Como se preparar para o mundo VUCA?

mundo VUCA

HSM University elenca as principais características para os profissionais neste cenário de incertezas.

2020 terminou, mas ainda há muitas dúvidas sobre este ano que está começando. O cenário continua incerto, marcado pelo dinamismo e o surgimento de novos padrões e tecnologias.

Essa realidade pode ser definida pelo conceito de mundo VUCA. Ideia utilizada para classificar o contexto de caos e de difícil previsão de cenários que é o ambiente corporativo.

“Em 2008, o mundo VUCA passou a ser aplicado no ambiente dos negócios, por conta da falta de previsibilidade que as empresas enfrentam desde então. Isso porque estamos falando de um cenário que muda muito rápido, exigindo uma nova postura dos profissionais.

Fatores como transformação digital nas empresas, alto volume de dados e até o novo comportamento e as novas exigências do consumidor marcam essa nova era, o que obriga a adaptação das organizações para que não fiquem para trás”, explica Paulo Lira, supervisor e coordenador acadêmico da HSM University.

Mundo VUCA: O significado 

Ainda de acordo com Lira, “VUCA é o acrônimo dos termos em inglês: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características bem marcadas em 2020 e que devem se estender para 2021”.

Com a agilidade dos acontecimentos e desdobramentos cada vez mais inesperados aliado a alta complexibilidade do mundo atual e a realidade de grupos diferentes, aumentam os desafios para as empresas e para os profissionais.

Por isso, estar preparado para essa era é tão importante. Pensando nisso, a HSM University elencou as principais habilidades para os profissionais se prepararem.

Mundo VUCA: Liderança por Propósitos

É importante saber como lidar com propósito, ou seja, tomar decisões de acordo com as estratégias do negócio. É um modelo de gestão que envolve e motiva as equipes, e tem clareza dos propósitos e resultados esperados.

Mundo VUCA: Resiliência

Como os cenários são complexos e mudam constantemente no mundo VUCA, é imperativo que os profissionais consigam trabalhar mesmo com as pressões e incertezas. Assim, a resiliência é necessária para que se possa desenvolver uma postura otimista e enxergar as crises como oportunidade de crescimento.

Mundo VUCA: Visão estratégia

Os profissionais devem estar prontos para os desafios desse universo analisando as possibilidades e riscos dos negócios para, a partir disso, traçar estratégias inovadoras e ganhar mercado.

Mundo VUCA: Pensamento Crítico

O pensamento crítico vai ajudar a tomar as melhores decisões. Os profissionais devem, portanto, questionar a realidade e analisar uma situação em diferentes perspectivas para saber o rumo mais adequado que precisam seguir.

Mundo VUCA: Trabalho em equipe

Como estamos lidando com um universo em constante transformação, é preciso unir pessoas de diferentes áreas do conhecimento. Por isso, é indispensável conseguir trabalhar em equipe e se comunicar bem, expondo de modo claro as suas ideias e sabendo escutar o outro.

“Assim como o conceito VUCA, 2021 trará novas oportunidades e desafios para os profissionais, por isso investir no aprendizado é essencial para os colaboradores que querem se destacar”, finaliza Lira.

Mundo VUCA: Sobre HSM University

A HSM University oferece cursos de especialização a distância em gestão, desenvolvidos a partir de histórias de sucessos dos maiores executivos e empreendedores globais.

Cursos livres e de pós-graduação voltados ao aprimoramento das competências mais requisitadas pelo mercado de trabalho e constituídos por módulos de treinamento de habilidades que farão a diferença ao colocar em prática conceito e ferramentas extraídos dos grandes pensadores da gestão do país e do mundo.

Mundo VUCA: Tudo junto e misturado, o conceito muVUCA, desafia líderes e gestores diante da diversidade?

A passagem de uma a outra acarretou profundas mudanças em todos os aspectos da vida humana” – o trecho é parte da obra de Zygmunt Bauman, que esclarece como se deu essa transição, compondo uma análise brilhante e profunda sobre as condições sociais e políticas, que nos leva a repensar com urgência os conceitos e esquemas cognitivos aplicados na experiência individual humana e sua história conjunta.

Esta “modernidade líquida” pode ser traduzida no conceito VUCA – empregado na década de 90 pelo U.S Army War College (Colégio de Guerra do Exército dos Estados Unidos)-, para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui