Consultor dá dicas de quais habilidades são necessárias para ser um solucionador de problemas e um profissional diferenciado no mercado atual.
“Líderes procuram hoje profissionais que resolvam os problemas e não que apenas os levem para a diretoria”, explica o consultor de Lean Six Sigma e CEO da Iwankio Consulting, Alexandre Iwankio. Mas, como se tornar um profissional com a habilidade de se sobressair perante as dificuldades e solucioná-las?
Segundo Iwankio, é possível desenvolver competências e habilidades para resolver problemas com treinamentos específicos.
“Nos treinamentos que realizamos para criar um profissional Black Belt, por exemplo, ensinamos a desenvolver, além de capacidade de planejamento e execução de processos, uma alta capacidade analítica, pensamento estatístico, capacidade de lidar com diferentes situações, credibilidade frente aos colegas e liderança”, conta.
“Dessa forma, as empresas conseguem desenvolver o potencial de sua equipe para resolver os problemas que trazem perdas aos resultados da companhia.”
O especialista dá dicas de quais habilidades são necessárias para se tornar um profissional solucionador de problemas:
Solucionador de problemas: Dica 1. É preciso ser um líder
Liderança se desenvolve, com cursos, leitura, postura diante das situações e muita prática. Atualmente há cursos muito bons online e gratuitos que desenvolvem líderes;
Solucionador de problemas: Dica 2. Ter segurança
Ser seguro é ter embasamento, também. Não se pode desenvolver uma solução para um problema sem entender nada do assunto tratado. Por isso, aprofunde-se na sua área de atuação, para adquirir segurança no que faz e fala;
Solucionador de problemas: Dica 3. Ser resiliente e paciente
Um bom solucionador de problemas não desiste no primeiro desafio, pelo contrário, tenta até achar uma solução eficaz. É importante desenvolver EPI = Entusiasmo, Persistência e Iniciativa;
Solucionador de problemas: Dica 4. Trabalhar bem em equipe
É o clichê: duas cabeças sempre pensam melhor do que uma. Saber ouvir opiniões dos colegas é importante para chegar numa solução ideal;
Solucionador de problemas: Dica 5. Ter inteligência emocional
Controlar as emoções é uma das principais habilidades para se colocar frente aos problemas de forma analítica e crítica, sem reagir de forma exacerbada a elas;
Solucionador de problemas: Dica 6. Pensamento crítico, analítico e quantitativo
É a capacidade de olhar a situação com base em fatos e dados, deixando suas crenças e medos de lado;
Solucionador de problemas: Dica 7. Saber tomar decisão, planejar e executar ações
E, claro, assumir o protagonismo como agente de mudança, liderando as iniciativas de melhoria dos processos da organização.
Outra dica bem importante é saber lidar com os problemas de forma positiva
Aceite aquilo que você sente Sim, a decepção dói. E está tudo bem. Não tente negar o sentimento ou escondê-lo atrás de um sorriso falso. Fica bem mais fácil de lidar com a situação quando não caímos na tentação de fingir que está tudo bem.
Em vez disso, aceite aquilo que sente, deixe doer por um tempo. Se permitir sentir fará com que a dor passe mais rápido. Isso é muito melhor do que ficar dias vivendo-a em doses homeopáticas, reforçando atitudes pessimistas e autossabotadoras.
Leia a matéria completa sobre lidar com os problemas de forma positiva.