Esgotamento emocional: Insegurança

Essa fragilidade cerceada pelo medo contribui ainda mais para potencializar a atmosfera de insegurança.

E o que fazer com essa sensação de esgotamento mental e emocional, principalmente em tempos de pandemia? Como trabalhar nossos medos e inseguranças frente ao que não podemos administrar ou mudar?

Enfim, para vencer o esgotamento emocional é necessário ter consciência do mal que te acomete, descobrir qual o gatilho para o início da sensação de inutilidade, de medo, de cansaço mental e de desejo de fuga do mundo, que gera o isolamento através da fobia social.

Esgotamento emocional: Onde está a angústia? 

É importante descobrir onde está ancorada a angústia e dor que te acompanha. A tranquilidade e a serenidade é o que devemos buscar para nossa vida e para os que estão a nossa volta.

É certo que vencemos o medo e a insegurança quando trabalhamos a nossa inteligência emocional a favor da razão – esta fará com que você ultrapasse os obstáculos.

E se estiver consciente dos cuidados e precauções, munido de informações corretas, com toda certeza você poderá encarar tudo da maneira mais tranqüila, sem pânico e sem desespero.

E o mais importante: busque ter pensamentos positivos que, certamente, irão te auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico e impedir baixa de sua imunidade.

Esgotamento emocional: Controle os sentimentos

Controle seus sentimentos e compreenda melhor suas emoções. E talvez a dica mais preciosa que possa dar é: reveja o que sua mente consome.

Isso é muito importante para a sua saúde mental e também para a promoção do equilíbrio. Não alimente pensamentos ruins, não fique ligado em notícias tristes a todo tempo, histórias depressivas e carregadas de ódio, raiva e maldades.

Evite consumir o que pode lhe fazer mal, aumentar sua ansiedade e proporcionar sensações depressivas. Somos responsáveis pelo que vivenciamos e, mais do que isso, não seja esponja emocional dos problemas do outro. Não carregue o mundo nas costas. Aprenda a colocar limites no que não lhe cabe.

Esgotamento emocional: Mudanças de hábitos

Portanto, mudança de hábitos, positividade, ocupação da mente com atividades que alimentem o cérebro, o consumo de bons conteúdos, serenidade e empatia são ingredientes indispensáveis para que o esgotamento mental seja eliminado sem deixar sequelas  emocionais no ser humano.

Seja otimista e não deixe de acreditar. Afinal, o nosso cérebro responde igual ao nosso corpo. Quanto mais combustíveis bons você colocar, mais ele vai funcionar melhor. Desacelere! Pense nisso e elimine a exaustão mental e emocional, desacelerando para que tenha uma vida mais saudável com a promoção do seu bem-estar.

Esgotamento emocional: Sobre a Dra. Andrea Ladislau

Dra. Andrea Ladislau é psicanalista, doutora em psicanálise, membro da Academia Fluminense de Letras – cadeira de numero 15 de Ciências Sociais, administradora hospitalar e gestão em saúde, pós graduada em psicopedagogia e inclusão social.

Professora na graduação em psicanálise, embaixadora e diplomata In The World Academy of Human Sciences US, Ambassador In Niterói, professora associada no Instituto Universitário de Pesquisa em Psicanálise da Universidade Católica de Sanctae Mariae do Congo, professora associada do departamento de Psicanálise du Saint Peter and Saint Paul Lutheran Institute au Canada, situado em souhaites.

Leia também – Como combater a Síndrome da Falsa Esperança.

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